1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Com geração de 800 vagas de emprego, maior negócio de turbinas eólicas da América Latina é concluído no Ceará, pela Vestas e Casa dos Ventos
Localização BA, CE, RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Com geração de 800 vagas de emprego, maior negócio de turbinas eólicas da América Latina é concluído no Ceará, pela Vestas e Casa dos Ventos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 03/04/2023 às 21:47
Vestas - energia renovável -América Latina - investimentos
Avaliação de turbina eólica da Vestas – Créditos – rechargenews

A fábrica da Vestas fica localizada em Aquiraz, no Ceará e, com o fornecimento de turbinas eólicas, será capaz de gerar aproximadamente 800 vagas de emprego na região

A Vestas, em parceria com a Casa dos Ventos, concluiu um acordo para o fornecimento de 291 turbinas eólicas que vão totalizar ao todo 1,3 GB de potência de geração de energia eólica no Ceará. Essa parceria entre as duas empresas é a maior já realizada pela fábrica dinamarquesa no mundo para turbinas onshore, ou seja, turbinas que ficarão em terra. O contrato de aquisição de turbinas pela fábrica também é considerado o maior em aquisição de equipamentos para geração de energia eólica já registrado na América Latina, de acordo com o site Portal In.

Com presença no Brasil desde o ano de 2008 e inauguração da fábrica em 2011, no Ceará, a Vestas possui uma presença marcante no estado, possuindo uma unidade na cidade de Aquiraz, a qual possui uma capacidade de geração de energia eólica que foi dobrada três anos depois da sua inauguração, em 2019.

Agora, em parceria com a Casa dos Ventos, a fábrica vai atender dois empreendimentos de geração de energia eólica no nordeste, com investimentos de R$ 9 bilhões e com a possibilidade de geração de muitas vagas de emprego.

Vestas ampliará seu fornecimento de equipamentos para mais fábricas nos estados do nordeste

Além do Ceará, a Vestas também fornecerá 123 turbinas eólicas para o Complexo Eólico Babilônia, localizado na Bahia e que possui uma capacidade de 554 MW instalada. Já para o Complexo Eólico Serra do Tigre, localizado no Rio Grande do Norte, a Vestas vai fornecer 186 turbinas eólicas, com capacidade de geração de energia de 756 MW.

O valor acordado entre as duas empresas para fornecimento nas fábricas ainda não foi divulgado, porém, as turbinas para geração de energia eólica custam em média 65% e 75% do valor total dos empreendimentos de energia.

De acordo com o diretor executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe: “Para este novo acordo de geração de energia, são 1,3 GW de máquinas. É o maior contrato da Vestas para projetos onshore, o maior da América Latina e um dos maiores do mundo (…). Somando os projetos anteriores e mais este último pedido, chegamos a mais de 3 GW parceria com a Vestas”.

Ainda, de acordo com Eduardo Ricotta, presidente da Vestas na América Latina, a empresa vai começar a mobilizar sua fábrica do Ceará para a montagem dos equipamentos de geração de energia, sendo que a previsão de entrega é para 2024 e o primeiro trimestre de 2025. Para conseguir suprir a demanda da Casa dos Ventos, aproximadamente 800 vagas de emprego serão geradas.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos