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China encontra o combustível do futuro, e não é o hidrogênio: este é o primeiro motor que o usará

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 10/06/2024 às 09:38
Motor - combustíveis - combustível - GAC - Toyota - amônia
China encontra o combustível do futuro, e não é o hidrogênio: este é o primeiro motor que o usará

O futuro dos motores está aqui: China desenvolve tecnologia de motor a amônia, um combustível inovador e limpo que promete substituir o hidrogênio e diminuir drasticamente as emissões de carbono

China parece ter encontrado o combustível do futuro e não tem nada a ver com o hidrogênio. Além disso, chegou o primeiro motor que o utilizará. O hidrogênio está atingindo limites insuspeitados, algo que ficou completamente demonstrado com o veículo que o empregará pela primeira vez. Seu potencial inovador como fonte de combustível alternativa e renovável já é amplamente reconhecido, tanto que despertou interesse em vários setores, como os de eletricidade, aquecimento e transporte.

Diante do crescente avanço impulsionado pelas novas alternativas que estão surgindo no mercado, a previsão é que o mercado mundial do hidrogênio cresça e supere os 200 bilhões de dólares até o final de 2025, segundo informações da CAS.

A chegada deste novo paradigma resultará em novas oportunidades nos campos comercial, acadêmico e governamental. Com as previsões colocando o hidrogênio no topo, um grande número de fabricantes optou por desenvolver veículos que funcionam com H como combustível. No entanto, agora surge uma opção diferente que poderia nos fazer esquecer a febre ocasionada pelo hidrogênio.

China substitui o hidrogênio pelo combustível do futuro

A amônia é vista como um combustível limpo para barcos, aviões, caminhões e trens. De fato, a GAC da China considera que também tem um futuro promissor em automóveis de passageiros. Eles criaram um motor de combustão para testar essa teoria, capaz de diminuir as emissões em aproximadamente 90%. Em algumas instâncias, a amônia pode transportar hidrogênio até de forma mais eficiente que o próprio hidrogênio.

É mais fácil de manusear, dado que é líquida à temperatura ambiente e não necessita de equipamentos caros de compressão ou liquefação criogênica. Pode ser produzida de maneira limpa, embora a maior parte de sua produção atual não seja realizada dessa forma. Também é muito corrosiva e é uma substância perigosa tanto para os seres humanos quanto para muitos outros seres vivos. Dessa forma, estamos diante de um combustível que tem seus prós e contras, assim como acontece com a gasolina e o diesel, os combustíveis mais convencionais.

Alguns projetos associados a veículos de amônia verde têm como objetivo ‘descompor’ a amônia em hidrogênio, liberar o nitrogênio no ar e utilizar uma célula de combustível para produzir energia elétrica, enquanto outros a utilizam em motores de combustão modificados. Este último caso é o que vamos desenvolver a seguir.

GAC possui parceria com a Toyota e até vende modelos da marca japonesa em alguns mercados. Fonte: Automotivebusiness

China aposta em um combustível que vai além do hidrogênio

O Guangzhou Automobile Group Co. (GAC) anunciou em uma apresentação no Tech Day em 2024 o desenvolvimento de um motor de 2.0 litros com a capacidade de queimar amônia líquida de maneira segura e eficaz. Segundo a Bloomberg, a GAC aponta uma potência de 120 kW (161 hp) e uma redução de 90% nas emissões de carbono em comparação com os combustíveis convencionais.

Tecnicamente, não estamos falando do primeiro motor dessas características, já que há uma década, pesquisadores do Instituto Coreano de Pesquisa de Energia testaram um carro chamado AmVeh que utilizava 70% de amônia e 30% de gasolina. Isso reduziu as emissões de carbono em 70% e então a equipe do AmVeh estava focada em um motor completamente abastecido com amônia.

Como o motor da GAC parece continuar produzindo algo de dióxido de carbono, provavelmente também utiliza alguma outra fonte de combustível. Isso faz sentido, dada a baixa velocidade de propagação da chama na amônia, o que tende a dificultar o funcionamento do motor em altas RPM ou em condições de baixa carga.

Em suma, a China aposta na amônia (o combustível do futuro), embora para isso tenha que enfrentar vários desafios.

Considerações sobre a construção do motor

A construção desse novo motor representa um avanço significativo na tecnologia de combustíveis. Com a crescente demanda por soluções sustentáveis, a utilização da amônia como combustível alternativo pode revolucionar a indústria de motores. A construção de motores que utilizem amônia em vez de hidrogênio ou combustíveis fósseis convencionais como gasolina e diesel pode abrir caminho para um futuro com menores emissões de carbono.

Além disso, a construção de infraestruturas adequadas para a produção e distribuição de amônia será crucial. Assim como a China está investindo na construção desses novos motores, também será necessário um esforço considerável na construção de sistemas de armazenamento e distribuição para garantir a segurança e eficiência do uso da amônia como combustível.

A inovação na construção de motores é apenas o começo. O verdadeiro desafio será integrar essa tecnologia em larga escala, considerando todos os aspectos envolvidos, desde a produção até o uso final em diferentes tipos de veículos. A construção de uma cadeia de suprimentos robusta e segura para a amônia será fundamental para seu sucesso como combustível do futuro.

Ao considerar todos esses aspectos, a palavra-chave “construção” torna-se central na discussão sobre o futuro dos motores a amônia, juntamente com “motor” e “combustível”. Essas palavras não apenas capturam a essência do avanço tecnológico, mas também destacam a importância de uma abordagem holística na transição para fontes de energia mais sustentáveis.

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Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

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