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Cidades no litoral terão um túnel de 6 BILHÕES que passa pelo mar, com 6 pistas e 860 metros, para conectá-las em 2 MINUTOS e gerar 9 MIL empregos!

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 05/11/2024 às 16:36
Primeiro túnel imerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percusso de 50 para 2 minutos! Estrutura será acessível a carros, caminhões, bicicletas e até pedestres
Primeiro túnel imerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percusso de 50 para 2 minutos! Estrutura será acessível a carros, caminhões, bicicletas e até pedestres

Projeto do túnel promete revolucionar o transporte no litoral. Com um custo de R$ 6 bilhões, a construção incluirá seis pistas, ligação com o VLT e acessos facilitados para pedestres e ciclistas. Mais de 9 mil empregos serão gerados, e a travessia levará apenas dois minutos.

Um túnel submerso, o primeiro de toda a América Latina, está prestes a se tornar realidade no litoral de São Paulo, conectando as cidades de Santos e Guarujá em uma travessia que deve durar apenas dois minutos.

O projeto promete revolucionar a mobilidade urbana da região e impactar profundamente a logística do Porto de Santos, com uma estrutura que atravessará o mar e incluirá seis pistas de tráfego, permitindo que pedestres, ciclistas, veículos e até o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) façam a ligação entre as duas cidades de maneira rápida e segura.

Um projeto bilionário em andamento

A obra do Túnel Santos-Guarujá, avaliada em R$ 6 bilhões, já possui apoio significativo do Governo de São Paulo e do Ministério de Portos e Aeroportos, que juntos cobrirão 86% do valor total.

O montante restante será financiado por meio de uma parceria com empresas do setor privado, segundo informações do governo estadual.

O leilão para definir a empresa responsável pela construção está previsto para o segundo semestre de 2025, e a previsão de inauguração da obra é para 2028.

Como será o túnel que cruzará o mar?

O túnel terá 860 metros de comprimento e estará localizado a uma profundidade de 21 metros.

Contará com seis pistas, sendo três em cada sentido, e ainda possibilitará a passagem do VLT em uma das pistas.

Os acessos serão feitos a partir do cais de Outeirinhos, no bairro Macuco, em Santos, e pelo Linhão da Codesp, em Vicente de Carvalho, no Guarujá.

Somando as vias de acesso, a extensão total da obra atingirá 3 quilômetros, permitindo uma conexão direta entre as duas cidades que, atualmente, leva quase uma hora de carro.

Redução drástica no tempo de travessia

Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas e estradas. Com a balsa, o tempo médio é de 18 minutos, mas pode se estender devido ao tempo de espera de até 15 minutos.

Já pela rodovia Cônego Domenico Rangoni, que conecta as cidades em um trajeto de 43 km, o percurso dura cerca de uma hora.

O novo túnel submerso reduzirá essa travessia para apenas dois minutos, de acordo com projeções da Autoridade Portuária de Santos (APS).

A estimativa é que mais de 21 mil veículos, além de 7.700 ciclistas e 7.600 pedestres, utilizem o túnel diariamente.

Impacto urbano e ambiental

Para viabilizar o projeto, várias adaptações urbanísticas foram planejadas.

Em Santos, será criada uma “superquadra” no bairro Macuco, em um espaço que equivale a quatro campos de futebol, com o objetivo de minimizar o impacto da obra sobre as residências.

Essa intervenção inclui a realocação de 700 famílias para novas áreas residenciais, garantindo a preservação da qualidade de vida dos moradores locais.

Já no Guarujá, o traçado do túnel será desviado de áreas em reurbanização, adicionando 1,5 km de extensão até a rodovia Cônego Domênico Rangoni, para facilitar o acesso de veículos pesados e transporte coletivo.

A estrutura contará com ciclofaixa e passagem para pedestres, tornando-se um espaço multifuncional e acessível.

Empregos e desenvolvimento para a região

A construção do túnel é vista não apenas como uma solução de mobilidade, mas também como uma oportunidade econômica para a região.

Estima-se que a obra criará cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando trabalhadores de diversos setores e movimentando a economia local.

Além disso, o túnel permitirá uma integração mais fluida com o Aeroporto Regional do Guarujá, que está em desenvolvimento, e contribuirá para o crescimento da infraestrutura logística do Porto de Santos, que é um dos mais movimentados da América Latina.

Segundo a Autoridade Portuária, o túnel não interferirá nas obras de aprofundamento do canal portuário, assegurando que o fluxo de navios também se mantenha sem interrupções.

Próximos passos e expectativas

Com a sanção do projeto de lei que autoriza a Parceria Público-Privada (PPP) pelo Governo de São Paulo, as etapas de contratação e desenvolvimento estão avançando.

Segundo a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o projeto engloba desde a construção até a operação e manutenção do túnel, garantindo a responsabilidade contínua da empresa vencedora do leilão.

A expectativa é que, com a finalização das obras, a mobilidade entre Santos e Guarujá se transforme completamente, proporcionando não apenas uma alternativa mais rápida e segura, mas também incentivando o desenvolvimento urbano sustentável para os próximos anos.

Com isso, a população local e os milhares de turistas que visitam o litoral de São Paulo poderão usufruir de uma nova experiência de mobilidade, enquanto a região ganha um novo impulso para o crescimento e a inovação.

Como você acha que essa obra bilionária impactará o dia a dia dos moradores e a economia do litoral de São Paulo?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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