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Com alta no preço do diesel, motoristas estão utilizando gás como alternativa

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 22/10/2021 às 09:50
Iveco – veículo - investimento
Caminhão da Scania movido à gás/ Fonte: Soluções Scania

Grandes marcas da indústria automotiva, como a Scania e Iveco, estão apoiando o uso do gás em substituição ao diesel

O gás está se tornando uma importante alternativa ao diesel, inclusive no setor de transportes. Apenas nos últimos 15 meses, o preço do óleo aumentou 49,7%. Segundo a NTC&Logística, que informa que o combustível representa 46,08% do custo de operação de um caminhão. Porém, há grandes desafios pela frente. Leia ainda esta notícia: Transportadora começa a utilizar caminhão movido a gás natural para deslocamento de produto químico

A Iveco projeta produção de caminhões a gás no Brasil

A Iveco, fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves, está apostando nos caminhões movidos a gás. A empresa ressalta que já há cerca de 36 mil caminhões com essa tecnologia rodando no mundo todo. Boa parte está na Europa. Porém, a marca italiana também aposta em mercados com Chile e Argentina. Segundo o jornal Estadão, a fabricante não confirma a informação, mas tudo indica que a produção terá início em logo.

No Brasil, a Iveco comemora os bons resultados de vendas. Por isso, é grande a expectativa sobre o lançamento de caminhões a gás no País. Segundo a empresa, a nova opção já está em testes. Porém, a empresa não revelou detalhes sobre os modelos. Segundo o líder da Iveco para a América do Sul, Márcio Querichelli, já há interessados no novo caminhão. Mas a marca optou por lançar a novidade em países vizinhos por causa da infraestrutura mais desenvolvida.

“A gente planeja entrar com todo o portfólio de veículos que temos na Europa”, diz Querichelli. De acordo com ele, os modelos serão adaptados para o mercado brasileiro. Segundo o executivo, o lançamento depende da infraestrutura e dos incentivos. É preciso lembrar que os caminhões a gás são mais caros que os a diesel. Por exemplo, no mercado brasileiro, onde a única opção do tipo é da Scania, os preços são cerca de 30% mais altos. Isso na comparação com modelos equivalentes com motor a diesel.

Recentemente, a Scania vendeu mais uma frota de caminhões que utilizam o GNV

A transportadora Reiter Log comprou 124 caminhões da Scania movidos a gás. Segundo a fabricante de origem sueca, a transportadora de Nova Santa Rita, no estado do Rio Grande do Sul, está investindo mais de R$ 100 milhões. Assim, a empresa visa atender as metas de clientes em políticas de ESG. Ou seja, de governança Ambiental, Social e Corporativa, o que inclui a redução das emissões de poluentes.

De acordo com a Scania, os 124 caminhões são cavalos-mecânicos R 410. Conforme o cronograma previsto, as primeiras entregas ocorrerão no último trimestre de 2021. Portanto, todos os modelos entrarão em operação ao longo de 2022. Segundo o diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, trata-se de um operador logístico “muito”. “E que vem se unindo aos embarcadores na busca por um setor mais sustentável. Um compromisso sério que passa a pautar todas as ações da empresa”, afirma.

Segundo a Reiter Log, com a aquisição dos novos caminhões movidos a gás da Scania, tais ações são voltadas ao uso de energia alternativa começaram em 2014. Com isso, o investimento vai além da compra de caminhões a gás. Ou seja, entre as medidas está a compra de implementos rodoviários maiores. Dessa forma, amplia a carga transportada pelas carretas. “Firmamos um compromisso de oferecer um novo jeito de transportar”, diz o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz. De acordo com ele, entre os objetivos está a redução dos impactos do setor no meio ambiente.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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