Sexta geração do hatchback da Renault surpreende com visual arrojado e tecnologia de ponta, mas deixa o caminho livre para o Renault 5 ao focar em um conjunto híbrido super econômico.
A Renault oficializou a chegada da nova geração do Clio. O hatchback chega à sua sexta linhagem com um visual mais arrojado, muito mais tecnologia e maior eficiência. Curiosamente, ele se diferencia de rivais diretos, como Peugeot 208 e Opel Corsa, ao não oferecer versão elétrica, deixando essa missão para o futuro Renault 5.
Uma identidade visual completamente renovada
O novo Clio adota a mais recente filosofia de design da Renault. A dianteira exibe faróis mais estreitos e uma grade hexagonal compacta, que dá total destaque ao novo logotipo da Renault. O para-choque ganhou um desenho mais agressivo, com detalhes inspirados no conceito Emblème.
As laterais preservam a identidade do modelo, como as maçanetas traseiras camufladas na coluna. O conjunto é marcado pelo caimento suave do teto e por um aerofólio integrado. Em relação às dimensões, o carro cresceu, chegando a 4,12 metros de comprimento, e o porta-malas acomoda 391 litros.
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Cabine digital, sofisticada e com materiais sustentáveis
O interior do novo Clio foi redesenhado com linhas mais horizontalizadas. O grande destaque é o quadro de instrumentos totalmente digital, integrado na mesma moldura da central multimídia. O acabamento foi aprimorado, utilizando superfícies emborrachadas, elementos em preto brilhante e o uso de materiais recicláveis.
O console central foi otimizado e agora abriga o botão do freio de estacionamento eletrônico. Nas versões automáticas, a alavanca de câmbio foi posicionada na coluna de direção. Entre os equipamentos, estão o assistente de condução ativo, câmeras de alta resolução e um sistema de som Harman Kardon com 10 alto-falantes.
A impressionante eficiência do novo motor híbrido
A plataforma CMF-B foi atualizada para receber sistemas híbridos mais avançados. A principal novidade é o conjunto 1.8 E-Tech de 160 cv de potência. Ele une um motor a gasolina com dois motores elétricos e uma bateria de 1,4 kWh.
Com essa tecnologia, a Renault garante um consumo médio de 25,6 km/l e uma autonomia de 1.000 km. Na cidade, o sistema permite que o carro rode 80% do tempo apenas no modo elétrico. Haverá também motores tradicionais, como o 1.2 TCe de 115 cv.
Lançamento na Europa e os planos para o Brasil
A chegada do novo Clio às lojas europeias acontecerá no início de 2026, com a meta de dar continuidade ao sucesso de vendas da geração anterior.
No entanto, para o mercado brasileiro, o lançamento não está previsto. A razão é a mudança de foco da Renault no país: a estratégia nacional da marca migrou para SUVs, como Kardian e Boreal, e futuras picapes, como a Niagara.