A China apresenta o maior navio de carga pesada já construído, com impressionantes 256 metros de comprimento, 51 metros de largura e capacidade para 58.000 toneladas.
A China declarou ter quebrado um “recorde mundial” ao lançar o navio de carga polar Fan Zhou 8, com impressionantes 58.000 toneladas de capacidade.
Equipado para enfrentar águas polares e pequenos blocos de gelo à deriva, o gigante dos mares promete transformar operações marítimas globais.
Características impressionantes do maior navio de carga do mundo
O Fan Zhou 8 foi concluído em 2024 e passou recentemente por cinco dias de testes rigorosos nas águas a leste de Xangai, que comprovaram sua navegabilidade.
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Com 256 metros de comprimento e 51 metros de largura, a embarcação ostenta um convés que ocupa a maior parte de seu casco.
Essa estrutura possibilita o transporte de cargas robustas, como equipamentos de energia nuclear, campos eólicos offshore e grandes seções de aço.
Além disso, o navio está registrado sob a bandeira chinesa e possui alcance de 16.000 milhas náuticas (cerca de 18.392 milhas), permitindo operações em larga escala.
Ele é capaz de atingir velocidades superiores a 15 nós, qualificando-o para enfrentar condições adversas em regiões polares.
Comparação com o porta-aviões Fujian
Uma curiosidade interessante que chamou a atenção de blogueiros chineses foi a comparação do Fan Zhou 8 com o porta-aviões Fujian, o primeiro desenvolvido inteiramente na China.
Enquanto o Fujian mede 300 metros de comprimento por 70 metros de largura, o convés do Fan Zhou 8 rivaliza em tamanho, reforçando as capacidades industriais da China no setor naval.
Essa comparação alimenta especulações sobre possíveis usos militares do Fan Zhou 8, embora o navio esteja pintado em verde civil, sem marcações que indiquem propósitos bélicos.
Código Polar e avanços tecnológicos
O Fan Zhou 8 cumpre rigorosamente os padrões do Código Polar, um conjunto de regulamentações internacionais para navegação em águas polares. Isso demonstra o esforço da China em alinhar-se às normas globais, ao mesmo tempo que projeta sua supremacia tecnológica e industrial.
Com navegabilidade superior, o navio é capaz de operar em condições extremas, transportando estruturas volumosas e equipamentos pesados que antes dependiam de embarcações estrangeiras.
China e a liderança naval
O lançamento do Fan Zhou 8 é mais um passo da China rumo ao domínio na construção de embarcações de alto valor.
Em 2023, o país também entregou o MSC Irina, o maior navio porta-contêineres do mundo, com 400 metros de comprimento e 51 metros de largura.
A rápida evolução tecnológica e os avanços no setor naval refletem a estratégia da China em ampliar sua influência nos mares. Com embarcações como o Fan Zhou 8 e o MSC Irina, o país reafirma sua posição como líder global em infraestrutura marítima e inovação industrial.
Embora o destino final do Fan Zhou 8 ainda seja incerto, ele já representa um marco na engenharia naval e um sinal do avanço estratégico da China nos oceanos.
Atualmente, rastreadores indicam sua posição nas águas do sul da China, preparado para iniciar sua jornada no cenário marítimo internacional.