As empresas projetam que, em seu primeiro ano de vida, a Evolua Etanol realize o comércio de 9 bilhões de litros do biocombustível
Na última semana, a Copersucar, maior empresa brasileira de exportação de açúcar e etanol, anunciou a criação da marca Evolua Etanol, joint venture formada a partir da associação da companhia com a Vibra Energia, ex-BR Distribuidora. A nova plataforma é dedicada ao comércio de etanol nos mercados nacional e global, tendo como objetivo a negociação de 9 bilhões de litros do biocombustível em seu primeiro ano de vida.
A Evolua Etanol terá sede na capital paulista e escritório na cidade do Rio de Janeiro, além de possuir sua própria estrutura de governança e conselho. A joint venture atuará com gestão independente alinhada aos seus acionistas, de modo a seguir as melhores práticas de administração e conformidade.
O capital social do empreendimento é equivalente à quantia de R$ 10 milhões, sendo 50,01% de participação correspondentes à Copersucar e 49,99% à Vibra Energia. Ademais, espera-se que, no futuro, sejam aportados mais R$ 440 milhões, na proporção das respectivas participações dos acionistas.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Nova lei revoluciona combustíveis no Brasil: o segredo do diesel verde que pode transformar gordura em energia!
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
De acordo com as empresas envolvidas, a Evolua Etanol funcionará segundo o modelo de plataforma aberta, possibilitando o acesso de todos os agentes interessados. Em nota, elas informaram, ainda, que o seu propósito é viabilizar soluções, integrar e trazer eficiência e escala ao mercado, reduzindo, assim, as distâncias entre produtores e consumidores de etanol em todo o Brasil.
Além disso, Pedro Paranhos, CEO da Evolua Etanol, declarou, em comunicado, que a sua expectativa é oferecer para todos os agentes do mercado de etanol uma alternativa moderna e competitiva de comércio do biocombustível, com oferta em escala e eficiência logística.
Tomás Caetano Manzano, presidente da Copersucar, afirmou, por sua vez, que esta nova plataforma aberta de negócios, desenvolvida em parceria com a Vibra, levará a empresa para um novo patamar.
A criação da marca Evolua Etanol irá, agora, expandir a escala de atuação da Vibra Energia e da Copersucar, que já eram, juntas, consideradas responsáveis pela maior comercializadora de etanol do Brasil.
Sob esse viés, Wilson Ferreira Jr., CEO da Vibra Energia, destacou que essa é mais uma demonstração do compromisso da empresa na busca por negócios focados na transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis e na descarbonização das suas operações.
Sobre a Copersucar
A Copersucar, criada em 1959, é uma cooperativa brasileira dedicada ao comércio de açúcar e etanol. A empresa consiste em uma das maiores exportadoras globais destes produtos, tendo atingido o número de 34 usinas operando nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Além de realizar a conexão entre as usinas e o cliente, mediante a promoção do comércio de açúcar e etanol em larga escala, a Copersucar exerce também a operação logística, integrando, assim, todos os elos da cadeia de valor.
Sobre a Vibra Energia
Sediada na cidade do Rio de Janeiro e fundada no ano de 1971, a Vibra Energia opera no setor de distribuição e comércio de combustíveis derivados de petróleo, biocombustíveis, lubrificantes, emulsões asfálticas e produtos químicos. Até o mês de julho de 2019, a companhia foi subsidiária da Petrobras.
Hoje, a Vibra é a maior empresa do ramo de distribuição de combustíveis no Brasil, sendo a Ipiranga e a Raízen duas de suas maiores concorrentes. Está presente em todo o território nacional, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 8.000 postos de serviços.