A Copa do Mundo começa neste domingo, 20 de novembro, e se mostra promissora para a economia de Minas Gerais (MG), que será movimentada em R$ 141 milhões, ocupando 9,5% de toda a parcela nacional do varejo e atacado, ficando somente atrás de São Paulo (SP), que ocupa 34,5%.
De acordo com uma avaliação realizada pela KPMG, as expectativas são de que a Copa do Mundo movimente um valor em torno de R$ 141 milhões na economia de Minas Gerais (MG) devido ao aumento de vendas de destilados, cervejas, petiscos, carnes e até mesmo roupas com a bandeira do Brasil. Além das milhares vagas de emprego.
O estado mineiro ficará em segundo lugar com a maior parcela nacional, perdendo apenas para São Paulo (SP), que deverá ocupar uma fatia de 34,5%. Estima-se que a economia em todo o Brasil seja movimentada em mais de R$ 1,4 bilhões!
Devido à inflação atual, a tendência sugere que o consumo seja maior por frangos e suínos em comparação às carnes vermelhas. Apesar disso, o ano de 2022 vem se mostrando bastante favorável para o setor de varejo devido à Copa do Mundo e esportes, mesmo com um cenário de juros altos (Selic está em dois dígitos) e o câmbio desfavorável – incentivando empresas de alimentos a exportar para receber em dólar.
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Outro aspecto que ocasionou no receio de estagnação do setor por parte dos empresários é justamente a inflação acumulada dos últimos doze meses e o crédito escasso por parte das instituições bancárias, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.
Aumento da economia de Minas Gerais (MG) em 12,9% em relação à Copa do Mundo em 2018
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um aumento na economia de Minas Gerais de 12,9% em relação ao ano de 2018, quando ocorreu a última edição da Copa do Mundo.
Ray Souza, sócio de Mercados da KPMG no Brasil e líder Regional em Minas Gerais (MG), argumenta sobre uma crescente recuperação da economia brasileira após a pandemia da Covid-19, com maior confiança de restaurantes e bares em realizarem a retomada de suas atividades. A expectativa populacional de crescimento em escala estadual ocorre de modo espontâneo com a chegada dos jogos.
Outras pesquisas mostram um bom desempenho para novembro, como a “Opinião do Comércio Varejista — Copa do Mundo 2022”, da Fecomércio MG. Os dados indicaram que ao menos 43% de todas as empresas entrevistadas em Minas Gerais (MG) sobre os impactos da Copa do Mundo no comércio esperam retornos positivos em faturamento.
47% dos entrevistados afirmam que também se planejam para a chegada da Black Friday, que também ocorre neste mês. As instituições privadas investirão massivamente em marketing para aumentar o número de vendas e se destacar entre tantos concorrentes do mercado.
Sobre a KPMG
A KPMG faz parte de uma rede global de empresas presentes em 154 países contando com mais de 200 mil profissionais, sendo cerca de 4 mil deles somente no Brasil, distribuídos em 22 cidades, inclusive no Distrito Federal (DF). A empresa existe há mais de 100 anos, passando confiança para o segmento.
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