1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com motor de 293,5 cc e visual do Rally Dakar, nova Honda traz suspensão de longo curso, ABS e painel minimalista; conheça a Honda Tornado 300 Special Edition
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Com motor de 293,5 cc e visual do Rally Dakar, nova Honda traz suspensão de longo curso, ABS e painel minimalista; conheça a Honda Tornado 300 Special Edition

Escrito por Ana Alice
Publicado em 05/10/2025 às 16:21
Nova Honda Tornado 300 Special Edition chega em 2026 com visual inspirado no Rally Dakar, motor de 293,5 cc e proposta trail raiz.
Nova Honda Tornado 300 Special Edition chega em 2026 com visual inspirado no Rally Dakar, motor de 293,5 cc e proposta trail raiz.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Edição especial da Tornado aposta em visual inspirado no Rally Dakar, mecânica de 293,5 cc e proposta “trail raiz” que chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2026.

A Honda confirmou a XR 300L Tornado Special Edition 2026 para o Brasil.

A edição especial, inspirada nas motos CRF do Rally Dakar, foi mostrada à rede de concessionários e estreia no primeiro trimestre de 2026.

A marca ainda não divulgou o preço.

No anúncio, outros lançamentos também foram antecipados para os próximos meses, como CB750 Hornet e XL750 Transalp.

Nova Honda Tornado 300 Special Edition chega em 2026 com visual inspirado no Rally Dakar, motor de 293,5 cc e proposta trail raiz.
Nova Honda Tornado 300 Special Edition chega em 2026 com visual inspirado no Rally Dakar, motor de 293,5 cc e proposta trail raiz.

Lançamento e proposta

A Tornado Special Edition nasce sobre a base da XR 300L lançada em 2024, adotando grafismos exclusivos e pintura temática alinhada ao uso fora de estrada.

Segundo a Honda, a ideia é reforçar o posicionamento “trail raiz”, com foco em versatilidade no asfalto e competência em trechos de terra.

A estreia da versão ocorre junto de uma leva de novidades confirmadas pela fabricante, em estratégia de ampliação do portfólio aventureiro no país.

Motor e desempenho

O conjunto mecânico mantém o monocilíndrico OHC flex de 293,5 cm³, arrefecido a ar, já conhecido de CB 300F Twister e XRE 300 Sahara.

Na Tornado, a calibração privilegia o uso fora de estrada: 24,8 cv com etanol (24,3 cv com gasolina) a 7.500 rpm e 2,74 kgfm (etanol) ou 2,70 kgfm (gasolina) a 5.750 rpm.

O câmbio é de seis marchas e a embreagem é assistida e deslizante.

A Honda informa ainda peso seco de 143 kg.

Suspensão e chassi

Para encarar trilhas, a Tornado utiliza garfo telescópico de 41 mm com 245 mm de curso na frente e suspensão traseira Pro-Link com 227 mm de curso.

O chassi berço semiduplo de aço deriva da CRF 250F, solução adotada pela marca para entregar robustez e eficiência ciclística, com aro 21 na dianteira e 18 na traseira.

O conjunto foi ajustado para mudanças de direção rápidas e boa absorção de impactos no off-road.

Freios e segurança

Nova Honda Tornado 300 Special Edition chega em 2026 com visual inspirado no Rally Dakar, motor de 293,5 cc e proposta trail raiz.
Nova Honda Tornado 300 Special Edition chega em 2026 com visual inspirado no Rally Dakar, motor de 293,5 cc e proposta trail raiz.

Os freios a disco nas duas rodas atuam com ABS de dois canais.

Em avaliações independentes, foi apontado que o sistema não permite desativar o ABS, nem mesmo na roda traseira, algo que alguns trilheiros consideram útil em situações específicas.

Painel e equipamentos

O painel digital tem leitura direta e concentra as informações essenciais à proposta off-road, com indicador de marcha, hodômetros e dados de consumo.

A iluminação full LED — farol, lanterna e setas — é item de série.

A Honda ressalta ainda o banco plano, o protetor de cárter e a ergonomia pensada para alternar entre uso urbano e trilha.

Dimensões, tanque e ergonomia

As medidas oficiais confirmam o foco aventureiro: 2.201 mm de comprimento, 828 mm de largura, 1.298 mm de altura e 1.429 mm de entre-eixos.

A altura do assento é de 890 mm, com 268 mm de vão livre do solo, números de referência no segmento.

O tanque comporta 13,8 litros, com reserva de 3,7 litros, ajudando na autonomia em percursos longos.

O que muda na Special Edition

Embora a Honda não tenha detalhado diferenças técnicas para a edição especial, a fabricante informou que a Tornado Special Edition terá pintura e grafismos inspirados nas CRF campeãs do Dakar.

A ideia é reforçar a identidade racing, sem alterar a proposta on-off do modelo.

Nova Honda Tornado 300 Special Edition chega em 2026 com visual inspirado no Rally Dakar, motor de 293,5 cc e proposta trail raiz.
Nova Honda Tornado 300 Special Edition chega em 2026 com visual inspirado no Rally Dakar, motor de 293,5 cc e proposta trail raiz.

Até o momento, não há informações oficiais sobre alterações mecânicas além do visual.

Preço nas lojas e referência Fipe

Como ocorre com outros modelos da marca, o Preço Público Sugerido pode divergir do valor praticado nas concessionárias.

Um bom termômetro é a Tabela Fipe: em outubro de 2025, o preço médio da XR 300L Tornado 2025 aparece em R$ 32.381 no Brasil.

O valor serve de referência para negociações, mas pode variar conforme a região e a oferta.

Outras novidades confirmadas

Além da Tornado em edição especial, a Honda indicou que CB750 Hornet e XL750 Transalp chegam ainda neste ano.

Para 2026, a linha contará com CG 160 Titan Special Edition, CB1000 Hornet — inclusive versão SP — e GL 1800 Gold Wing Tour 50th Anniversary ao longo do primeiro semestre.

A ação faz parte de um pacote de lançamentos apresentado à rede no começo de outubro.

Por fim, a Tornado 300 Special Edition chega para somar a um nicho que privilegia simplicidade mecânica, suspensão de longo curso e componentes adequados a quem divide o tempo entre cidade e terra.

Para você, a edição com identidade de rali e pacote enxuto é o suficiente para encarar trilhas e viagens leves, ou faltou algum equipamento que faria diferença no seu uso?

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x