As fortes chuvas que assolaram e ainda assolam o estado do Rio Grande do Sul também trouxeram consequências para o mundo dos certames. Um exemplo disso foi o adiamento da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), que estava marcado para acontecer no domingo (05).
De acordo com informações do jornal O Globo, até esta segunda-feira (13), ainda não existe uma data confirmada para a prova, visto que o governo federal ainda aguarda uma previsão mais precisa quanto à recuperação do Rio Grande do Sul.
A prova do Concurso Unificado aconteceria em 228 municípios brasileiros, incluindo 10 cidades do Rio Grande do Sul, sendo elas Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
- Com salários de até R$ 8,4 mil, novo concurso Cisru 2025 oferece 118 vagas de níveis médio, técnico e superior em MG
- Revolução das motos de 2025: Conheça os 5 modelos que vão dominar as estradas do Brasil e da Europa!
- Capacitação Gratuita! Sanepar oferece curso gratuito de encanador para profissionais que desejam aprimorar suas técnicas
- Governo Lula quer emitir dívida na China: plano inédito com impacto no futuro econômico do Brasil
No final de semana, circulou uma publicação na internet que dizia que a prova seria realizada no dia 18 de agosto. No Twitter, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela seleção, destacou que, até o momento, não existe nenhuma previsão sobre uma nova data. Isso, segundo a pasta, acontece porque ainda existem incertezas em relação à logística para aplicação das provas no Rio Grande do Sul, que ainda sofre uma forte instabilidade no cenário climático.
Milhares de vagas abertas
Apelidado de Enem dos Concursos, o certame terá 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais, divididas em oito blocos temáticos. Nos editais, consta também a previsão da formação do cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis.
As etapas de prova no Enem dos Concursos
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a avaliação dos candidatos acontecerá através de três etapas. A primeira do concurso nacional será dividida nas seguintes fases:
- 1ª fase: provas objetivas e dissertativas, de caráter classificatório e eliminatório;
- 2ª fase: perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
- 3ª fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório;
- 4ª fase: procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (somente FUNAI), de caráter unicamente eliminatório.
Por fim, a segunda etapa será destinada à avaliação de títulos, de caráter classificatório, enquanto a terceira, e última, será destinada ao curso de formação específico, de caráter classificatório e eliminatório.