1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Conheça o COLOSSAL porta-aviões dos EUA que está dominando os oceanos e surpreendendo o mundo!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Conheça o COLOSSAL porta-aviões dos EUA que está dominando os oceanos e surpreendendo o mundo!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/12/2023 às 13:35
Conheça o COLOSSAL porta-aviões dos EUA que está dominando os oceanos e surpreendendo o mundo!
Foto: Olhar Digital/Reprodução

Navio porta-aviões dos EUA que teve um custo total bilionário é o mais tecnológico e avançado da Marinha. A embarcação foi enviada à Israel como demonstração de apoio militar.

Em 2021, os EUA inauguraram mais uma grande arma para o poder bélico do país. Com a presença de Donald Trump, ex-presidente do país, a nação com a Marinha mais poderosa do mundo fez uma grande cerimônia na época para receber o navio porta-aviões dos EUA, o USS Gerald R Ford.

Navio porta-aviões gigante recebe investimento bilionário

O novo navio porta-aviões dos EUA começou a ser construído em 2009 e teve um custo total de US$ 12,9 bilhões, contando com diversas novas tecnologias na embarcação chamada de USS Gerald R Ford. Vale destacar que este é o 11º porta-aviões americano e primeiro da nova classe da frota de porta-aviões de propulsão nuclear dos EUA e conta com um peso total de 100 mil toneladas.

A cerimônia, na época, foi realizada no estaleiro de Norfolk, na Virgínia, e contou com a participação do ex-presidente Donald Trump, ele aproveitou para pousar no porta-aviões a bordo do “Marine One”. A classe mais famosa é a Nimitz, onde estão os maiores e mais poderosos porta-aviões do mundo, incluindo o famoso USS George Bush CVN 77.

O porta-aviões dos EUA peertence a uma nova classe e chega ainda ser mais poderoso que os da classe Nimitz, com mais tecnologia. Alguns diferenciais existem, entre eles está o sistema de catapultar os aviões que será magnético e não mais a vapor como os outros porta-aviões.

Um estudo de espaço possibilitou que a Marinha Americana aumentasse o número de decolagens do navio porta-aviões dos EUA em 33%, eles incorporam um estilo semelhante com a NASCAR no convés. Segundo o capitão John F. Meier, comandante do Gerald R. Ford, quando a aeronave aterrissa, eles poderão estacionar, reabastecer e rearmar, tudo em uma espécie de modelo de pit-stop. Desta forma pode-se garantir o máximo de aproveitamento das aeronaves em uma situação real de combate.

Navio Porta-Aviões dos EUA usa reatores nucleares

Outra tecnologia interessante deste navio são os radares que ocupam menor espaço e possuem maior alcance que os atuais, reduzindo o peso do equipamento e a área total da torre. Os novos radares atuam em um esquema de dual-frequency, possibilitando que aviões e mísseis sejam identificados ao mesmo tempo, evitando o tradicional lag de resposta dos radares antigos.

Outro fator que muda no CVN-78 são os dois reatores nucleares, eles são menores, entretanto, produzem mais energia que os da classe Nimitz. O navio porta-aviões dos EUA também pode lançar UAVs como o X47.

O lançamento por efeito magnético só foi possível com o novo reator, que gera maior energia e pode carregar os eletroímas do sistema. Essa e outras características fazem do porta-aviões CVN 78 o mais poderoso porta-aviões do planeta atualmente, e também a embarcação mais cara da história. Ao contrário do que várias pessoas imaginam, o desenvolvimento da classe Ford foi repleto de excessos de tempo e dinheiro, entretanto, isso é algo esperado para uma embarcação de primeira classe.

Navio Porta-Aviões dos EUA foi enviado à Israel

Os EUA enviaram recentemente ao Mar Mediterrâneo Oriental o USS Gerald R. Ford, em uma demonstração de apoio militar ao governo de Israel e de força contra o grupo Hamas, após os ataques do grupo terrorista palestino nos últimos dias.

A embarcação, que é a mais nova e avançada deste tipo da Marinha norte-americana, conta com 333 metros de comprimento e 77 de largura. O porta-aviões dos EUA carrega cerca de 4,5 mil marinheiros, além de 90 aviões e helicópteros, e se desloca a pouco mais de 30 nós, o equivalente a cerca de 55 km por hora 

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x