1. Início
  2. / Automotivo
  3. / China clona descaradamente veículos pelo mundo: após copiar a Ford-F150, a Kombi e o Fusca Volkswagen, a próxima vítima é o caminhão Volvo FH, a ‘lenda’ com 1,4 milhões de unidades vendidas
Tempo de leitura 3 min de leitura

China clona descaradamente veículos pelo mundo: após copiar a Ford-F150, a Kombi e o Fusca Volkswagen, a próxima vítima é o caminhão Volvo FH, a ‘lenda’ com 1,4 milhões de unidades vendidas

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 29/09/2023 às 07:04

Montadoras da China e seus velhos hábitos: não bastasse clonar veículos da Volkswagen e Ford, o caminhão Dayun V9 é a cópia descarada do Volvo FH

A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos e após colocar descaradamente a picape Ford F150, o Fusca e a Kombi da Volkswvagen, chegou a vez da montadora Volvo ser pega de surpresa e ter um dos seus ícones copiados. No universo automobilístico, a Volvo FH é uma verdadeira lenda. Com mais de 1,4 milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento há 30 anos, esse caminhão sueco conquistou um lugar especial no mercado global. Entretanto, algo surpreendente aconteceu recentemente: a montadora da China Dayun decidiu criar o Dayun V9, um caminhão que claramente se inspirou no icônico Volvo FH. Veja a ousada produção desses caminhões chineses

A ousada produção do Dayun V9, claramente inspirado no Volvo FH, revela a ambição da indústria automobilística chinesa de competir no mercado global de caminhões. Enquanto a Dayun busca estabelecer sua presença, a Volvo continua a se destacar como um líder incontestável no mercado global de caminhões.

Assista o vídeo abaixo e veja essa monstro arrastando 750 toneladas!

Semelhanças que saltam aos olhos

O Dayun V9 é uma clara imitação do Volvo FH, especialmente em seu design exterior. Ao observar o V9, notamos que elementos como as maçanetas das portas, os retrovisores e o para-brisa são surpreendentemente semelhantes aos do caminhão sueco. A grande frontal do V9 difere em alguns aspectos, com barras retas em contraste com o design de colmeia do Volvo FH, mas ainda há pontos de contato visuais notáveis, como o conjunto óptico.

A semelhança não termina no exterior. Ao adentrar o Dayun V9, o motorista encontra um painel com perfil envolvente que, de forma surpreendente, lembra o design do Volvo FH. Entretanto, a instrumentação é diferente, sendo totalmente digital. O volante multifuncional e a tela do sistema multimídia também se destacam como elementos distintos em relação ao FH.

Cópia descarada do caminhão é vendida na China e na Rússia estratégicamente para competir com a própria Volvo

Apesar das óbvias semelhanças, a Volvo não possui nenhuma parceria com a Dayun. O V9 está disponível apenas no mercado chinês e russo, o que levanta questões sobre a estratégia da marca chinesa e sua concorrência com a Volvo em mercados específicos. O Dayun V9 é oferecido com três opções de tração: 4×2, 6×2 e 6×4, além de sistemas de suspensão metálica e pneumática.

A Dayun não economizou em termos de tecnologia e recursos. O V9 vem equipado com recursos como start&stop, ar-condicionado, trio elétrico e acionamento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisa. O caminhão também possui luzes de cabine de LEDs, sistemas ASR e ESP, frenagem automática de emergência e aviso de colisão frontal. Essas características demonstram o esforço da Dayun em competir no mercado de caminhões.

Desempenho do motor: cópia chinesa tem potência surpreendente de 460 cv e 215 mkgf de torque

O motor do Dayun V9 é o Weichai WP12.460E50 de 11,6 litros, um seis-cilindros em linha que gera impressionantes 460 cv de potência e 2.110 Nm de torque. Para exportação, a Dayun oferece o Cummins Euro 6 de 510 cv. Ambos os motores podem ser combinados com a transmissão Fast Gear automatizada de 16 velocidades, com a caixa seletora posicionada de forma semelhante ao sistema I-Shift da Volvo FH.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos