China faz história e revela a megacentral de energia hidrelétrica de Lianghekou. É quase do tamanho da Torre Eiffel e a de maior altitude do país
Há uma usina de energia hidrelétrica colossal a 3.000 metros de altitude. Gera 11.000 milhões de kWh de energia e é uma construção tão grande quanto a Torre Eiffel. Cabe destacar o conceito das usinas hidrelétricas, que são infraestruturas nas quais se emprega energia hidráulica para produzir grandes quantidades de energia elétrica. O design e a distribuição de seus componentes permitem que se aproveite a força que impacta uma corrente de água sobre uma turbina, fazendo-a girar em alta velocidade. Esse movimento de giro é transmitido através de mecanismos para que um gerador elétrico o aproveite e gere energia elétrica.
O uso de uma usina hidrelétrica é uma das maneiras mais utilizadas para conseguir energia elétrica, dado que a quantidade de energia é alta comparando-a com outros sistemas. Além disso, para isso se utiliza um recurso renovável como a água.
China revela uma colosal usina de energia hidrelétrica
A China faz história e revela a megacentral hidrelétrica de Lianghekou. É quase do tamanho da Torre Eiffel e a de maior altitude do país. É uma construção gigantesca que ostenta uma altitude média de 3.000 metros, colocando-a acima do restante das usinas na China. Está localizada sobre o rio Yalong, em Garzê, no sudoeste do país. Por outro lado, sua capacidade instalada total planejada registra três milhões de kW.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Esta construção arrancou há quase dez anos, em outubro de 2014, e seus responsáveis terminaram com ela apenas em 2023. Analisando os números, o investimento aprovado está em torno de 66.500 milhões de yuans, que equivalem a 9.449 milhões de euros. O design do reservatório permite que ele atinja quase 11.000 milhões de metros cúbicos (m³), concretamente 10.800.
Além disso, calcula-se que o volume anual de produção de energia ultrapasse os 11.000 milhões de kWh. A primeira unidade da usina hidrelétrica foi colocada em operação em setembro de 2021.
A usina hidrelétrica da China estabelece um precedente
Segundo informa a Yalong River Hydropower Development Company Ltd (YLHDC), no ponto mais elevado, a barragem de enrocamento ascende 295 metros, chegando ao nível da Torre Eiffel (que se situa em cerca de 300 m sem contar com a antena). A usina hidrelétrica integra, entre outros elementos, vertedouros, um túnel de ventilação e uma planta de energia subterrânea.
A agência de notícias estatal Xinhua aponta que a usina hidrelétrica será um ponto de inflexão no fornecimento de Sichuan e no desenvolvimento do Cinturão Econômico do Rio Yangtzé e do círculo econômico Chengdu-Chongqing.
A agência estatal publicou imagens e vídeos mostrando a usina hidrelétrica tanto no exterior quanto no interior, incluindo as salas onde trabalham os operadores, as seis unidades de produção de energia e os equipamentos de monitoramento. A planta está localizada a cerca de 25 quilômetros rio acima do condado de Yajiang, na prefeitura autônoma tibetana de Ganzi.
Detalhes técnicos e a construção colosal
Somando tudo, chegamos a 1,57 quilômetros de comprimento. Sua torre de captação de água chega a 115 metros de altura, 160 de largura e 33 de comprimento. Sua elevada altura permite alcançar uma altitude média de 3.000 metros, a maior do país para uma infraestrutura dessas características e, segundo o Global Times, a segunda maior do mundo.
A usina hidrelétrica de Lianghekou é uma das 22 usinas que trabalharão no curso principal do Yalong, com a aprovação das autoridades em 2014. Este não é o único projeto que coloca a China no centro das atenções. A construção desta gigantesca infraestrutura representa um marco na construção de obras hidrelétricas, demonstrando a capacidade e a ambição da China em liderar no setor de energias renováveis.