1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Compagas aumenta em 30% seu volume de gás distribuído no Paraná em 2019
Localização PR Tempo de leitura 2 min de leitura

Compagas aumenta em 30% seu volume de gás distribuído no Paraná em 2019

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 01/03/2020 às 22:21
compagas, gás, paraná

A Companhia Paranaense de Gás – Compagas – aumentou em 30% seu volume de gás distribuído no estado do Paraná

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) aumentou sua distribuição de gás em 30% no ano de 2019. A média do volume total de gás distribuído no estado do Paraná foi de 1,4 milhões de m³ por dia. A companhia vive um bom momento, constatado pelo crescimento de 5,7% no ano, sendo considerado o melhor desempenho do país.

O diretor-presidente da empresa disse que “O gás natural canalizado, insumo de grande importância para o setor, teve uma alta considerável puxada por esse movimentoO mérito é das medidas que estão sendo tomadas pelo Governo do Paraná para melhorar a economia e a infraestrutura do Estado”.

A empresa possui economia mista, onde a Companhia Paranaense de Energia, a Copel, é a acionista majoritária com 51% das ações, a Gaspetro com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. No ano de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora de gás natural canalizado no Sul do país, com a inauguração do ramal sul da Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil).

Em 2019, do volume total distribuído pela empresa, 85% foram destinadas à indústria. Se tratando de consumidores domésticos, a empresa ligou mais de 3,3 mil novos clientes no ano passado.

De acordo com Lamastra, “Crescemos 8% em número de clientes e alcançamos mais de 47 mil unidades nos segmentos residencial, comercial, veicular e industrial, onde queremos gerar maior produtividade em 2020”. A Compagas também investiu R$ 14 milhões em obras de ampliação e de integridade de rede.

Já para o ano de 2020, de acordo com o presidente, o objetivo é otimizar os investimentos já realizados e investir em estudos para a expansão e ampliação da participação do gás natural na matriz energética do estado paranaense.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos