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Cidades no litoral terão um túnel de 6 BILHÕES que passa pelo mar, com 6 pistas e 860 metros, para conectá-las em 2 MINUTOS e gerar 9 MIL empregos!

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 05/11/2024 às 16:36
Primeiro túnel imerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percusso de 50 para 2 minutos! Estrutura será acessível a carros, caminhões, bicicletas e até pedestres
Primeiro túnel imerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percusso de 50 para 2 minutos! Estrutura será acessível a carros, caminhões, bicicletas e até pedestres
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Projeto do túnel promete revolucionar o transporte no litoral. Com um custo de R$ 6 bilhões, a construção incluirá seis pistas, ligação com o VLT e acessos facilitados para pedestres e ciclistas. Mais de 9 mil empregos serão gerados, e a travessia levará apenas dois minutos.

Um túnel submerso, o primeiro de toda a América Latina, está prestes a se tornar realidade no litoral de São Paulo, conectando as cidades de Santos e Guarujá em uma travessia que deve durar apenas dois minutos.

O projeto promete revolucionar a mobilidade urbana da região e impactar profundamente a logística do Porto de Santos, com uma estrutura que atravessará o mar e incluirá seis pistas de tráfego, permitindo que pedestres, ciclistas, veículos e até o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) façam a ligação entre as duas cidades de maneira rápida e segura.

Um projeto bilionário em andamento

A obra do Túnel Santos-Guarujá, avaliada em R$ 6 bilhões, já possui apoio significativo do Governo de São Paulo e do Ministério de Portos e Aeroportos, que juntos cobrirão 86% do valor total.

O montante restante será financiado por meio de uma parceria com empresas do setor privado, segundo informações do governo estadual.

O leilão para definir a empresa responsável pela construção está previsto para o segundo semestre de 2025, e a previsão de inauguração da obra é para 2028.

Como será o túnel que cruzará o mar?

O túnel terá 860 metros de comprimento e estará localizado a uma profundidade de 21 metros.

Contará com seis pistas, sendo três em cada sentido, e ainda possibilitará a passagem do VLT em uma das pistas.

Os acessos serão feitos a partir do cais de Outeirinhos, no bairro Macuco, em Santos, e pelo Linhão da Codesp, em Vicente de Carvalho, no Guarujá.

Somando as vias de acesso, a extensão total da obra atingirá 3 quilômetros, permitindo uma conexão direta entre as duas cidades que, atualmente, leva quase uma hora de carro.

Redução drástica no tempo de travessia

Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas e estradas. Com a balsa, o tempo médio é de 18 minutos, mas pode se estender devido ao tempo de espera de até 15 minutos.

Já pela rodovia Cônego Domenico Rangoni, que conecta as cidades em um trajeto de 43 km, o percurso dura cerca de uma hora.

O novo túnel submerso reduzirá essa travessia para apenas dois minutos, de acordo com projeções da Autoridade Portuária de Santos (APS).

A estimativa é que mais de 21 mil veículos, além de 7.700 ciclistas e 7.600 pedestres, utilizem o túnel diariamente.

Impacto urbano e ambiental

Para viabilizar o projeto, várias adaptações urbanísticas foram planejadas.

Em Santos, será criada uma “superquadra” no bairro Macuco, em um espaço que equivale a quatro campos de futebol, com o objetivo de minimizar o impacto da obra sobre as residências.

Essa intervenção inclui a realocação de 700 famílias para novas áreas residenciais, garantindo a preservação da qualidade de vida dos moradores locais.

Já no Guarujá, o traçado do túnel será desviado de áreas em reurbanização, adicionando 1,5 km de extensão até a rodovia Cônego Domênico Rangoni, para facilitar o acesso de veículos pesados e transporte coletivo.

A estrutura contará com ciclofaixa e passagem para pedestres, tornando-se um espaço multifuncional e acessível.

Empregos e desenvolvimento para a região

A construção do túnel é vista não apenas como uma solução de mobilidade, mas também como uma oportunidade econômica para a região.

Estima-se que a obra criará cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando trabalhadores de diversos setores e movimentando a economia local.

Além disso, o túnel permitirá uma integração mais fluida com o Aeroporto Regional do Guarujá, que está em desenvolvimento, e contribuirá para o crescimento da infraestrutura logística do Porto de Santos, que é um dos mais movimentados da América Latina.

Segundo a Autoridade Portuária, o túnel não interferirá nas obras de aprofundamento do canal portuário, assegurando que o fluxo de navios também se mantenha sem interrupções.

Próximos passos e expectativas

Com a sanção do projeto de lei que autoriza a Parceria Público-Privada (PPP) pelo Governo de São Paulo, as etapas de contratação e desenvolvimento estão avançando.

Segundo a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o projeto engloba desde a construção até a operação e manutenção do túnel, garantindo a responsabilidade contínua da empresa vencedora do leilão.

A expectativa é que, com a finalização das obras, a mobilidade entre Santos e Guarujá se transforme completamente, proporcionando não apenas uma alternativa mais rápida e segura, mas também incentivando o desenvolvimento urbano sustentável para os próximos anos.

Com isso, a população local e os milhares de turistas que visitam o litoral de São Paulo poderão usufruir de uma nova experiência de mobilidade, enquanto a região ganha um novo impulso para o crescimento e a inovação.

Como você acha que essa obra bilionária impactará o dia a dia dos moradores e a economia do litoral de São Paulo?

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Roberto de Castro - Campinas
Roberto de Castro - Campinas
09/11/2024 04:53

Na Argentina existe um túnel submerso nos mesmos moldes sob o Rio Paraná, já faz alguns anos

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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