1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Com mais de 200 metros de comprimento, o maior navio de guerra da América Latina impressiona: Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico da Marinha do Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 7 comentários

Com mais de 200 metros de comprimento, o maior navio de guerra da América Latina impressiona: Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico da Marinha do Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/10/2024 às 08:47
As chuvas recentes no litoral do estado de São Paulo vem causando fortes impactos à população da região. A Marinha do Brasil mobilizou o maior navio de sua frota, o Atlântico, para reforçar a segurança e atender às vítimas de tragédias no estado.
Fonte: Agência Marinha de Notícias

Conheça a rotina dos marinheiros no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina, com mais de 200 metros de comprimento, pertencente à Marinha do Brasil.

Neste artigo, exploraremos a rotina diária no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, a maior embarcação de guerra da América Latina e parte integrante da Marinha do Brasil. Com impressionantes 203 metros de comprimento, este navio do tipo porta-helicópteros possui capacidade para acomodar até 18 aeronaves em seu hangar. Construído originalmente nos anos 1990, foi adquirido pelo Governo do Brasil e oficialmente integrado à Marinha Brasileira em 2017.

Confira como é a rotina no maior navio de guerra da Marinha do Brasil

Com uma tripulação de 570 militares e podendo comportar 1.100 pessoas, o dia a dia no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico começa antes do sol nascer. Primeiro, pela manhã, temos a alvorada e a primeira atividade do dia é o treinamento físico militar.

Para reagir a emergências, são realizados exercícios de controle de avarias e exercício de evacuação aeromédica. Já em relação à saúde, o maior navio de guerra na América Latina possui um dos maiores complexos médicos entre os navios da Marinha do Brasil. Por ser aeródromo o maior navio de guerra da América Latina realiza operações aéreas em suas comissões, podendo comportar até 26 aeronaves.

Ao longo de sua história, o maior navio de guerra da América Latina já esteve em várias operações, entre elas o apoio humanitário. Pela primeira vez na Paraíba, o modelo compôs a Operação “Aderex” 2024, que está sendo realizada no litoral brasileiro para treinamento da Marinha do Brasil.

Durante o Aderex, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico realizou diversos exercícios na área marítima entre Recife-PE e Cabedelo-PB, como pouso de aeronaves a bordo, procedimentos para controle de interceptação de aeronaves, combate a ameaças diversas, transferência de carga entre navios no mar e emprego de armamento.

Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico foi aberto para visitação

Em uma parceria entre o Governo da Paraíba, Marinha do Brasil, Porto de Cabedelo e Capitania dos Portos da Paraíba, o maior navio de guerra da América Latina atracou em março e ficou aberto à visitação pública.

Segundo Ricardo Barbosa, presidente da Companhia Docas da Paraíba, na época, foi um privilégio receber esse importante navio e acompanhar o Almirante Reis Leite, comandante do 3º Distrito Naval, além de várias autoridades na chegada da embarcação. O executivo também destacou que foi um privilégio também receber as famílias, amigos e admiradores do mundo portuário no Porto de Cabedelo.

Durante a visitação também foi promovida a Campanha Solidária para arrecadação de alimentos não perecíveis, de forma voluntária, que foram destinados a instituições filantrópicas da sociedade paraibana. Segundo Barbosa, além de convidar a população, aproveitará também para agradecer ao Capitão dos Portos da Paraíba, o comandante Ronaldo Miranda Júnior, além, claro do governador João Azevêdo, pelo constante apoio apresentado para essa operação, em especial, como também todo o dia a dia e progresso do Porto.

Qual é o maior navio de guerra do mundo?

USS Gerald R. Ford – Wikipédia

O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico é o maior navio de guerra da América Latina, pertencente à Marinha do Brasil, mas o título de maior navio de guerra do mundo vai para o USS Gerald R. Ford.

Com 333 metros de comprimento e 41 metros de largura, o navio da Marinha dos Estados Unidos possui capacidade para abrigar 4,5 mil pessoas, além de 90 aviões e helicópteros. 

Se deslocando a pouco mais de 30 nós, o Gerald R. Ford conta com quatro sistemas de metralhadora MK-38 Mod 2 de 25 mm, dois lançadores de mísseis Rolling Airframe, dois lançadores MK-29 ESSM e três Homeport MK-15 20 mm Phalanx CIWS. Recentemente, a embarcação foi enviada ao Mar Mediterrâneo Oriental para apoiar Israel contra o grupo Hamas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x