Edição especial da Tornado aposta em visual inspirado no Rally Dakar, mecânica de 293,5 cc e proposta “trail raiz” que chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2026.
A Honda confirmou a XR 300L Tornado Special Edition 2026 para o Brasil.
A edição especial, inspirada nas motos CRF do Rally Dakar, foi mostrada à rede de concessionários e estreia no primeiro trimestre de 2026.
A marca ainda não divulgou o preço.
-
Eike Batista discorda de Sérgio Habib e diz que o futuro dos carros elétricos é inevitável, mais eficiente e já prova ser mais lucrativo que o combustível fóssil
-
Nova Toyota Hilux 2026 traz motor 2.8 turbodiesel exclusivo com 16 versões e sistema híbrido-leve de 48V; picape já tem data para estrear e rivalizar com Ford Ranger, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200 Triton
-
Modelo Fiat tem motor que aguenta mais de 300 mil km, faz até 15,1 km/l e entrega 77 cv a partir de R$ 34,9 mil; Conheça opções de Fiat Uno Firefly usado
-
A BYD levou 13 anos para alcançar 1 milhão de carros; a Tesla, 12 — essa novata chinesa fez isso em metade do tempo e ainda quer mais
No anúncio, outros lançamentos também foram antecipados para os próximos meses, como CB750 Hornet e XL750 Transalp.
Lançamento e proposta
A Tornado Special Edition nasce sobre a base da XR 300L lançada em 2024, adotando grafismos exclusivos e pintura temática alinhada ao uso fora de estrada.
Segundo a Honda, a ideia é reforçar o posicionamento “trail raiz”, com foco em versatilidade no asfalto e competência em trechos de terra.
A estreia da versão ocorre junto de uma leva de novidades confirmadas pela fabricante, em estratégia de ampliação do portfólio aventureiro no país.
Motor e desempenho
O conjunto mecânico mantém o monocilíndrico OHC flex de 293,5 cm³, arrefecido a ar, já conhecido de CB 300F Twister e XRE 300 Sahara.
Na Tornado, a calibração privilegia o uso fora de estrada: 24,8 cv com etanol (24,3 cv com gasolina) a 7.500 rpm e 2,74 kgfm (etanol) ou 2,70 kgfm (gasolina) a 5.750 rpm.
O câmbio é de seis marchas e a embreagem é assistida e deslizante.
A Honda informa ainda peso seco de 143 kg.
Suspensão e chassi
Para encarar trilhas, a Tornado utiliza garfo telescópico de 41 mm com 245 mm de curso na frente e suspensão traseira Pro-Link com 227 mm de curso.
O chassi berço semiduplo de aço deriva da CRF 250F, solução adotada pela marca para entregar robustez e eficiência ciclística, com aro 21 na dianteira e 18 na traseira.
O conjunto foi ajustado para mudanças de direção rápidas e boa absorção de impactos no off-road.
Freios e segurança
Os freios a disco nas duas rodas atuam com ABS de dois canais.
Em avaliações independentes, foi apontado que o sistema não permite desativar o ABS, nem mesmo na roda traseira, algo que alguns trilheiros consideram útil em situações específicas.
Painel e equipamentos
O painel digital tem leitura direta e concentra as informações essenciais à proposta off-road, com indicador de marcha, hodômetros e dados de consumo.
A iluminação full LED — farol, lanterna e setas — é item de série.
A Honda ressalta ainda o banco plano, o protetor de cárter e a ergonomia pensada para alternar entre uso urbano e trilha.
Dimensões, tanque e ergonomia
As medidas oficiais confirmam o foco aventureiro: 2.201 mm de comprimento, 828 mm de largura, 1.298 mm de altura e 1.429 mm de entre-eixos.
A altura do assento é de 890 mm, com 268 mm de vão livre do solo, números de referência no segmento.
O tanque comporta 13,8 litros, com reserva de 3,7 litros, ajudando na autonomia em percursos longos.
O que muda na Special Edition
Embora a Honda não tenha detalhado diferenças técnicas para a edição especial, a fabricante informou que a Tornado Special Edition terá pintura e grafismos inspirados nas CRF campeãs do Dakar.
A ideia é reforçar a identidade racing, sem alterar a proposta on-off do modelo.
Até o momento, não há informações oficiais sobre alterações mecânicas além do visual.
Preço nas lojas e referência Fipe
Como ocorre com outros modelos da marca, o Preço Público Sugerido pode divergir do valor praticado nas concessionárias.
Um bom termômetro é a Tabela Fipe: em outubro de 2025, o preço médio da XR 300L Tornado 2025 aparece em R$ 32.381 no Brasil.
O valor serve de referência para negociações, mas pode variar conforme a região e a oferta.
Outras novidades confirmadas
Além da Tornado em edição especial, a Honda indicou que CB750 Hornet e XL750 Transalp chegam ainda neste ano.
Para 2026, a linha contará com CG 160 Titan Special Edition, CB1000 Hornet — inclusive versão SP — e GL 1800 Gold Wing Tour 50th Anniversary ao longo do primeiro semestre.
A ação faz parte de um pacote de lançamentos apresentado à rede no começo de outubro.
Por fim, a Tornado 300 Special Edition chega para somar a um nicho que privilegia simplicidade mecânica, suspensão de longo curso e componentes adequados a quem divide o tempo entre cidade e terra.
Para você, a edição com identidade de rali e pacote enxuto é o suficiente para encarar trilhas e viagens leves, ou faltou algum equipamento que faria diferença no seu uso?