Novo avião hipersônico SR-72 chega em breve para substituir o SR-71 Blackird. Os criadores do modelo afirmam que a aeronave é capaz de atingir Mach 6.
A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, anunciou há mais de 10 anos o desenvolvimento do sucessor do SR-71, avião supersônico conhecido como Blackbird. Este foi o avião mais rápido do mundo e possuía a capacidade de alcançar velocidades três vezes maiores que a do som, e o avião hipersônico SR-72 deve possuir características ainda mais impressionantes. O projeto do avião hipersônico SR-72 está sob responsabilidade do Skunk Works, programa de desenvolvimento avançado.
A Lockheed chama o SR-72 de divisor de águas. Ele será uma nave hipersônica não-tripulada e o modelo deve conseguir atingir a velocidade de Mach 6, o equivalente a 7.350 km/h. Desta vez, o objetivo não é apenas que a nave seja uma espiã, contudo que também consiga alcançar alvos. Especialistas afirmam que o jet poderia chegar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora.
Avião hipersônico SR-72 pode atingir 7.350 km/h
Acredita-se que o avião hipersônico SR-72 seja um dos maiores sucessores do SR-71 Blackbird, que estabeleceu recordes em 1974 como a aeronave tripulada mais rápida e foi aposentado pela Força Aérea dos EUA em 1998. O SR-72 é considerado não tripulado, hipersônico e reutilizável. As suas principais funções serão provavelmente inteligência, vigilância e reconhecimento.
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O SR-72 também deve usar a nova arma de ataque de alta velocidade (HSSW) da Lockheed Martin, melhorando sua capacidade de ataque. As capacidades de combate da aeronave a tornam ideal para atacar alvos em ambientes perigosos, onde o uso de aeronaves tripuladas seria muito lento ou muito arriscado. O novo sistema de armas será capaz de lançar armas hipersônicas de forma mais ágil.
Avião hipersônico SR-72 deve entrar em operação em 2030
O avião hipersônico SR-72 será parecido com o seu antecessor, o SR-71 Blackbird, e terá 30 metros de comprimento. A aeronave deve entrar em atividade até 2030, de acordo com o roteiro da Força Aérea dos EUA. O SR-71 está sendo trabalhado pela divisão secreta de desenvolvimento avançado da Lockheed Martin, ou Skunk Works.
Esta aeronave não tripulada possui o potencial de mudar fundamentalmente a forma como a aviação é usada para fins militares. A alta velocidade permite que o piloto chegue ao seu destino muito mais rápido. Desta forma, é possível voar dos EUA para a Europa em apenas uma hora e meia, por exemplo.
A tecnologia dos motores a jato melhorou significativamente nos quase 60 anos desde que o SR-71 foi desenvolvido. Contudo, é necessária uma forma mais avançada de propulsão para alcançar as velocidades exigidas. O programa SR-72 está focado no desenvolvimento de um novo motor que combina motores turbojato com um motor a jato hipersônico (scramjet), que é capaz de atingir e manter velocidades acima de Mach 5 e até potencialmente exceder Mach 10.
Conheça o antecessor: SR-71 Blackbird
O SR-71 Blackbird começou a ser usado pela Força Aérea dos Estados Unidos em dezembro de 1964 e foi retirado de operação em 1990. Já a NASA operou ele entre 1991 e 1999 para pesquisas. Depois de 1999, todos os SR-71 remanescentes foram levados a museus dos EUA e no Reino Unido. Foram produzidos 31 deles e nenhum foi abatido, mas 12 foram perdidos em acidentes.
O SR-71 foi apelidado de Blackbird (pássaro negro) devido sua pintura de alta emissividade negra, que ajudava na irradiação do calor e reduzia o estresse térmico na fuselagem. Devido à altíssima velocidade e atrito com o ar, a temperatura média da superfície externa chegava a 330 °C.