Inspirada nos modelos clássicos da marca alemã, a BMW R18 2020 chega ao Brasil com um motor boxer gigante, muita tecnologia e um design que divide opiniões.
A BMW R18 2020 é uma motocicleta que resgata as origens da montadora alemã, oferecendo uma experiência de pilotagem única no segmento cruiser. Lançada globalmente em 2020, a moto se destaca pelo seu design imponente, pelo acabamento de primeira linha e, principalmente, por abrigar o maior motor boxer já fabricado pela BMW.
O modelo chega ao mercado brasileiro como uma opção para quem busca exclusividade e uma máquina com forte apelo visual, combinando um estilo retrô com um pacote tecnológico moderno. A seguir, detalhamos a ficha técnica, o desempenho e os custos associados a esta gigante de duas rodas.
A inspiração no passado: as origens da BMW R18 2020
A BMW R18 2020 foi projetada para ser uma homenagem à herança da marca. Seu design foi diretamente inspirado em modelos históricos, como a R32, a primeira motocicleta da BMW, apresentada em 1923, e a icônica R5. Essa inspiração é visível em elementos como o tanque em formato de gota, com a clássica pintura de faixas brancas, e na estrutura do chassi de berço duplo que envolve o motor.
-
Montadora 100% brasileira já tem data para revelar a Lecar Campo, picape com motor de Nissan Kicks de 165 cv, autonomia de 1.000 km e suspensão independente nas quatro rodas
-
Ford Fiesta 2014 de R$ 32.500 financiado: qual o valor das parcelas
-
BYD registra no Brasil seu carro esportivo estilo Golf; hatch com até 531 cv, câmeras 360º e autonomia de 600 km vai de 0 a 100 km/h em 3,8s; conheça o BYD Seal X
-
Por que os carros sedã não têm limpador traseiro? A ciência e a engenharia explicam esse detalhe curioso
A BMW posiciona a R18 na sua linha “Heritage” (herança), reforçando que a moto não é uma resposta à concorrência americana, mas sim um resgate de suas próprias raízes. O objetivo é oferecer uma moto clássica, mas com toda a engenharia e tecnologia do século XXI.
O coração da moto: o maior motor boxer da BMW
O grande protagonista da BMW R18 2020 é seu motor. Trata-se do maior motor boxer de dois cilindros já produzido pela BMW, com impressionantes 1.802 cm³. Com os cilindros expostos para os lados, o propulsor não é apenas uma peça de engenharia, mas o elemento central do design da moto.
Ele gera 91 cavalos de potência a 4.750 rpm e um torque monumental de 16,11 kgf.m a apenas 3.000 rpm. Isso significa que a moto entrega muita força em baixas rotações, característica ideal para uma cruiser. O motor tem refrigeração a ar e óleo, e a transmissão final é feita por eixo cardã, uma marca registrada da BMW que garante mais suavidade e baixa manutenção.
Design e acabamento: um exagero de cromados e metal
O design da R18 é imponente e chama a atenção por onde passa. Com 345 kg em ordem de marcha, é uma moto pesada e robusta, com um uso extensivo de metal e aço em sua construção, incluindo a capa do farol, e poucas peças de plástico.
O visual é marcado pelo contraste entre a pintura preta brilhante e o uso abundante de cromados, presentes no motor, no guidão e no longo escapamento duplo com saída “rabo de peixe”. A iluminação é full LED, desde o farol redondo com luz de posição até os piscas multifuncionais na traseira. O acabamento é de altíssimo padrão, com o emblema da BMW presente em diversos detalhes.
Tecnologia embarcada: do painel retrô à marcha a ré
Apesar do visual clássico, a BMW R18 2020 vem com um pacote tecnológico completo. A moto conta com acelerador eletrônico, o que permite a inclusão de três modos de pilotagem: “Rain” (chuva), “Roll” (normal) e “Rock” (esportivo).
A segurança é reforçada com ABS de curva, controle de tração (que pode ser desligado) e freios a disco duplos de 300 mm na dianteira. Para o conforto em viagens, a moto oferece piloto automático e aquecedor de manoplas. Um dos recursos mais úteis, considerando o peso da moto, é a marcha a ré, acionada por um motor elétrico. O painel mescla um velocímetro analógico com um display digital que informa marcha, rotação do motor, odômetro e outras informações.
Preço, consumo e seguro: quanto custa manter a BMW R18 2020?
A BMW R18 2020 foi lançada no Brasil com preço público sugerido a partir de R$ 154.900. Em relação ao consumo, em um teste de uso misto, a moto registrou uma média de 16 km/l.
O seguro, como esperado para uma motocicleta de alto valor, também tem um custo elevado. Uma cotação para um perfil de homem de 39 anos, residente em Mogi das Cruzes (SP), apontou um valor anual de R$ 2.580 para uma cobertura de furto e roubo e R$ 6.272 para um seguro completo da Porto Seguro. As revisões são feitas a cada 16.000 km ou um ano.