Concurso Funai: Confira agora o que esperar do edital e da fundação e as possíveis vagas disponíveis no novo certame do órgão
O aguardado edital do Concurso Nacional Unificado está prestes a ser lançado, trazendo consigo a expectativa de vagas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A previsão é que seja divulgado no próximo dia 20 de dezembro, conforme anunciado no cronograma oficial desta semana.
Fundada pela Lei nº 5.371 em 1967, a Funai completa 56 anos com um papel fundamental na proteção das terras indígenas, na coordenação de políticas para povos isolados e no desenvolvimento sustentável dessas comunidades. Sua atuação baseia-se no respeito à cultura e tradições dos povos indígenas, buscando garantir sua autonomia e autodeterminação.
Banca já escolhida para realizar o concurso de vagas da Funai
A empresa escolhida para organizar o Concurso Nacional Unificado e, por consequência, o da FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) foi a Fundação Cesgranrio, que apresentou a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, com o menor custo.
-
Vagas abertas: auxiliares, analistas, técnicos e desenvolvedores em SC
-
Farmácia contrata pessoas com mais de 50 anos: 400 vagas disponíveis na Bahia, Pernambuco e Mato Grosso
-
Vaga de emprego com escala 4×4 para Operador de Equipamento de Mina em Conceição do Mato Dentro (MG)
-
Vale convoca pessoas com ensino fundamental, médio e superior em 400 vagas de emprego para contratação imediata: operador, soldador, mecânico e outros cargos
Com essa definição, a publicação do edital de abertura está cada vez mais próxima, com previsão para o dia 20 de janeiro de 2023.
A aplicação das provas está programada para 05 de maio de 2024. As 502 vagas autorizadas fazem parte dos blocos temáticos “5. Políticas Sociais, Justiça e Saúde” e “8. Nível Intermediário”.
É importante ressaltar que o certame já tinha uma comissão específica para a elaboração do Projeto Básico, que detalhou previamente as etapas das provas, os locais de aplicação e a estimativa de inscritos.
Possíveis vagas oferecidas no concurso da Funai
As possíveis 502 vagas no concurso serão distribuídas entre os seguintes cargos, de níveis médio (intermediário) e superior:
Nível médio
- Agente em Indigenismo
Nível superior
- Administrador
- Antropólogo
- Arquiteto
- Arquivista
- Assistente Social
- Bibliotecário
- Contador
- Economista
- Engenheiro
- Engenheiro Agrônomo
- Engenheiro Florestal
- Estatístico
- Geógrafo
- Indigenista Especializado
- Psicólogo
- Sociólogo
- Técnico em Assuntos Educacionais
- Técnico em Comunicação Social
Entenda o funcionamento da Funai
A Funai possui uma estrutura administrativa que inclui a Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Diretoria de Proteção Territorial e Diretoria de Administração, além de órgãos como a Corregedoria, Ouvidoria, Auditoria Interna, Procuradoria Federal Especializada e o Museu do Índio. Sua atuação abrange todo o país por meio de Coordenações Regionais, Coordenações Técnicas Locais, Frentes de Proteção Etnoambiental e Bases de Proteção Etnoambiental.
O concurso para a Funai oferece uma chance única para profissionais interessados na causa indígena e no desenvolvimento sustentável do país. Com inscrições abertas em 19 de janeiro de 2024 e provas em 217 cidades do país em 5 de maio, o certame conta com 512 vagas de níveis médio e superior. As datas foram definidas para garantir tempo suficiente de preparação aos candidatos, em acordo entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e a banca organizadora, Cesgranrio.