1. Início
  2. / Construção
  3. / Com o pé direito! Como a construção do trem bala pode revolucionar o transporte no país mais populoso do mundo, a Índia
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Com o pé direito! Como a construção do trem bala pode revolucionar o transporte no país mais populoso do mundo, a Índia

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 26/07/2024 às 21:26
Com o pé direito! Como a construção do trem bala pode revolucionar o transporte no país mais populoso do mundo, a Índia
Imagem: MJ/Divulgação

A incrível construção mais importante na Índia: o tem bala.

A Índia, país mais populoso do mundo com mais de 1,45 bilhão de habitantes, está prestes a dar um salto monumental em sua infraestrutura ferroviária com a construção do seu primeiro trem bala. Apesar das dificuldades estruturais, o país decidiu modernizar suas ferrovias, trazendo uma nova era de transporte rápido e eficiente. Mas será que essa construção é realmente tudo isso que prometem?

A construção desse projeto ferroviário de alta velocidade, ligando Mumbai a Ahmedabad, é uma das iniciativas mais ambiciosas da Índia. Essa ferrovia, que terá inicialmente 508 km de extensão, visa conectar dois dos mais importantes centros econômicos do país. A ideia é reduzir drasticamente o tempo de viagem entre essas cidades, de nove horas para apenas duas.

Mas a construção deste projeto não é um mar de rosas

Apesar de toda a pompa em torno da modernização, a construção enfrenta uma série de desafios. A aquisição de terras foi um processo conturbado, com muitas desapropriações e disputas legais. Além disso, o desmatamento e a realocação de habitats naturais geraram críticas de ambientalistas. E não é só isso: acidentes durante a obra também têm sido frequentes, como o caso do colapso de um andaime que deixou um trabalhador morto e outros seis feridos, segundo a NDTV.

A construção tem sido marcada por uma série de problemas que colocam em xeque a segurança e a viabilidade do projeto. Será que essa empreitada realmente vale a pena?

A relação histórica da Índia com as ferrovias

A Índia tem uma relação profunda com suas ferrovias, que já existem há mais de 160 anos, desde a época colonial. A vasta rede de 70.000 km de trilhos é crucial para a mobilidade de pessoas e mercadorias no país. No entanto, a infraestrutura antiga está saturada, com trens lentos e frequentemente atrasados, além de uma alta incidência de acidentes.

Para resolver esses problemas, a Índia está apostando em tecnologia de ponta, com sistemas avançados de controle de velocidade e detecção de terremotos. O modelo dos trens será o Shinkansen, famoso trem bala japonês, que promete atingir velocidades de até 320 km/h.

Comparação com o Brasil

Comparando com a Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), a ferrovia histórica que conecta o Rio de Janeiro a São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, a construção do trem bala indiano parece modesta. A EFCB cobre 1600 km, enquanto o projeto indiano inicial abrange apenas 508 km. No entanto, a EFCB foi construída ao longo de décadas, enquanto a construção indiana é uma tentativa de modernização rápida e eficiente.

Japão investiu mais de 4,5 bilhões de dólares na construção

O Japão investiu mais de 4,5 bilhões de dólares na construção, fornecendo não apenas dinheiro, mas também tecnologia e treinamento para os engenheiros indianos. Os custos totais são estimados em cerca de 14,5 bilhões de dólares. Apesar dos desafios, o projeto promete melhorar a qualidade de vida, aumentar a conectividade e estimular o crescimento econômico.

Construção do trem bala é um passo importante para a modernização da infraestrutura da Índia

Apesar dos inúmeros problemas e críticas, a construção do trem bala é um passo importante para a modernização da infraestrutura da Índia. Se bem-sucedido, esse projeto não só reduzirá os tempos de viagem e aumentará a segurança, mas também simbolizará a capacidade da Índia de se transformar em uma superpotência global. Contudo, é essencial que as autoridades continuem focadas na segurança e na sustentabilidade, para que essa grande construção realmente valha a pena para o futuro do país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x