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Com uma torre de 150 metros, capaz de manusear estacas de 700 toneladas e projetado para operar em mares extremos, o maior navio de cravação de estacas do mundo coloca a China na liderança

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 06/01/2025 às 15:24
Com uma torre de 150 metros, capaz de manusear estacas de 700 toneladas e projetado para operar em mares extremos, o maior navio de cravação de estacas do mundo coloca a China na liderança
A China entregou o maior navio de cravação de estacas do mundo, um gigante que revoluciona a construção marítima. Ele combina tecnologia avançada e sustentabilidade para projetos como parques eólicos e megaponte.

Equipado com uma torre de 150 metros, cilindro de óleo de 28 metros e sistemas avançados de posicionamento, o maior navio de cravação de estacas do mundo é capaz de instalar fundações de até 700 toneladas, reduzindo emissões e otimizando operações em projetos como parques eólicos e megaponte na China.

Uma embarcação tão poderosa que parece uma montanha flutuante, cravando gigantescos tubos de aço no fundo do mar com precisão cirúrgica. Esse é o “Erhang Changqing”, o maior navio de cravação de estacas do mundo, recentemente entregue na província de Jiangsu, China. Ele não é apenas um marco na engenharia marítima, mas também um símbolo da capacidade tecnológica do país.

Desenvolvido pela Second Harbor Engineering Co., Ltd., da gigante China Communications Construction Co., Ltd. (CCCC), o “Erhang Changqing” redefine padrões com sua torre de perfuração mais alta do mundo, capacidade recorde de empilhamento e incrível resistência a condições extremas.

O que torna o “Erhang Changqing” o maior do mundo?

O maior navio de cravação de estacas do mundo serve para cravar enormes tubos de aço no fundo do mar, criando fundações sólidas para construir pontes, parques eólicos e outras grandes estruturas marítimas. Ele garante precisão, segurança e eficiência em obras de grande porte.
O maior navio de cravação de estacas do mundo serve para cravar enormes tubos de aço no fundo do mar, criando fundações sólidas para construir pontes, parques eólicos e outras grandes estruturas marítimas. Ele garante precisão, segurança e eficiência em obras de grande porte.

Com uma torre de 150 metros de altura, equivalente a um prédio de 50 andares, este navio é capaz de manusear estacas de até 700 toneladas e 7 metros de diâmetro. Isso representa um salto em relação ao recordista anterior, “Yihang Jinzhuang”, cuja torre tinha 142 metros.

Sua impressionante capacidade de perfuração garante que ele possa lidar com fundações exigentes, como as de parques eólicos offshore e pontes colossais.

Resistir a ventos fortes e ondas gigantescas não é problema para o “Erhang Changqing”. Ele foi projetado para operar em condições extremas, graças a inovações que o tornam estável e eficiente mesmo em mares agitados.

Por que a China investe em navios de cravação de estacas?

A China é líder mundial na produção de turbinas eólicas offshore, e navios como o “Erhang Changqing” desempenham um papel vital na instalação dessas estruturas. Sem eles, seria impossível aproveitar o potencial energético dos ventos marítimos.

A construção de grandes pontes exige fundações robustas no fundo do mar, tarefa que só pode ser realizada por embarcações especializadas. Esse tipo de investimento coloca a China na vanguarda da infraestrutura global.

O cilindro de óleo: Uma obra-prima de engenharia

O cilindro de óleo do “Erhang Changqing” é o mais pesado e alto do mundo, pesando 385 toneladas e medindo 28 metros. Com um diâmetro de quase dois metros, ele é o “motor” que garante a força e a precisão do navio.

Produzir um cilindro dessa magnitude foi um desafio. Anteriormente, peças cruciais como anéis de vedação e materiais resistentes à corrosão eram importados, gerando altos custos. Graças à colaboração com universidades como Tsinghua e Tongji, a China conseguiu nacionalizar esses componentes.

Com um sistema de posicionamento avançado, o navio garante que as estacas sejam colocadas com precisão milimétrica. Isso é crucial para garantir a estabilidade das fundações, mesmo em condições adversas.

Redução de emissões e consumo de combustível

O “Erhang Changqing” utiliza supercapacitores e baterias de armazenamento de energia para otimizar o consumo. Isso reduz as emissões de carbono e torna as operações mais econômicas.

Com sistemas automatizados de monitoramento e relatórios em tempo real, a embarcação combina tecnologia e segurança. Durante as operações, o computador calcula o posicionamento ideal e detecta automaticamente qualquer irregularidade, gerando relatórios detalhados.

O “Erhang Changqing” é mais do que um navio; é um símbolo da capacidade da China de inovar e liderar em engenharia marítima. Com avanços em sustentabilidade, precisão e eficiência, ele mostra como tecnologia e ambição podem transformar a construção marítima.

A entrega deste gigante não é apenas um marco para a China, mas também um exemplo para o mundo de como inovação e sustentabilidade podem andar de mãos dadas. O “Erhang Changqing” não é apenas o maior navio de cravação de estacas do mundo, é também um vislumbre do futuro da engenharia marítima.

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Deodoro Moreira dos Santos
Deodoro Moreira dos Santos
07/01/2025 02:09

A China mais uma vez mostra “operações gigantesca” utilizando todo conhecimento de engenharia civil p/ construção de mega projetos. Agora utilizando o navio Erhang Changqing para construção de mega barragens e pontes faraónicas. Mas tais super obras podem trazer problemas futuro, pois o “peso” das construções sobre as placas tectónicas podem provocar movimentação das mesmas e os resultados catastróficos de sempre. O planeta Terra é um “amontoado” de terra e pedra que sofre a pressão externa do magnestismo contra a pressão da “panela de pressão” que é o núcleo do planeta. E qualquer “****” que um dos dois encontra é só: vulcão em erupção e terremotos assustadores
Não temos outro lugar para habitar.
E temos muito pouco tempo pra aproveitar o que o planeta nos oferece.
E ainda pior é a destruição da natureza.
Por nada.

Gshsjchfbdbs8382748284
Gshsjchfbdbs8382748284(@lucasdeina11gmail-com)
08/01/2025 04:10

A China tá na liderança em que? Em estar atrasada do resto do mundo só se for né? Outros países já tem esses navios faz quase um século, mas a China vai lá e constrói um tipo de navio “antigo” e nossa, “a China é a toda poderosa”, isso não passa de uma babação de ovo, sempre babando pros chineses atrasados.

JFMIK
JFMIK
Em resposta a  Gshsjchfbdbs8382748284
17/01/2025 11:08

Fiquei curioso, Quais países tem essa tecnologia..O Brasil?

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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