1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Conheça a bicicleta movida a hidrogênio que roda 300 km com apenas 2 garrafas de água
Tempo de leitura 4 min de leitura

Conheça a bicicleta movida a hidrogênio que roda 300 km com apenas 2 garrafas de água

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/03/2022 às 12:08
Atualizado em 07/03/2022 às 01:40
hidrogênio - LAVO Bike - bicicleta movida a hidrogênio - bicicleta a hidrogênio
LAVO Bike – a primeira bicicleta movida a hidrogênio do mundo – Imagem: Studio MOM/Divulgação

O escritório de design holandês Studio MOM juntou-se ao pioneiro da célula de hidrogênio LAVO para desenvolver uma bicicleta elétrica que pode transportar cargas pesadas por longas distâncias utilizando apenas 2 litros de água, a primeira bicicleta movida a hidrogênio do mundo.

O escritório de design holandês StudioMom desenvolveu a bicicleta LAVO, um conceito modular compacto de transporte a hidrogênio. Encomendado pelo Providence Asset Group e em colaboração com a Universidade de New South Wales Sydney, Elian Steering e Hyperkid, o design da bicicleta incorpora a tecnologia de armazenamento de hidrogênio desenvolvida na Austrália, o Sistema LAVO. O StudioMom vem projetando bicicletas, e-bikes e outros meios de transporte sustentáveis ​​para várias marcas, incluindo Gazelle e Cortina. A empresa agora projetou a bicicleta LAVO para o Providence Asset Group, uma empresa de investimentos, financiando e gerenciando vários ativos em geração, armazenamento e tecnologia de energia renovável.

Leia outras notícias relacionadas

Bicicleta a hidrogênio consegue percorrer 300 km com apenas 2 litros de água

Studio MOM projeta bicicleta LAVO movida a hidrogênio – Reprodução/Youtube

“A tecnologia de hidrogênio é a promessa de energia livre de emissões e possibilita transportar três vezes mais energia por unidade de peso em comparação com uma bateria de última geração”, explicou a StudioMom no lançamento do conceito de design da bicicleta.

“Um maior alcance, maior velocidade ou maior carga útil é, portanto, fácil de alcançar. O transporte em pequena escala em combinação com o hidrogênio está finalmente resolvendo o problema do raio de ação curto. Como resultado, a bicicleta de carga pode servir cada vez mais como uma alternativa aos carros para transportar cargas em distâncias maiores.”

A bicicleta LAVO foi projetada como uma caixa de ferramentas para mobilidade livre de emissões. Ela é adaptável a diferentes aplicativos para uso em pequenas empresas; de bicicleta urbana para bicicleta de carga. O exclusivo cubo dianteiro de direção Elian garante excelente desempenho, rigidez e conforto de direção.

Forte vantagem competitiva

A bicicleta movida a hidrogênio possui o primeiro e único sistema de armazenamento de energia de hidrogênio pronto para uso comercial no mundo projetado para uso diário em residências e empresas, chamado de Sistema LAVO. Desenvolvida por pesquisadores líderes da University of New South Wales, a tecnologia da LAVO visa fornecer uma solução mais completa, versátil e sustentável do que outras soluções de armazenamento de energia existentes atualmente no mercado.

“A tecnologia da LAVO tem uma capacidade de armazenamento três vezes maior e uma vida útil mais de duas vezes maior em comparação com as alternativas de mercado, oferecendo uma proposta de valor única e forte vantagem competitiva”, disseram os australianos.

O hidreto metálico patenteado da LAVO absorve hidrogênio em uma liga metálica para permitir o armazenamento seguro e de longo prazo dentro de um recipiente seguro. Projetada para ser portátil e versátil, a tecnologia da LAVO está sendo desenvolvida para uso em diversas aplicações cotidianas.

Além da introdução da bicicleta movida a hidrogênio que incorpora o Sistema Lavo, a empresa está desenvolvendo uma gama de produtos de tecnologia de estilo de vida, incluindo um churrasco movido a hidrogênio. O sistema LAVO deve estar pronto para instalação em meados de 2021 e empregará células de combustível Nedstack PEM como um componente crítico.

Anteriormente: Yamaha e Toyota lançam o primeiro motor de oito cilindros em “V” movido inteiramente a hidrogênio do mundo

Após pedido feito pela Toyota, a Yamaha desenvolveu um motor V8 (oito cilindros, em formato de “V”) com capacidade para 5.0 litros, destinado a automóveis movidos a hidrogênio. Esse novo projeto está relacionado a uma nova aliança formada entre Toyota, Yamaha e outras empresas japonesas do setor automotivo, que visa expandir as opções de combustível para motores à combustão, provando que eletrificar os veículos não é a única solução sustentável para a mobilidade do futuro.

De acordo com o presidente da Yamaha Motor, Yoshihiro Hidaka, a fabricante japonesa tem trabalhado para alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2050. Hidaka destacou que a palavra ‘Motor’ está no nome da empresa justamente pela forte paixão e pelo nível de compromisso com o motor movido à combustão interna.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos