1. Início
  2. / Construção
  3. / Como a construção civil sofre com a crise do covid-19
Tempo de leitura 4 min de leitura

Como a construção civil sofre com a crise do covid-19

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 24/04/2020 às 16:07
Construção civil Novos negócios índice
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A construção civil atingiu um índice de 106% na Bolsa em 2019, maior alto setorial do Ibovespa. No entanto, o novo coronavírus interrompeu significativamente esse crescimento, resultando em -36,78% do índice de papéis.

O isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), tem apresentado efeitos negativos na construção civil. Afinal, muitos países, inclusive o Brasil, está cumprindo quarentena e adotando novos modelos de trabalho.

Para se ter uma ideia, a construção civil atingiu um índice de 106% na Bolsa em 2019, maior alto setorial do Ibovespa. No entanto, o novo coronavírus interrompeu significativamente esse crescimento, resultando em -36,78% do índice de papéis.

Com esse cenário, muitas organizações da construção civil passaram a adotar novos negócios e modelos de trabalho, como o home office. Entretanto, grande parte das companhias ainda mantém o mesmo ritmo de trabalho e atuam com a equipe reduzida.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Se, na sua organização, as obras ainda continuam em funcionamento, preparamos algumas medidas fundamentais para dar continuidade às construções e fornecer proteção a equipe. Veja!

Ações para a construção civil e novos negócios

Embora a crise do covid-19 apresente resultados negativos na construção civil, uma das maiores vantagens das construtoras e novos negócios é o caixa robusto, que conta com R$ 5,5 bilhões conquistado no período otimista da economia.

Nesse sentido, a pandemia do coronavírus (Covid-19) exige ações fundamentais por parte da sociedade. Claro, não podemos descartar o fato de que os escritórios, índices, novos negócios e o projeto de spda sofreram grandes impactos com a crise.

No entanto, uma paralisação total da equipe pode resultar em grandes prejuízos financeiros. Para que isso não aconteça, elaboramos um passo a passo para reduzir a propagação do vírus nas atividades de obras e gestão. Acompanhe!

1. Defina responsáveis na empresa

Para gerenciar as obras e os processos da organização, defina um ou mais responsáveis para monitorar as atividades e o índice de produção dos colaboradores.

Além disso, crie ações de política de crise, apresentando o cenário econômico atual e como a pandemia pode impactar os novos negócios futuramente.

Nesse sentido, após definir os responsáveis, faça com que toda equipe esteja consciente das obras em andamento, dos processos a serem administrados e das medidas necessárias para contornar a crise.

Para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, centralize a equipe técnica de segurança do trabalho para fiscalizar as ações de prevenção impostas.

2. Higienizar

Outro ponto fundamental em toda organização – principalmente em meio a uma pandemia – é a higienização do ambiente. Com esse cenário, limpe a cada 1 hora, com cloro ativo, as maçanetas, espuma laminada, torneiras, entre outros locais de utilização.

Além disso, é fundamental limpar, a cada 2 horas, também com cloro ativo banheiros físicos, pias, sanitários, bebedouros, vestiliário, dispositivo de ponto, catracas e equipamentos de trabalho.

Outro ponto que merece destaque é a higiene pessoal. Por isso, forneça álcool gel 70% para todos os colaboradores, verifique se há sabonete nos banheiros durante o dia e passe algumas medidas, como lavar as mãos e higienizar os equipamentos de proteção individual.


3. Reduza a aglomeração de pessoas

O primeiro passo é proporcionar o almoço em horários alternativos. Para que a quantidade de colaboradores no refeitório seja reduzida, estabeler turnos alternados entre as equipes.

Além disso, minimize o máximo possível de pessoas em elevadores, no escritório e nos demais ambientes da empresa, seguindo a etiqueta de segurança da Organização Mundial da Saúde.

Além do mais, é fundamental suspender eventos internos e externos, visitas, cancelar viagens e, se possível, liberar o home office para a equipe, principalmente para os colaboradores que fazem parte do grupo de risco.

A ideia é que a construção civil gere índices positivos, estabeleça novos negócios, receitas e continue contribuindo com a saúde e o bem-estar da equipe.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

 

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos