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Com velocidade de até 6.174 km/h, novo jato hípersônico promete cruzar o Brasil em menos de 1 hora e superar o lendário Concorde em até 3 vezes.

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/06/2024 às 07:34
Atualizado em 19/06/2024 às 18:37
Com velocidade de até 6.174 km/h, novo jato hípersônico promete cruzar o Brasil em menos de 1 hora e superar o lendário Concorde em até 3 vezes.
Sky Magnetar: avião a hidrogénio quer ligar Londres a Nova Iorque em 90 minutos

Novo jato hipersônico promete atravessar o Brasil em menos de uma hora e revolucionar a indústria aeroespacial. Conheça o Sky Magnetar, jato hipersônico movido a hidrogênio!

Revolução nos céus: Sky Magnetar, o novo jato hípersônico promete superar o concorde: Um novo conceito de jato hipersônico, chamado Sky Magnetar, está prestes a transformar as viagens aéreas. Com uma velocidade impressionante de até 6.174 km/h, este jato promete ser três vezes mais rápido que o lendário Concorde. A inovação não para por aí: o Sky Magnetar é capaz de atravessar o Brasil em menos de 1 hora, redefinindo o futuro do transporte aéreo. Prepare-se para uma nova era de velocidade e eficiência nos céus!

Novo jato hípersônico possui fuselagem de 112 metros

Desenvolvido pelo designer espanhol Oscar Viñals, o novo jato hípersônico promete atravessar o Brasil, realizando a rota do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), em menos de uma hora. O projeto se destaca por sua capacidade de operar em velocidades subsônicas a hípersônicas e por utilizar hidrogênio como combustível, evitando emissões de gases poluentes. 

Com velocidade de até 6.174 km/h, novo jato hípersônico promete cruzar o Brasil em menos de 1 hora e superar o lendário Concorde em até 3 vezes.
Foto: Oscar Viñals/Divulgação

O novo jato hípersônico, ainda em fase de conceito, dispõe de uma fuselagem com cerca de 112 metros, equipada com um sistema térmico avançado para suportar o calor extremo de altas velocidades. As estruturas do Sky Magnetar incluem fibra de carbono reforçado, que oferece resistência à corrosão e estabilidade térmica. 

Apesar das inovações, a viabilidade do novo jato hípersônico ainda é questionada, mesmo com o uso de tecnologias avançadas e sistema operacional baseado em Inteligência Artificial. Atualmente, o Sky Magnetar aguarda financiamento e ainda não possui previsão para entrar em operação comercial.

O jato hípersônico promete atravessar o Brasil e recebe o nome de um tipo de estrela de nêutrons. Foi desenhado para acomodar até 120 passageiros e conta com um design de asa quádrupla com dois grandes motores, mas não há previsão de janelas.

Na opinião do criador, por conta da alta velocidade e do nível de pressão, seria mais seguro optar por uma unidade sem janelas, que serão substituídas por janelas digitais.

Especialistas ainda estão céticos com novo avião hípersônico

A realidade é que, apesar da proposta do Sky Magnetar oferecer uma visão futurista e ambientalmente consciente para viagens rápidas, diversos especialistas no setor aeroespacial continuam céticos quanto à sua implementação prática. Os desafios não são apenas técnicos, mas também econômicos, visto que o custo de desenvolvimento e operação de tais tecnologias pode ser proibitivo.

A necessidade de inovação na aviação é indiscutível, especialmente em um momento em que o mundo está à procura de soluções mais verdes e eficientes. Contudo, o sucesso de tais projetos ambiciosos dependerá não apenas de avanços tecnológicos, mas também de um modelo de negócio que possa sustentar seu alto custo e complexidade operacional.

Enquanto isso, o Sky Magnetar permanece como um símbolo das possibilidades futuras, aguardando o apoio financeiro e a confiança do mercado que poderia transformar esse sonho em realidade.

Novo jato hípersônico SR-72 pode está por vir?

Alcançando velocidade de 6.174 km/h, este jato hípersônico promete atravessar o Brasil em menos de uma hora. Contudo, a Lockheed Martin planeja desenvolver o SR-72, que pode atingir a velocidade de Mach 6, o equivalente a 7.350 km/h.

A expectativa é que este modelo seja um dos maiores sucessores do SR-71 Blackbird, que estabeleceu recordes em 1974 como a aeronave tripulada mais rápida e foi aposentado pela Força Aérea dos EUA em 1998.

O SR-72 é considerado não tripulado, hípersônico e reutilizável. As suas principais funções serão provavelmente inteligência, vigilância e reconhecimento. O SR-72 também deve usar a nova arma de ataque de alta velocidade (HSSW) da Lockheed Martin, melhorando sua capacidade de ataque.

As capacidades de combate da aeronave a tornam ideal para atacar alvos em ambientes perigosos, onde o uso de aeronaves tripuladas seria muito lento ou arriscado. O novo sistema de armas será capaz de lançar armas hípersônicas de forma mais ágil.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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