Confirmado: Estaleiro brasileiro acabar de ganhar obras da MODEC

Estaleiro Brasileiro EBR Obras Modec

Especialista em construção offshore do Brasil, os Estaleiros do Brasil Ltda. (EBR), foi selecionado pela japonesa MODEC para a fabricação e montagem de vários módulos de processo de topsides para a unidade flutuante de produção, armazenamento e descarregamento (FPSO), o FPSO Guanabara MV31.

Conforme havíamos anunciado, a Modec estava negociando com o EBR a construção de módulos . A EBR informou que o escopo de trabalho a ser realizado em seu estaleiro, localizado na cidade de São José do Norte, no Rio Grande do Sul, inclui a fabricação e montagem de módulos que compõem o sistema de tratamento de água no topsides da FPSO. O projeto começará no primeiro trimestre de 2019 com um cronograma de entrega de doze meses, acrescentou a empresa.

O FPSO Guanabara MV31, atualmente em construção pela MODEC, será contratado pela Petrobras através de contrato de aluguel e operação do campo de Mero, onde será instalada a unidade FPSO. O FPSO está previsto para ser implantado no campo de Mero em 2021 e o aluguel é de 22 anos.

O campo Mero está localizado a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de água de aproximadamente 2.100 metros. Atualmente está sendo desenvolvido pelo Consórcio Libra, composto pela Petrobras (operadora), Shell, Total, CNPC e CNOOC. O Contrato de Partilha de Produção da Libra é gerenciado pela Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

Segundo a EBR, quando concluído, o FPSO Guanabara MV31 terá capacidade de processamento de até 180.000 barris de óleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Sateesh Dev, Presidente e CEO da MODEC Offshore Production Systems, disse: “Após uma solicitação detalhada de proposta e processo de esclarecimento, a MODEC está satisfeita por ter selecionado a EBR para este escopo de trabalho na primeira unidade FPSO entregue à Petrobras e ao Consórcio Libra, para o campo Mero do pré-sal na Bacia de Santos ”.

Paulo Nogueira

About Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.