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China desenvolve o primeiro trem movido a hidrogênio do mundo com foco no ambiente urbano

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/01/2023 às 13:48
China desenvolve o primeiro trem movido a hidrogênio do mundo
Foto: CRRC Changchun Railway Company

A China desenvolveu o primeiro trem movido a hidrogênio urbano do mundo, o modelo possui capacidade de atingir 160 km/h e autonomia de 500 quilômetros por carga.

De acordo com dados, o primeiro trem movido a hidrogênio do mundo foi produzido através de uma joint venture entre a CRRC Changchun Railway Company e a Chengdu Rail Transit. Apesar de existirem outros trens movidos a hidrogênio, este é o primeiro desenvolvido com foco no ambiente urbano.

Trem movido a hidrogênio pode chegar a 160 km/h

Hydrogen Fuel Cell Power Platform

Na última quarta-feira (18) de janeiro deste ano, o trem saiu da linha de montagem em Chengdu, província de Sichuan, no sudoeste da China, de acordo com relatos da mídia Chinesa. O veículo possui capacidade para chegar a 160 km/h e utilizar tecnologia básica do trem-bala Fuxing.

O Fuxign é um trem-bala de alta velocidade pela China Railway Corporation. Também recebeu o nome de “Rejuvenescimento”. O trem Fuxing começou suas atividades em 2017, podendo atingir velocidades de até 350 km/h, tornando-o um dos trens mais rápidos do mundo. Eles são desenvolvidos para atuar na rede ferroviária de alta velocidade do país e tem sido utilizado em diversas rotas essenciais, como as linhas Pequim-Xangai e Pequim-Cantão.

Plataforma EMU inteligente de alta velocidade de 350 km/h

Os mesmos possuem aerodinâmica, utilizam menos energia e disponibilizam mais comodidades para os passageiros, como tomadas elétricas e Wi-Fi. Outras fontes da mídia da China afirmam que o trem possui tecnologia de energia de hidrogênio integrada, uma fonte de energia confiável e robusta com autonomia de 600 km. O hidrogênio é visto como uma fonte de energia limpa, já que o vapor de água é o único subproduto quando o combustível é queimado.

Além disso, não gera poluentes nocivos ou gases de efeito estufa, como dióxido de carbono ou dióxido de enxofre, associados à queima de combustíveis fósseis. O hidrogênio também pode ser gerado por meio de várias fontes, incluindo as renováveis como energia eólica, hidrelétrica e solar, expandindo ainda mais seu potencial como opção de energia limpa

Entenda como funciona o trem movido a hidrogênio verde

Para o trem movido a hidrogênio da China, uma célula de combustível de hidrogênio e um supercapacitor foram colocados no lugar da antiga fonte de alimentação de catenária. De acordo com a mídia, a reação eletroquímica de hidrogênio e oxigênio gera energia em uma célula de combustível de hidrogênio, o único subproduto da reação é a água, nenhum subproduto de nitrogênio ou enxofre é gerado.

O processo de reação também é estável e silencioso. Especialistas apontaram para um estudo que ressalta que um trem movido a hidrogênio indo a 160 km/h pode ir e voltar 500 km em apenas um dia. Isso pode reduzir as emissões de CO2 em mais de 10 mil kg por ano.

Além disso, como o trem não é mais limitado pelo funcionamento da catenária, os veículos urbanos podem ser utilizados em diversas outras coisas. Isso pode ser realizado sem grandes investimentos de infraestrutura e custos de manutenção que acompanham os projetos de transição de eletrificação.

China terá 50 mil veículos movidos a hidrogênio até 2025

A China afirma ter uma meta ousada de encorajar o crescimento do setor de energia de hidrogênio. De acordo com um plano apresentado pela Administração Nacional de Energia (NEA) Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma em março do ano passado, o país contará com aproximadamente 50 mil veículos movidos a hidrogênio nas estradas até 2025 e produzirá entre 100 mil e 200 mil toneladas métricas de hidrogênio verde por ano.

No final de junho do ano passado, de acordo com dados do NEA, a China possuía cerca de 270 postos de abastecimento de hidrogênio, uma rede relativamente pequena se comparada com a enorme rede de postos de abastecimento de carros elétricos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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