Modelo trail agora traz ABS nas duas rodas, novos acabamentos e painel completo, mas ainda tem pontos que podem evoluir
A Dafra NH 190 ABS 2025 chega ao mercado brasileiro com freios antitravamento nas duas rodas, iluminação full LED, painel 100% digital e visual mais refinado. Fabricada em Manaus a partir do projeto da taiwanesa SYM Motors (onde é chamada de NHT), a nova versão reforça o apelo trail urbano da marca, equilibrando estilo aventureiro, boa performance e economia no uso diário.
Com motor monocilíndrico de 183 cm³, 18 cv de potência e câmbio de seis marchas, a NH 190 entrega bom desempenho, ciclística leve e consumo que pode ultrapassar 38 km/l com condução moderada. Mesmo sem mudanças estruturais, a adição do sistema ABS nas duas rodas marca um avanço importante no pacote de segurança da moto.
Ficha técnica e desempenho
A Dafra NH 190 ABS 2025 mantém o mesmo motor SOHC com quatro válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica, entregando até 18 cv de potência e 1,6 kgfm de torque. Seu câmbio é de seis marchas, com relações bem escalonadas para uso urbano e trechos rodoviários. A velocidade máxima, segundo o painel, chega a 154 km/h, embora esse número possa ser levemente otimista. O peso total com tanque cheio é de 145 kg, e a capacidade do tanque é de 11 litros, com 2 litros de reserva.
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Um dos grandes atrativos é o consumo: segundo testes práticos, a moto pode fazer de 30 a 38 km/l, variando de acordo com a tocada. O desempenho é eficiente, especialmente considerando seu porte e proposta urbana/trail leve.
Ciclística e conforto
O conjunto de suspensões traz garfo telescópico dianteiro com 140 mm de curso e monoamortecedor traseiro com 145 mm, fixado diretamente na balança. Não há ajuste de pré-carga na traseira, o que é uma limitação para uso com garupa ou bagagem pesada. As rodas são raiadas com aros em aço cromado: aro 19″ na frente e 17″ atrás, com pneus de uso misto e câmara.
O banco em dois níveis é largo, bem acolchoado e traz acabamento antiderrapante. A posição de pilotagem é confortável e permite inclusive condução em pé em trechos off-road leves. O guidão é recuado e facilita o controle em manobras e uso urbano.
Design, painel e equipamentos
Visualmente, a NH 190 ABS 2025 é bem resolvida, com linhas agressivas e carenagens volumosas. Está disponível em cinza grafite ou preto com detalhes azuis. Um detalhe curioso é que não há nenhum logotipo da Dafra visível na moto — o nome SYM é que predomina, tanto no motor quanto nas carenagens.
A iluminação é full LED (farol, lanterna e setas), com luzes de posição e farol alto separados. O painel 100% digital traz velocímetro, conta-giros em barras, relógio, voltímetro e indicador de marcha. No entanto, não há computador de bordo nem consumo instantâneo, o que limita a informação para o piloto.
Outros destaques incluem tomada USB tipo A, spoiler e protetor de motor de série, lanterna com design moderno, além de acabamento visual imitando fibra de carbono em diversas áreas da carenagem.
Freios e segurança
O grande diferencial da linha 2025 é a inclusão dos freios ABS nas duas rodas. Os discos são do tipo ondulado (“margarida”), com 288 mm na dianteira (pinça de dois pistões) e 222 mm na traseira (pinça simples). O sistema é eficiente e proporciona boa progressividade e potência de frenagem.
Mesmo em frenagens bruscas, a atuação do ABS é precisa e não compromete a estabilidade — algo essencial em pisos escorregadios ou uso fora de estrada leve.
Pontos negativos e preço
Apesar do pacote robusto, a NH 190 ainda apresenta limitações importantes. Não possui cavalete central nem ajuste da suspensão traseira — presentes em sua irmã NHX 190 Street. O painel digital também poderia ser mais completo, com marcador de consumo. Além disso, a rede de concessionárias da Dafra ainda é restrita, o que pode impactar na reposição de peças e pós-venda.
Na Tabela Fipe, uma unidade seminova da NH 190 ABS aparece com valor médio de R$ 17.750. Já zero km, o preço gira em torno de R$ 19.990, oferecendo um dos melhores custo-benefício da categoria trail leve urbana.
Você concorda com essa mudança? Acha que o sistema ABS faz diferença na sua pilotagem? Deixe sua opinião nos comentários — queremos ouvir quem vive isso na prática.