1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Concurso Unificado! Chuvas no RS e adiamento da prova; quando será a nova data
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Concurso Unificado! Chuvas no RS e adiamento da prova; quando será a nova data

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/05/2024 às 12:35
Enem dos Concursos. (Imagem: reprodução)
Enem dos Concursos. (Imagem: reprodução)

As fortes chuvas que assolaram e ainda assolam o estado do Rio Grande do Sul também trouxeram consequências para o mundo dos certames. Um exemplo disso foi o adiamento da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), que estava marcado para acontecer no domingo (05).

De acordo com informações do jornal O Globo, até esta segunda-feira (13), ainda não existe uma data confirmada para a prova, visto que o governo federal ainda aguarda uma previsão mais precisa quanto à recuperação do Rio Grande do Sul.

A prova do Concurso Unificado aconteceria em 228 municípios brasileiros, incluindo 10 cidades do Rio Grande do Sul, sendo elas Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

No final de semana, circulou uma publicação na internet que dizia que a prova seria realizada no dia 18 de agosto. No Twitter, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela seleção, destacou que, até o momento, não existe nenhuma previsão sobre uma nova data. Isso, segundo a pasta, acontece porque ainda existem incertezas em relação à logística para aplicação das provas no Rio Grande do Sul, que ainda sofre uma forte instabilidade no cenário climático.

Milhares de vagas abertas

Apelidado de Enem dos Concursos, o certame terá 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais, divididas em oito blocos temáticos. Nos editais, consta também a previsão da formação do cadastro reserva com pelo menos o dobro do número de vagas disponíveis.

As etapas de prova no Enem dos Concursos

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a avaliação dos candidatos acontecerá através de três etapas. A primeira do concurso nacional será dividida nas seguintes fases:

  • 1ª fase: provas objetivas e dissertativas, de caráter classificatório e eliminatório;
  • 2ª fase: perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
  • 3ª fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório;
  • 4ª fase: procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (somente FUNAI), de caráter unicamente eliminatório.

Por fim, a segunda etapa será destinada à avaliação de títulos, de caráter classificatório, enquanto a terceira, e última, será destinada ao curso de formação específico, de caráter classificatório e eliminatório.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015. Especialista em temas como política, empregos e economia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x