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China e seu plano insano para DOMINAR o mercado de carros elétricos em todo o mundo, incluindo Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 02/08/2024 às 19:30
Carros elétricos da China. (Imagem: reprodução)
Carros elétricos da China. (Imagem: reprodução)

Prepare-se para uma transformação que está revolucionando o mercado automobilístico global, com impactos diretos no Brasil. A China, que já foi vista como um mero seguidor das potências tradicionais, agora está liderando a corrida no mercado de carros elétricos.

Com avanços tecnológicos impressionantes e estratégias ousadas, o gigante asiático está redefinindo as regras do jogo, deixando marcas estabelecidas em alerta. Mas o que essa ascensão significa para o futuro da indústria automotiva brasileira?

Hoje, a China não está apenas fabricando carros; ela está dominando o mercado de veículos elétricos, tornando-se o maior produtor e consumidor do mundo.

De acordo com o canal Elementar do YouTube, o gigante asiático não só ultrapassou as antigas potências do setor, como EUA e Alemanha, mas também se tornou um protagonista inquestionável na indústria automotiva global.

Em 2024, a China já exporta mais carros que qualquer outro país, um feito impressionante para uma nação que, nas décadas de 1950 e 1960, ainda buscava modernizar sua indústria automotiva. Mas como essa nação, outrora vista como um mero replicador de tecnologia, chegou ao topo da pirâmide automotiva global? Vamos mergulhar nessa história fascinante.

Do “copia e cola” à inovação: o passo a passo da evolução chinesa

Nos anos 1950, o governo chinês, sob o regime maoísta, deu os primeiros passos para modernizar sua indústria automotiva.

A Primeira Fábrica Automotiva da China (FAW) foi estabelecida em 1953, com apoio soviético, marcando o início de uma jornada que combinaria o aprendizado com a inovação própria.

A estratégia da China de transferência de tecnologia envolveu a parceria com empresas estrangeiras. Entre os anos 1970 e 1980, a colaboração com fabricantes americanos e alemães, como a Volkswagen, trouxe inovações que moldariam a base do que hoje vemos no mercado chinês.

Parcerias Estratégicas e a “Regra 50:50”

Em 1984, a Shanghai Volkswagen foi criada, e o lançamento do VW Santana em 1985 transformou o modelo em um dos mais vendidos da China até 2012.

A famosa “regra 50/50”, em vigor desde 1994, exigia que fabricantes estrangeiros tivessem uma parceria com empresas locais para operar no país, limitando a propriedade estrangeira a 50% das ações. Essa regra foi revogada apenas em 2022, permitindo que empresas estrangeiras tivessem controle acionário majoritário.

Aposta nos elétricos: uma estratégia visionária

A virada para os veículos elétricos começou a ganhar força em 2007, quando Wan Gang, ex-engenheiro da Audi e então Ministro da Ciência e Tecnologia da China, decidiu apostar pesado nesse setor.

Ainda conforme o canal citado, ele não só foi um dos primeiros a testar o Tesla Roadster, como também impulsionou o desenvolvimento da indústria elétrica na China, apoiando empresas como BYD e Geely, pioneiras na pesquisa de baterias e tecnologia elétrica.

A política chinesa de subsídios e incentivos fiscais desempenhou um papel crucial, permitindo que o país não só desenvolvesse novas tecnologias, mas também se tornasse líder na produção de baterias, superando desafios impostos por patentes e propriedade intelectual.

Impacto global e a guerra comercial com os EUA

A China rapidamente se tornou o maior exportador de automóveis, especialmente os elétricos, o que gerou tensões comerciais com os Estados Unidos.

Os EUA responderam impondo tarifas de até 100% sobre veículos elétricos chineses, uma tentativa de conter a crescente influência da China no mercado global.

Essa guerra comercial não só criou instabilidade nos mercados financeiros globais, mas também enfatizou a necessidade de diversificação econômica.

Em tempos de incerteza, muitos investidores buscam estratégias como a dolarização parcial de seus patrimônios para se protegerem de riscos regionais, especialmente no Brasil.

Presença no Brasil: a expansão das marcas vindas da China

A presença chinesa no mercado automotivo brasileiro não pode ser ignorada. Em 2023, as marcas chinesas representavam mais de 5% dos veículos vendidos no Brasil e 35% das importações de veículos elétricos.

Este crescimento exponencial só tende a aumentar, com previsões otimistas apontando um aumento de 60% nas vendas de veículos elétricos no Brasil em 2024.

O futuro dos veículos elétricos no Brasil e no mundo

Entre 1 e 14 de abril de 2024, as vendas de veículos elétricos e híbridos na China superaram a marca de 50% de todas as vendas de carros, de acordo com o canal Elementar.

Este movimento não só reduz drasticamente as emissões de CO₂, mas também representa um avanço significativo na luta contra a poluição.

Nos Estados Unidos, incentivos fiscais e regulamentações ambientais têm acelerado a adoção de veículos elétricos, com empresas como Tesla e Waymo liderando o desenvolvimento de veículos autônomos.

No entanto, no Brasil, a transição enfrenta desafios específicos, como a falta de infraestrutura de carregamento adequada e a necessidade de políticas governamentais mais robustas em sustentabilidade e inovação.

A demanda crescente por veículos elétricos pode ser uma oportunidade de ouro para impulsionar a economia brasileira, atrair investimentos estrangeiros e fomentar a inovação tecnológica.

Contudo, o Brasil ainda precisa superar desafios consideráveis para acompanhar essa revolução e aproveitar todo o potencial econômico que os veículos elétricos oferecem.

O que o futuro reserva para o Brasil na era dos carros elétricos?

À medida que a China consolida sua posição como líder global no mercado automotivo, o Brasil enfrenta uma encruzilhada crucial. A rápida expansão das marcas chinesas no país oferece tanto desafios quanto oportunidades.

A questão que fica é: o Brasil conseguirá se adaptar a essa nova realidade e se tornar relevante na era dos veículos elétricos, ou ficará à margem dessa revolução global?

Deixe sua opinião nos comentários: Como você acha que a presença crescente da China impactará o mercado automotivo brasileiro nos próximos anos?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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