Os anos de 2021 e 2022 foram marcados por um crescimento de 50% das unidades consumidoras de gás natural no estado. A Cigás está preparando um plano de obras de infraestrutura para atender ao consumo do combustível no Amazonas.
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) está de olho no crescimento do mercado de gás natural no estado do Norte do país. Entre os anos de 2021 e 2022, houve uma expansão de 50% nas unidades consumidoras do combustível no estado. Dessa forma, a companhia está com um plano de obras de infraestrutura para o ampliamento da rede de gasodutos preparado para o ano de 2023, visando atender à alta demanda no mercado regional.
Mercado do Amazonas assistiu a um crescimento de 50% nas unidades consumidoras de gás natural entre os anos de 2021 e 2022, apontam levantamentos da Cigás
O mercado de combustíveis, em especial o gás natural, vem se tornando cada vez mais relevante no cenário nacional.
No entanto, alguns estados estão conseguindo resultados surpreendentes para a conjuntura socioeconômica atual no país, como, por exemplo, o Amazonas.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
Segundo levantamentos da Cigás, o número de unidades consumidoras de gás natural no estado aumentou cerca de 50% entre os anos de 2021 e 2022.
Até dezembro de 2021, a quantidade de unidades contratadas era de 8.394, já em dezembro de 2022, o número saltou para 12.651 unidades.
Os segmentos atendidos pela companhia na região englobam o termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.
A Cigás assiste então a uma expansão acelerada no consumo do combustível em todo o Amazonas e se prepara para os próximos meses do ano de 2023.
Isso, pois a projeção de crescimento de unidades consumidoras continua grande, com expectativa de uma expansão de cerca de 30% neste ano. Com isso, espera-se ultrapassar a marca de 16 mil usuários.
Plano de obras de infraestrutura para a rede de distribuição de gás natural às unidades consumidoras iniciou em 2022 e deve se estender até o fim de 2023
Para garantir a segurança no abastecimento do gás natural no Amazonas, a Cigás prepara agora um plano de obras de infraestrutura na rede estadual.
Dessa forma, estão previstas diversas frentes de atuação, denominadas bolsões de obras para expandir a rede de gasodutos em ruas e avenidas das zonas norte, sul, leste e centro-oeste da cidade.
A Cigás já estava se preparando ao longo de 2022 para garantir uma infraestrutura adequada para a expansão das unidades consumidoras de gás natural no Amazonas.
Assim, ela iniciou o seu plano de obras no ano passado, se estendendo até o momento, com previsão de finalização ainda neste primeiro semestre de 2023.
As obras são: bolsões Max Teixeira, Distrito Industrial (etapa 3), Eliza Miranda (etapa 1) e Dom Pedro (terceira etapa).
Agora, a Cigás continua com o plano de obras para garantir a infraestrutura necessária para o forte crescimento nas unidades consumidoras de gás natural no estado.
Saiba mais sobre a Cigás
A Companhia de Gás do Amazonas é uma concessionária de serviços públicos no Amazonas que atua na distribuição e comercialização de Gás Natural para os mais diversos segmentos. Buscando sempre ser referência em soluções energéticas no Estado, a Cigás está a todo instante investindo para se tornar cada vez mais presente na matriz energética amazonense. Criada pela lei 2.325 de 8 de maio de 1995, a Companhia também atua com sistemas de Gás Natural Comprimido (GNC) e/ou Gás Natural Liquefeito (GNL).