Trago uma notícia fresquinha diretamente da China que vai impressionar vocês. Em junho de 2024, a China deu um passo gigante no campo da energia renovável ao concluir a primeira usina de energia BESS (Battery Energy Storage System) de estado semi-sólido em larga escala do mundo, localizada em Zhejiang.
A usina de energia, desenvolvida pela Kehua, possui um sistema de armazenamento de energia com 100 megawatts e 200 megawatt-horas, utilizando baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP). Esse projeto não é só grande em escala, mas também em inovação. As baterias de estado semi-sólido oferecem maior segurança e confiabilidade, essenciais para a estabilidade da rede elétrica na região leste da China.
O segredo do sucesso está na integração das baterias semi-sólidas com conversores de alta performance. A Kehua implantou conversores de 1,25 megawatts conectados em paralelo, através de um transformador de 5.000 KVA, resultando em uma saída conectada à rede de 35 KVA. Isso garante uma eficiência energética incrível e uma estabilidade de sistema que está sendo muito elogiada.
Benefícios ambientais da primeira usina de energia de estado semi-sólido da China
Além de toda essa inovação tecnológica, a usina de energia tem um enorme impacto positivo no meio ambiente. Em plena capacidade, a planta pode armazenar 200.000 kilowatt-horas de eletricidade e tem uma capacidade de descarga anual que supera 60 milhões de kilowatt-horas.
-
Energia renovável em Minas Gerais ganha incentivo com nova medida tributária
-
Energias renováveis se tornarão a maior fonte de eletricidade do mundo até 2026
-
Eis o hidrogênio branco: “combustível do futuro” limpo, barato e abundante que especialistas dizem estar pronto para ser explorado
-
China alterou a rotação da Terra com uma de suas obras — e não aprendeu a lição: agora quer uma ainda maior e gera tensão geopolítica
Isso se traduz em uma economia de aproximadamente 23.000 toneladas de carvão padrão e uma redução de cerca de 72.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano. É muita coisa!
A usina de energia BESS desempenha um papel fundamental no equilíbrio da oferta e demanda de energia, apoiando as iniciativas locais de transformação energética. Ao suavizar os picos de carga e otimizar a utilização da rede, ela ajuda a tornar o sistema de energia mais eficiente e confiável.
Kehua: líder em tecnologia
Com mais de 36 anos de experiência em tecnologia eletrônica de potência, a Kehua se consolidou como uma líder global em instalações fotovoltaicas e soluções de armazenamento de energia. Até 2023, a empresa já havia implantado mais de 46 gigawatts de instalações PV e 15,2 gigawatts de instalações de armazenamento de energia no mundo todo. Nada mal, hein?
O compromisso da Kehua com soluções de energia limpa e inovação sustentável continua forte. A empresa está determinada a liderar a transição para um futuro energético mais verde e sustentável, impulsionando tecnologias de PV e armazenamento de energia para promover um estilo de vida com zero carbono.
Essa mega bateria é útil em caso de interrupção no fornecimento de energia com a estabilização da rede, correto? Um grande nobreak. Fora isso, não vi vantagens. Não existe geração nova, somente acumulação.
Meu pai já dizia há décadas atrás que a China seria a nova potência mundial. E quando eles decidem ser os maiores em alguma coisa…sai da frente.
A chamada da notícia diz investimento trilhonario da China em pequena cidade do Brasil, mas no texto, a cidade é da China… sacanagem né?
Li dez vezes procurando a pequena cidade do Brasil.
Se não fizerem fake na chamada, ninguém lê a matéria…piada