Grandes marcas da indústria automotiva, como a Scania e Iveco, estão apoiando o uso do gás em substituição ao diesel
O gás está se tornando uma importante alternativa ao diesel, inclusive no setor de transportes. Apenas nos últimos 15 meses, o preço do óleo aumentou 49,7%. Segundo a NTC&Logística, que informa que o combustível representa 46,08% do custo de operação de um caminhão. Porém, há grandes desafios pela frente. Leia ainda esta notícia: Transportadora começa a utilizar caminhão movido a gás natural para deslocamento de produto químico
- Grupo Moura desenvolve sistema capaz de usar energia solar durante a noite
- Pré-sal tem recorde de produção de petróleo e gás e ultrapassa toda a produção acumulada em campos terrestres desde 1941
- Radix fatura contratos da Eneva para desenvolver o projeto Estação de Produção de Gás Natural de Gavião Belo; campo tem potencial para ser o segundo maior da Bacia do Parnaíba
- Neoenergia e PicPay formam parceria e oferecem de até 40% em cashback na conta de energia
- Startup desenvolve combustível renovável a partir de cascas de madeiras capaz de revolucionar a indústria naval
A Iveco projeta produção de caminhões a gás no Brasil
A Iveco, fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves, está apostando nos caminhões movidos a gás. A empresa ressalta que já há cerca de 36 mil caminhões com essa tecnologia rodando no mundo todo. Boa parte está na Europa. Porém, a marca italiana também aposta em mercados com Chile e Argentina. Segundo o jornal Estadão, a fabricante não confirma a informação, mas tudo indica que a produção terá início em logo.
No Brasil, a Iveco comemora os bons resultados de vendas. Por isso, é grande a expectativa sobre o lançamento de caminhões a gás no País. Segundo a empresa, a nova opção já está em testes. Porém, a empresa não revelou detalhes sobre os modelos. Segundo o líder da Iveco para a América do Sul, Márcio Querichelli, já há interessados no novo caminhão. Mas a marca optou por lançar a novidade em países vizinhos por causa da infraestrutura mais desenvolvida.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
“A gente planeja entrar com todo o portfólio de veículos que temos na Europa”, diz Querichelli. De acordo com ele, os modelos serão adaptados para o mercado brasileiro. Segundo o executivo, o lançamento depende da infraestrutura e dos incentivos. É preciso lembrar que os caminhões a gás são mais caros que os a diesel. Por exemplo, no mercado brasileiro, onde a única opção do tipo é da Scania, os preços são cerca de 30% mais altos. Isso na comparação com modelos equivalentes com motor a diesel.
Recentemente, a Scania vendeu mais uma frota de caminhões que utilizam o GNV
A transportadora Reiter Log comprou 124 caminhões da Scania movidos a gás. Segundo a fabricante de origem sueca, a transportadora de Nova Santa Rita, no estado do Rio Grande do Sul, está investindo mais de R$ 100 milhões. Assim, a empresa visa atender as metas de clientes em políticas de ESG. Ou seja, de governança Ambiental, Social e Corporativa, o que inclui a redução das emissões de poluentes.
De acordo com a Scania, os 124 caminhões são cavalos-mecânicos R 410. Conforme o cronograma previsto, as primeiras entregas ocorrerão no último trimestre de 2021. Portanto, todos os modelos entrarão em operação ao longo de 2022. Segundo o diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, trata-se de um operador logístico “muito”. “E que vem se unindo aos embarcadores na busca por um setor mais sustentável. Um compromisso sério que passa a pautar todas as ações da empresa”, afirma.
Segundo a Reiter Log, com a aquisição dos novos caminhões movidos a gás da Scania, tais ações são voltadas ao uso de energia alternativa começaram em 2014. Com isso, o investimento vai além da compra de caminhões a gás. Ou seja, entre as medidas está a compra de implementos rodoviários maiores. Dessa forma, amplia a carga transportada pelas carretas. “Firmamos um compromisso de oferecer um novo jeito de transportar”, diz o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz. De acordo com ele, entre os objetivos está a redução dos impactos do setor no meio ambiente.