A tecnologia é uma aliada para melhorar a gestão de transportes. Entretanto, se usada sozinha não produz resultados tão positivos.
Seja uma transportadora ou qualquer outra empresa que atua com produtos, o processo logístico precisa ser bem estruturado. Melhorar a gestão de transportes é fundamental para se manter no mercado. Com ela o gestor de transportes será capaz de cumprir com a demanda, satisfazer aos clientes e obter lucro.
Existem algumas coisas que podem ser feitas para aprimorar a área de transporte. Veja quais são elas.
Tenha um planejamento
Esse é o primeiro passo para conseguir organizar a gestão de transporte. É preciso saber quais são os clientes, demanda, ticket médio, custos com o combustível, manutenção dos caminhões e outros.
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O planejamento deve começar com o levantamento de informações e posteriormente estabelecer metas. Dessa forma será possível estabelecer ações e planejar de que maneira serão executadas para atingir os objetivos.
Conheça o que existe no mercado
O mercado de logística está em constante transformação. Conhecer o que os concorrentes estão fazendo pode servir de base para a tomada de decisões e implantar ações de melhoria.
Participe de congressos e eventos do setor para saber quais são as novidades. Existem transformações tecnológicas que podem agregar ao serviços prestado. Quanto mais estiver ciente das novidades, será mais fácil de implantar melhorias.
Antecipe as demandas
Não aja de forma reativa ao que acontece ao redor. O planejamento dará insumos para que possa prever as demandas.
Existem épocas do ano em que o transporte pode ficar mais intenso, com clientes solicitando uma quantidade maior de produtos. Para que possa atender a todos eles, deve ter frota suficiente e profissionais para darem conta.
Além da estrutura física é preciso pensar no financeiro, podem ocorrer aumentos, incidências de impostos e esses itens também devem estar planejados.
Faça a gestão de risco
Na gestão de risco a ideia é minimizar as perdas, antecipar os problemas e encontrar soluções.
É necessário verificar desde o processo administrativo, como a emissão de documentação. Um erro no documento de transporte pode acarretar multa e fazer com que a mercadoria fique parada.
Ela também envolve o cuidado com o transporte, como embalagem e armazenamento correto durante o transporte. Junto a isso se une especificações técnicas e busca pela qualidade.
Para prevenir riscos e melhorar a gestão de transporte, é necessário pensar em fatores que não podem ser controlados. O seguro para transporte de cargas e do veículo serão bastante úteis, pois, em caso de roubo ou acidentes, ajudarão a minimizar as perdas.
Automatize os processos
A gestão de transportes é complexa, envolve diferentes setores e indicadores. Não há como o gestor de transportes lidar com tudo isso de forma manual sem que muitos erros sejam cometidos.
Automatizar os processos e apostar na tecnologia é a melhor opção. Existem softwares que ajudam na programação, estabelecendo profissionais para o trabalho, caminhões a serem usados e até mesmo determinando preços.
Há também sistemas de monitoramento e rastreamento que auxiliam a encontrar a melhor rota, indicam quando é hora de realizar a manutenção e até mesmo orientam aos motoristas como melhorar ao volante.
Quanto mais automatizados o processo, menor será o trabalho manual e esse passará a ser mais estratégico.
Trabalhe com sistemas diferenciados
Nem todos os clientes possuem as mesmas necessidades. Um modelo de trabalho pode funcionar para um, mas não atender ao outro.
Considere a forma como será preciso fazer a distribuição e garantir que seja rápida. Estabeleça os tipos de veículos que serão usados, melhores horários para entrega, etc.
A ideia é não adotar um modelo padrão para todos, mas um que possa ser ajustado para melhorar a gestão de transportes e atender a necessidades específicas.
Treine a equipe
Os profissionais são grandes responsáveis pela gestão do transporte e para o sucesso desse. Eles precisam saber o que fazer, quando e como.
Investir em treinamento para ensinar a metodologia de trabalho será essencial para melhorar a qualidade do serviço e minimizar perdas.
A capacitação deve ser constante, pois, como já dito, o mercado está sempre se transformando. A melhor forma de garantir que todos estejam preparados para as mudanças é com treinamento.
Ouça o que os clientes dizem
Esse é um dos tópicos que as empresas acabam esquecendo de dar a devida atenção. A intenção em melhorar a gestão de transportes é para atender e satisfazer os clientes.
Ouvir o que eles dizem em feedbacks informais ou em pesquisas planejadas, será essencial para identificar os pontos de melhoria. Os dados obtidos apontaram se está seguindo pelo caminho certo ou se é hora da sua empresa mudar os rumos.
Melhorar a gestão de transportes é um trabalho de longo prazo. Nele é preciso ter planejamento, estar atualizado e saber ouvir o que os clientes têm a dizer.
Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.