Buscando aproveitar o alto potencial de produção da nova aposta do setor das renováveis no Brasil, a Enel assinou um memorando de entendimento com o Governo do Ceará e realizará estudos de viabilidade de projetos voltados para o hidrogênio verde na região.
Na última sexta-feira, (22/07), a companhia Enel Green Power Brasil e o Governo do Estado do Ceará assinaram um memorando de entendimento para a realização de estudos de viabilidade técnica de projetos de produção de hidrogênio verde. Esse recurso é a mais nova aposta do mercado energético brasileiro e o estado do Ceará possui uma forte atração de investimentos no ramo devido ao seu potencial de produção.
Governo do Ceará contará com a ajuda da Enel para a realização de estudos de viabilidade de projetos de produção de hidrogênio verde
O mercado nacional de energia agora volta seus olhares para a produção de hidrogênio verde nas regiões Nordeste e Sul do país e, nesta semana, a Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel no país, assinou um memorando de entendimento com o Governo do Ceará. O documento prevê a realização de estudos de viabilidade técnica, comercial e financeira para futuros projetos de produção do recurso na região cearense.
O memorando de entendimento prevê uma parceria de um total de cinco anos entre a Enel e o Governo do Ceará, que pode ser estendida caso seja necessário, ao fim do período inicial. O principal objetivo da parceria é analisar as premissas que influenciam na viabilidade de projetos de produção de hidrogênio verde, fomentando o futuro desenvolvimento de toda a cadeia produtiva na região.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Dessa forma, a Enel atuará com incentivos do governo do estado em busca de verificar a viabilidade dos projetos de produção de hidrogênio verde no futuro.
“Estamos muito felizes em fazer parte desta iniciativa pioneira do Estado do Ceará de criar um Hub de Hidrogênio Verde. A Enel acredita no hidrogênio verde para acelerar a descarbonização, atuando como ferramenta complementar no apoio a setores importantes da economia que buscam maneiras de tornar seus processos produtivos e atividades mais limpos, como a indústria química e siderúrgica, por exemplo”, destacou o Responsável de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power no Brasil, Jean Philippe Bellavia, após a realização da assinatura do memorando de entendimento com o governo estadual.
Estado do Ceará possui forte potencial de produção de hidrogênio verde e memorando de entendimento com a Enel viabilizará projetos no setor
Além de comemorar a finalização do memorando de entendimento com o governo do estado do Ceará, o Responsável de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power no Brasil, Jean Philippe Bellavia, ressaltou que a região possui um alto potencial de produção do recurso e que a Enel pretende colocar o estado no mesmo patamar dos setores de energia eólica e solar, levando a região ao ranking nacional de produção de hidrogênio verde no futuro.
A curto prazo, a Enel se dedicará aos estudos para o desenvolvimento de uma planta de produção de hidrogênio verde no estado do Ceará, com um processo de eletrólise de água utilizando energia 100% renovável. E, a partir dos resultados iniciais dos estudos, a companhia definirá os critérios técnicos e suas estratégias para o desenvolvimento futuro dos projetos para produção do recurso.
Saiba mais sobre a Enel Green Power Brasil
A Enel Green Power Brasil é o braço do Grupo Enel focado no desenvolvimento de projetos de energias renováveis no país e atua em todo o território nacional com o objetivo de aumentar a geração a partir de fontes renováveis, de modo a garantir o acesso à energia nas áreas rurais e melhorar a eficiência energética do país