Adora Flora City é o segundo cruzeiro construído no país e reforça ambições da indústria naval chinesa
A China apresentou ao mundo o Adora Flora City, seu segundo navio de cruzeiro de grande porte, construído inteiramente em território nacional. Com entrega prevista para 2026, a embarcação vai operar rotas no Sul e Sudeste Asiático, apostando em inovação, conforto e soluções ambientais de última geração.
Adora Flora City, segundo navio de cruzeiro reforça o protagonismo chinês na construção naval
O navio de cruzeiro Adora Flora City foi lançado ao mar no último domingo (28), segundo o portal especializado Offshore Energy. A construção é assinada pelo estaleiro Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (SWS), integrante da China State Shipbuilding Corporation (CSSC), e representa um marco para a engenharia marítima chinesa.
Com 341 metros de comprimento e capacidade para mais de 5.200 passageiros, o novo navio é ainda maior que seu antecessor, o Adora Magic City. Ele se consolida como uma das maiores embarcações já construídas no país, superando seu irmão mais velho em 17,4 metros de extensão.
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Navio de cruzeiro aposta em eficiência ambiental
A bordo do Adora Flora City, a inovação não está apenas no tamanho, mas também na tecnologia. A embarcação é equipada com dois sistemas avançados de dessulfurização e cinco soluções para controle ambiental. O objetivo é garantir um impacto reduzido sobre o meio ambiente, alinhando o turismo marítimo às metas de sustentabilidade adotadas pelo país.
De acordo com a China Daily, o navio foi batizado em homenagem à cidade de Guangzhou, também conhecida como “Cidade das Flores”, que servirá como ponto de partida para os cruzeiros internacionais operados pela empresa Adora Cruises. A estreia nas rotas comerciais está prevista para 2027.
Projeto integra parceria internacional de US$ 1,5 bilhão
A construção do Adora Flora City faz parte de um contrato internacional entre a Adora Cruises, a italiana Fincantieri e a CSSC. O acordo envolve dois navios da classe Vista e opções para mais quatro, totalizando cerca de US$ 1,5 bilhão em investimentos.
A Adora Cruises, que iniciou as operações em 2024 com o Adora Magic City, é fruto de uma joint venture entre a Carnival Corporation, o fundo soberano China Investment Corporation e a própria CSSC. A iniciativa busca consolidar a presença chinesa no setor global de cruzeiros, tradicionalmente dominado por estaleiros europeus.
Expansão estratégica do turismo marítimo asiático
O novo navio de cruzeiro vai atender principalmente os mercados do Sul e Sudeste Asiático, com embarques a partir de Guangzhou. A proposta é fortalecer o turismo regional e oferecer uma alternativa moderna e ambientalmente responsável ao crescente público consumidor de viagens marítimas na Ásia.
Segundo a Offshore Energy, a entrega do Adora Flora City está prevista para o segundo semestre de 2026. Com isso, a China reforça sua ambição de se tornar uma potência também no mercado de cruzeiros, antes restrito a grandes nomes da Europa e dos EUA.