1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com visual moderno e nova bateria, novo carro elétrico da Chevrolet será a porta de entrada para elétricos da GM
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Com visual moderno e nova bateria, novo carro elétrico da Chevrolet será a porta de entrada para elétricos da GM

Publicado em 01/08/2025 às 08:47
GM aposta em bateria mais barata, mas novo carro elétrico da Chevrolet pode ter autonomia limitada
GM aposta em bateria mais barata, mas novo carro elétrico da Chevrolet pode ter autonomia limitada
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Chevrolet aposta no retorno do Bolt com visual renovado, bateria LFP e preço mais acessível nos EUA

O novo carro elétrico da Chevrolet será o Bolt, que voltará ao mercado em 2026 com mudanças pontuais, mas sem uma plataforma inédita. A marca americana confirmou que o modelo usará a base BEV2 — a mesma do Bolt anterior — e receberá apenas atualizações visuais, novos faróis e bateria com química mais barata. A promessa é relançar o elétrico como modelo de entrada da GM nos Estados Unidos.

Apesar de não ser um projeto totalmente novo, o retorno do Bolt faz parte da estratégia da Chevrolet para popularizar os carros elétricos com preços mais competitivos. O novo modelo usará bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP), que tem menor custo de produção, maior durabilidade e segurança, embora com menor densidade energética. O foco, segundo a GM, é oferecer um carro acessível para uso urbano — e com autonomia suficiente para o dia a dia.

Visual renovado, mas com a mesma base estrutural

Com visual moderno e nova bateria, novo carro elétrico da Chevrolet será a porta de entrada para elétricos da GM

Externamente, o novo Bolt ganhou faróis verticais em LED, grade redesenhada e para-choques com entradas de ar no estilo colmeia, além de lanternas traseiras com novo formato. As mudanças são sutis, mas tornam o visual mais moderno, se aproximando da linguagem atual da marca. A produção será realizada em Fairfax, no Kansas (EUA), e o nome da plataforma continua sendo BEV2, agora rebatizada de forma estratégica.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O conector de recarga também muda: o novo Bolt adotará o padrão NACS, o mesmo da Tesla, permitindo acesso à rede de supercarregadores da marca. Internamente, espera-se uma central multimídia integrada ao painel, como na Equinox EV, embora a GM ainda não tenha divulgado imagens do interior. A tração dianteira deve ser mantida, assim como as dimensões gerais do projeto anterior.

Bateria LFP é aposta para reduzir custos e ampliar o acesso

O principal destaque técnico do novo carro elétrico da Chevrolet está debaixo do capô: a adoção da bateria LFP (lítio-ferro-fosfato). Essa tecnologia tem vida útil mais longa, menor risco de superaquecimento e custo de produção reduzido. Com isso, a GM consegue posicionar o Bolt como uma opção mais acessível para o público que busca um primeiro elétrico sem abrir mão de confiabilidade.

A produção das baterias será feita em Spring Hill, Tennessee, pela Ultium Cells, joint venture entre GM e LG Energy Solution. A troca da química da bateria visa ampliar a margem da montadora sem elevar o preço final ao consumidor, ainda que o alcance por carga seja um pouco menor do que nas baterias NMC. Para uso urbano, a GM avalia que essa redução de autonomia é aceitável.

GM prepara ainda uma segunda bateria barata para elétricos maiores

Além da bateria LFP, a General Motors já trabalha em outra solução de baixo custo: a bateria LMR (Lithium Manganese Rich). Com previsão de lançamento a partir de 2028, essa nova química terá autonomia superior a 640 km por carga, voltada a SUVs e picapes elétricas mais robustas. A LMR faz parte da estratégia de diversificação energética da montadora.

Enquanto isso, o Bolt se mantém como porta de entrada na linha Ultium, com previsão de lançamento nos EUA como modelo 2027. Ainda não há confirmação oficial de chegada ao Brasil, mas especialistas apontam que, se vier com preço competitivo, pode ocupar um espaço importante em um mercado que ainda carece de elétricos acessíveis. Tudo depende da política comercial da GM para a América do Sul.

E você, acha que o novo carro elétrico da Chevrolet vai repetir o sucesso do Bolt anterior? Acredita que baterias LFP são o caminho certo para baratear os elétricos? Deixe sua opinião nos comentários — queremos saber se você compraria esse modelo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x