Citroën Basalt: descubra os 5 motivos que fazem do novo SUV uma boa compra e 5 que podem te fazer pensar duas vezes
O Citroën Basalt chegou com tudo e já está dando o que falar no mercado brasileiro. Com um design chamativo, porte de carro médio e preço atraente, o novo SUV da Stellantis promete conquistar muitos motoristas que buscam estilo e praticidade. Mas será que ele entrega tudo o que promete? Vamos direto ao ponto e listar 5 motivos para comprar e 5 motivos para fugir desse lançamento.
Hyundai vai lançar 6 carros no Brasil em 2025 e nós sabemos quais são
5 motivos para comprar o Citroën Basalt
- Motor poderoso e eficiente
O Basalt é equipado com o motor 1.0 turboflex de três cilindros, gerando 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, perfeito para quem busca um SUV ágil e econômico . Com o câmbio CVT simulando 7 marchas, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 9,7 segundos, garantindo boas ultrapassagens e retomadas. Além disso, a suspensão calibrada oferece conforto mesmo nas ruas esburacadas das cidades. - Economia de combustível
Se você está preocupado com o bolso, pode ficar tranquilo. O Basalto surpreendeu nos testes de consumo, fazendo 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Já na gasolina, esses números sobem para 11,9 km/l no trânsito urbano e 13,7 km/l na estrada. É uma escolha certa para quem quer um SUV que não pesa no tanque . - Porta-malas espaçosas
Com uma porta-malas de 490 litros , o Basalto se destaca entre os SUVs compactos. Ideal para quem precisa de espaço para viagens em família ou para carregar muitas compras sem esforço. A abertura ampla da tampa traseira facilita ainda mais o uso desse compartimento. - Espaço interno generoso
Com 2,64 metros de distância entre-eixos , o espaço interno é um dos pontos fortes do Basalto, superando rivais como o Fiat Fastback. O conforto para os passageiros traseiros é garantido, com espaço de sobra para os joelhos e um túnel central estreito que proporciona mais conforto aos pés. - Custo-benefício atrativo
A partir de R$ 89.990 , o Basalt oferece um excelente custo-benefício, considerando suas dimensões, motor turbo e lista de equipamentos. A entrega de SUV é média em um modelo compacto e com um preço competitivo, tornando-o uma ótima opção para quem busca um bom negócio.
5 motivos para fugir do Citroën Basalt
- Faltam itens de segurança
Enquanto o modelo indiano oferece 6 airbags , o Basalto brasileiro vem apenas com 4 bolsas de ar . Isso coloca o SUV nacional em desvantagens no quesito segurança, algo que muitos consumidores podem considerar essencial. - Pacote de equipamentos enxuto
Infelizmente, o Basalt deixou de fora alguns itens que muitos esperariam em um SUV moderno. Faróis de LED? Não. Chave presencial? Também não. E para quem busca maior conforto, o ajuste de profundidade do volante e as saídas de ar condicionado para os ocupantes traseiros também não estão disponíveis. - Acabamento simples
O interior do Basalto é, no mínimo, rústico . O uso excessivo de plástico duro nas portas e no painel pode decepcionar quem busca um acabamento mais refinado. Além disso, pequenos detalhes, como a ausência de luz no quebra-sol e comandos de vidros localizados no console central, reforçam a economia feita pela montada. - Ergonomia questionável
A falta de ajuste de profundidade do volante pode dificultar a melhor posição para dirigir . Além disso, o assento do motorista é um pouco alto, o que pode atrapalhar a visibilidade das pessoas mais altas. Os ajustes elétricos dos retrovisores, por exemplo, estão localizados no painel, o que não é prático. - Isolamento acústico abaixo do esperado
Se você gosta de pegar a estrada, o barulho do motor e do vento invadindo a cabine podem ser incômodos. O ar condicionado também é ruidoso e faz com que o motor preciso funcione mais, o que aumenta o ruído interno.
O Citroën Basalt é um SUV interessante, com seus pontos altos e baixos. Se você está de olho nele, essas informações podem ajudar na sua decisão. E você, quais os motivos para você comprar ou fugir do Basalto? Compartilhe nos comentários!
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
Toyota, BMW e mais: as 9 marcas de carros mais valiosas de 2024