1. Início
  2. / Transporte Aéreo
  3. / Com velocidade de até 6.174 km/h, novo jato hípersônico promete cruzar o Brasil em menos de 1 hora e superar o lendário Concorde em até 3 vezes.
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Com velocidade de até 6.174 km/h, novo jato hípersônico promete cruzar o Brasil em menos de 1 hora e superar o lendário Concorde em até 3 vezes.

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/06/2024 às 07:34
Atualizado em 19/06/2024 às 18:37
Com velocidade de até 6.174 km/h, novo jato hípersônico promete cruzar o Brasil em menos de 1 hora e superar o lendário Concorde em até 3 vezes.
Sky Magnetar: avião a hidrogénio quer ligar Londres a Nova Iorque em 90 minutos

Novo jato hipersônico promete atravessar o Brasil em menos de uma hora e revolucionar a indústria aeroespacial. Conheça o Sky Magnetar, jato hipersônico movido a hidrogênio!

Revolução nos céus: Sky Magnetar, o novo jato hípersônico promete superar o concorde: Um novo conceito de jato hipersônico, chamado Sky Magnetar, está prestes a transformar as viagens aéreas. Com uma velocidade impressionante de até 6.174 km/h, este jato promete ser três vezes mais rápido que o lendário Concorde. A inovação não para por aí: o Sky Magnetar é capaz de atravessar o Brasil em menos de 1 hora, redefinindo o futuro do transporte aéreo. Prepare-se para uma nova era de velocidade e eficiência nos céus!

Novo jato hípersônico possui fuselagem de 112 metros

Desenvolvido pelo designer espanhol Oscar Viñals, o novo jato hípersônico promete atravessar o Brasil, realizando a rota do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), em menos de uma hora. O projeto se destaca por sua capacidade de operar em velocidades subsônicas a hípersônicas e por utilizar hidrogênio como combustível, evitando emissões de gases poluentes. 

Com velocidade de até 6.174 km/h, novo jato hípersônico promete cruzar o Brasil em menos de 1 hora e superar o lendário Concorde em até 3 vezes.
Foto: Oscar Viñals/Divulgação

O novo jato hípersônico, ainda em fase de conceito, dispõe de uma fuselagem com cerca de 112 metros, equipada com um sistema térmico avançado para suportar o calor extremo de altas velocidades. As estruturas do Sky Magnetar incluem fibra de carbono reforçado, que oferece resistência à corrosão e estabilidade térmica. 

Apesar das inovações, a viabilidade do novo jato hípersônico ainda é questionada, mesmo com o uso de tecnologias avançadas e sistema operacional baseado em Inteligência Artificial. Atualmente, o Sky Magnetar aguarda financiamento e ainda não possui previsão para entrar em operação comercial.

O jato hípersônico promete atravessar o Brasil e recebe o nome de um tipo de estrela de nêutrons. Foi desenhado para acomodar até 120 passageiros e conta com um design de asa quádrupla com dois grandes motores, mas não há previsão de janelas.

Na opinião do criador, por conta da alta velocidade e do nível de pressão, seria mais seguro optar por uma unidade sem janelas, que serão substituídas por janelas digitais.

Especialistas ainda estão céticos com novo avião hípersônico

A realidade é que, apesar da proposta do Sky Magnetar oferecer uma visão futurista e ambientalmente consciente para viagens rápidas, diversos especialistas no setor aeroespacial continuam céticos quanto à sua implementação prática. Os desafios não são apenas técnicos, mas também econômicos, visto que o custo de desenvolvimento e operação de tais tecnologias pode ser proibitivo.

A necessidade de inovação na aviação é indiscutível, especialmente em um momento em que o mundo está à procura de soluções mais verdes e eficientes. Contudo, o sucesso de tais projetos ambiciosos dependerá não apenas de avanços tecnológicos, mas também de um modelo de negócio que possa sustentar seu alto custo e complexidade operacional.

Enquanto isso, o Sky Magnetar permanece como um símbolo das possibilidades futuras, aguardando o apoio financeiro e a confiança do mercado que poderia transformar esse sonho em realidade.

Novo jato hípersônico SR-72 pode está por vir?

Alcançando velocidade de 6.174 km/h, este jato hípersônico promete atravessar o Brasil em menos de uma hora. Contudo, a Lockheed Martin planeja desenvolver o SR-72, que pode atingir a velocidade de Mach 6, o equivalente a 7.350 km/h.

A expectativa é que este modelo seja um dos maiores sucessores do SR-71 Blackbird, que estabeleceu recordes em 1974 como a aeronave tripulada mais rápida e foi aposentado pela Força Aérea dos EUA em 1998.

O SR-72 é considerado não tripulado, hípersônico e reutilizável. As suas principais funções serão provavelmente inteligência, vigilância e reconhecimento. O SR-72 também deve usar a nova arma de ataque de alta velocidade (HSSW) da Lockheed Martin, melhorando sua capacidade de ataque.

As capacidades de combate da aeronave a tornam ideal para atacar alvos em ambientes perigosos, onde o uso de aeronaves tripuladas seria muito lento ou arriscado. O novo sistema de armas será capaz de lançar armas hípersônicas de forma mais ágil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x