MENU
Menu
Início Com a pressão cada vez maior para descarbonizar o transporte automotivo, empresas apostam mais na produção de carros elétricos, com previsão de 6 milhões de veículos comercializados em 2022

Com a pressão cada vez maior para descarbonizar o transporte automotivo, empresas apostam mais na produção de carros elétricos, com previsão de 6 milhões de veículos comercializados em 2022

31 de janeiro de 2022 às 16:20
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
carros elétricos - carros - elétricos
Fonte Image: Luiz Gustavo Pacete/Forbes – Google Imagens

Segundo previsão do Gartner, 6 milhões de carros elétricos serão comercializados em 2022

De acordo com a previsão da empresa de consultoria Gartner, cerca de seis milhões de carros elétricos serão comercializados em 2022. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), que aconteceu em novembro, o Conselho Zero Emission Vehicle Transition acatou a premissa de que os fabricantes de carros e outros automóveis se comprometeriam a comercializar somente veículos de emissão zero até 2040.

Mais notícias:

Isso pressionou o segmento automotivo a se preparar para descarbonizar o transporte e fomentar o uso de carros elétricos, pois “são uma importante tecnologia para ajudar a reduzir a emissão de gases CO² do setor de transporte”, como afirma Jonathan Davenport, Diretor de Pesquisa no Gartner.

O diretor também complementou sobre a falta de chips que assola a produção de carros elétricos e afetará 2022, considerando que “embora as remessas de vans e caminhões sejam atualmente pequenas, elas crescerão rapidamente nas empresas conforme os empresários identifiquem novos benefícios financeiros e ambientais na eletrificação de suas frotas”, cita ele.

Segundo a expectativa do Gartner, os carros elétricos irão representar 95% do total de remessas de veículos elétricos neste ano, enquanto que o restante será dividido entre ônibus, vans e caminhões pesados.

Líderes na produção de carros elétricos em 2022

Os fabricantes de veículos chineses precisarão abrir fábricas e linhas de montagem para a produção de carros elétricos, visto que o país impôs um novo molde para as montadoras, exigindo que esses carros ocupem 40% de todas as vendas até 2030.

A estimativa do Gartner é de que 46% das remessas mundiais de carros elétricos em 2022 venham da China, fazendo com que o país assuma a primeira posição no mercado de remessas globais, com um total de 2,9 milhões de carros elétricos em 2022.

Já a Europa Ocidental deve ocupar o segundo lugar no ranking, produzindo cerca de 1,9 milhão de carros elétricos neste ano. A expectativa é de que a América do Norte ocupe a terceira posição em remessas, com a produção de 855,3 mil carros elétricos em 2022.

“Os planos da Unidade Europeia para reduzir as emissões de CO² de carros em 55% e vans em 50% até 2030 são um catalisador para a aceitação de veículos elétricos na Europa”, declara o analista do Gartner.

Além dos novos regulamentos e dos incentivos prestados pelos governos de todo o mundo para fomentar a introdução dos carros elétricos no dia a dia dos países, a indústria automotiva também está investindo em empresas que disponibilizam a infraestrutura de carregamento e tecnologia de baterias de veículos, a fim de apoiar essa transição. A previsão do Gartner é de que haja aproximadamente 2,1 milhões de unidades de carregadores públicos para carros elétricos em 2022

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR