1. Início
  2. / Economia
  3. / Com plano de privatização, brasileiros podem comprar ações da Eletrobras usando saldo do FGTS; saiba como!
Tempo de leitura 3 min de leitura

Com plano de privatização, brasileiros podem comprar ações da Eletrobras usando saldo do FGTS; saiba como!

Escrito por Daiane Souza
Publicado em 01/06/2022 às 11:31
Com plano de privatização, brasileiros podem comprar ações da Eletrobras usando saldo do FGTS; saiba como! - Pixabay
Com plano de privatização, brasileiros podem comprar ações da Eletrobras usando saldo do FGTS; saiba como! – Pixabay

Durante a última sexta-feira (27), houve o lançamento das ofertas de ações da Eletrobras. Dessa forma, os brasileiros poderiam fazer a compra de ações da instituição através  aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) usando o saldo que tem na instituição. 

Os brasileiros com conta ativa ou inativa no aplicativo do FGTS já podem lançar Fundos mútuos de Privatização (FMPs) com o saldo disponível para comprar partes das ações da Eletrobras, que vinha  levantando debates há anos sobre a possibilidade de privatização  para alavancar a economia e aumentar a concorrência de mercado.  

Segundo o que foi anunciado pela Caixa Econômica Federal do Brasil, as reservas das ações abrirão para solicitação de modo online a partir do dia 03 de junho e está previsto que o prazo máximo para tal aconteça em 08 de junho. É válido salientar que se pode fazer a reserva por qualquer instituição desde que seja autorizada pelo Banco Central do Brasil. Sabe-se, até o momento, que o trabalhador tem a possibilidade de usar ao menos 50% de seu saldo para a reserva e que o valor mínimo qeu deve ser investido para a compra de uma parte da estatal está por volta de R$ 200. 

Manual Operacional de Aplicação de FGTS em Fundos Mútuos de Privatização na Eletrobras 

Através da pasta que é nomeada de  “FGTS Manuais e Cartilhas Operacionais”, os cidadãos conseguem ler e ter acesso a todo o material sobre o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a compra de ações da estatal Eletrobras. 

A escolha final da compra das ações pode ser feita em qualquer operadora que esteja habilitada para operar com FMP-FGTS. No entanto, antes de usar a conta de outros bancos e corretoras para a compra, é importante que o cidadão entre no app do FGTS e permita que a compra seja realizada por outras vias. Assim sendo, autorizar outra instituição a visualizar o seu saldo vinculado para realizar a compra das reservas que foram indicadas. 

O trabalhador também tem a alternativa de ir até as agências da Caixa para consultar o valor que tem disponível e então investir. 

Possíveis dúvidas sobre o assunto podem ser abordadas através do número 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas e pelo 0800 104 0104, nas demais regiões.

Ações e história da empresa 

Desde o ano de 2021, a privatização já estava nos planos do governo de Jair Bolsonaro. A estatal, atualmente, é uma das maiores produtoras de energia de todo o Brasil. De acordo com o que foi anunciado pelo presidente da República, a privatização teria o efeito positivo na economia ao aumentar a concorrência e trazer mais dinheiro para os cofres públicos. 

Vídeo do canal TC que aborda mais sobre a história da Eletrobras, uma das maiores estatais brasileiras.

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras) foi criada durante o ano de 1954 durante o governo de Getúlio Vargas, que fez o desenvolvimento de várias outras estatais, inclusive da Petrobras. A sua criação fez com que o Brasil começasse a desenvolver uma população urbana, logo, a realizar o êxodo rural para trabalhar nas grandes cidades. 

O projeto para a criação da Eletrobras demorou sete anos para ser aprovado no Congresso Nacional e, durante o ano de 1990, a estatal teria sido prejudicada após a realização de reformas pelo governo, que tinham o intuito de realizar a privatização. Agora, os grupos mais conservadores são a favor da privatização, mas a oposição do governo Bolsonaro vem se mostrando contra tal ato. 

Compartilhar em aplicativos