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Condor Leopard 1: Tanque alemão mira tanto em inimigos terrestres quanto em ameaças aéreas

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 25/08/2025 às 22:43
O antigo tanque Leopard 1 da FFG, mostrado como uma imagem representativa.
Foto: Reprodução
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Tanque Condor Leopard 1, desenvolvido pela FFG, combina chassi modernizado, torre não tripulada e motor Rolls-Royce para enfrentar ameaças terrestres e aéreas.

A empresa de defesa Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft (FFG), do norte da Alemanha, prepara a apresentação de seu novo conceito de tanque Condor na feira DSEi, em Londres. O veículo reúne a força de um tanque de apoio e as funções de um canhão antiaéreo. Para isso, a FFG utilizou um chassi Leopard 1 modernizado, integrando tecnologias novas a componentes já comprovados em combate.

Segundo a companhia, o Condor foi criado para enfrentar ameaças em rápida evolução. Ele combina mobilidade, confiabilidade e capacidade de adaptação, pontos considerados essenciais no campo de batalha moderno. O núcleo do sistema é a plataforma Leopard 1, reforçada com blindagem adicional e redes digitais.

Torre e armamentos

O tanque recebeu no topo a torre não tripulada Turra 30 – SA, fabricada pela empresa eslovaca EVPÚ. O sistema é armado com um canhão automático de 30 mm e suporta munição de explosão programável, ideal para atacar drones e aeronaves.

Graças à alimentação por correia dupla, a tripulação pode alternar os tipos de munição durante o movimento. Essa característica garante agilidade porque permite mudar rapidamente de missões antiaéreas para funções de apoio de fogo.

O diretor administrativo da FFG, Jörg Kamper, afirmou ao portal hartpunkt que o objetivo era desenvolver um sistema de defesa aérea eficiente baseado no Leopard 1, já disponível em grande escala. Ele também destacou que a torre EVPU oferece função secundária ao veículo, permitindo suporte às tropas de infantaria.

Dimensões e sistemas adicionais

O Condor mede 7,18 metros de comprimento, 3,41 metros de largura e 3,05 metros de altura. Seu peso de combate fica abaixo de 40 toneladas. Para aumentar a proteção, a FFG instalou blindagem lateral e de teto. No interior, comandante e motorista agora dividem posição lado a lado.

A torre estabilizada consegue abrigar diferentes canhões de 30 mm, entre eles o Bushmaster Mk44. Como armas secundárias, o tanque conta com metralhadora coaxial e mísseis antitanque Spike e Konkurs.

O EVPÚ integrou ainda um radar multimissão, sensores eletro-ópticos e sistemas para detectar disparos de armas leves ou de atiradores de elite. A torre eleva-se entre menos 10 e mais 70 graus, cobrindo desde alvos terrestres até drones em baixa altitude.

Atualização de mobilidade

A mobilidade foi outro ponto-chave no desenvolvimento. A FFG substituiu o trem de força obsoleto do Leopard 1 por uma nova configuração. No centro do sistema está o motor diesel Rolls-Royce Power Systems 8V199TE23, capaz de gerar até 1.080 cavalos de potência.

Esse motor trabalha junto a uma transmissão automática ZF 4 HP 250 modificada e a um sistema de arrefecimento de dois tempos desenvolvido pela própria FFG. A atualização garante mais potência e torque, além de reduzir o consumo de combustível. O conjunto também é 300 quilos mais leve que o original.

Segurança e adaptação

O veículo recebeu ainda um sistema de freios de circuito duplo, já criado pela FFG para o Leopard 1. A adição atende às normas de trânsito atuais, o que facilita o registro de novos blindados.

A companhia reforça que o Condor oferece uma solução econômica para operadores que precisam ampliar rapidamente suas capacidades de defesa aérea e de apoio terrestre. Além disso, ressalta que o modelo mantém espaço para futuras melhorias, acompanhando a evolução das ameaças no campo de batalha.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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