Tribunal de Contas cria comissão para solucionar impasse e garantir avanço da construção da Ponte Salvador-Itaparica
Se você achava que já tinha visto de tudo, prepare-se: o conflito entre o governo da Bahia e a empresa chinesa responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica ganhou mais um capítulo digno de novela.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Marcos Presídio, determinou a formação de uma comissão especial para mediar o impasse entre o governo baiano e o consórcio chinês encarregado da construção da Ponte Salvador-Itaparica. O ato oficializando a criação do grupo foi publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 2 de setembro de 2024.
O objetivo é ajustar o contrato original para viabilizar a construção
A comissão terá 90 dias, contados a partir da publicação, para elaborar uma proposta de solução que agrade ambas as partes. No final de agosto, representantes do governo e das empresas chinesas solicitaram ao TCE-BA a instauração de um processo de solução consensual de controvérsias. O objetivo é ajustar o contrato original para viabilizar a construção do sistema rodoviário que inclui a tão esperada Ponte Salvador-Itaparica.
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
Túnel subaquático brasileiro vai usar mesma tecnologia da megaobra que conecta Dinamarca e Alemanha — entenda os planos da nova infraestrutura
-
As 10 melhores cores para pintar a parede externa e ter uma fachada incrível
-
Com motor robusto e potente, a motoniveladora John Deere 670G tem a troca de marchas mais suave da indústria e cabine confortável para ser operada por horas
Em entrevista ao portal BandNews FM, o governador Jerônimo Rodrigues mostrou-se otimista quanto à resolução do conflito:
“Minha equipe, liderada pelo secretário Afonso Florence, já vem dialogando com o consórcio chinês. Temos o interesse de construir a ponte. Assinamos o contrato em 2020, mas a pandemia atrasou o início das obras. Houve aumento nos valores de insumos como aço, cimento e taxa de juros. O consórcio pediu uma revisão dos valores, o que entendemos ser justo.”
O governador ressaltou a importância do Tribunal de Contas nesse processo:
“O TCE-BA se colocou à disposição para mediar. Entregamos um documento e esperamos que, nos próximos meses, possamos chegar a um consenso. Enquanto isso, o processo de sondagem continua e deve ser concluído em janeiro, permitindo que iniciemos a construção da Ponte Salvador-Itaparica.”
Ponte Salvador-Itaparica foi licitada em dezembro de 2019
A Ponte Salvador-Itaparica foi licitada em dezembro de 2019, mas enfrentou obstáculos devido ao aumento extraordinário dos preços dos insumos da construção civil após a pandemia de Covid-19. Desde então, o consórcio chinês tem solicitado reequilíbrios e aprimoramentos contratuais para viabilizar a continuidade do projeto.
Com a mediação do TCE-BA e a formação da nova comissão, há esperança de que o conflito seja finalmente resolvido e que a construção da Ponte Salvador-Itaparica possa avançar sem novos percalços. Resta aos baianos aguardar os próximos capítulos dessa saga e torcer para que a novela tenha um final feliz.
E você, acredita que esse impasse será resolvido a tempo ou a construção da Ponte Salvador-Itaparica está ameaçada? Deixe sua opinião nos comentários!
Bahia PT **** e sua quadrilha de sempre, tenho vergonha de ser nordestino, principalmente baiano, graças a Deus não dependo e nunca dependi de político, mais assim como na política tem coisa ruim, ou fanáticos oportunistas inconscientes lunáticos dependentes de migalhas, faz com a Bahia e o Nordeste seja o que é, povo sujo que não tem vergonha de depender e viverem a mercês da miséria partidária, infelizmente!!
Isso vai render até próximo a eleição para governador, aí sim vai andar para enganar os **** e reeleger Gerônimo Rodrigues.
Esta ponte não tem viabilidade por falta de demanda!!!! Então o Estado terá cobrir o buraco que impede que estado investe em coisas mais prioritárias do estado e da população!!!!!!!!