Novo Chevrolet Onix Plus lidera o mercado de sedãs com quase 30 mil vendas, distanciando-se dos rivais. O sedã supera facilmente o Toyota Corolla e outros modelos renomados.
Os sedãs estão perdendo espaço no mercado nacional, cedendo terreno para os SUVs. No entanto, essa tendência não é tão marcante em outros países. Na China, por exemplo, o carro mais vendido do ano é um sedã, o BYD Qin. No Brasil, o Chevrolet Onix Plus lidera o segmento, destacando-se como o último grande exemplar entre os carros de três volumes (capô, cabine e porta-malas). Confira as razões por trás da popularidade do Onix Plus e como ele continua a dominar o mercado brasileiro, desbancando até mesmo o Toyota Corolla Cross e Compass.
Sedã do Onix é líder e ultrapassa o até mesmo Toyota Corolla Cross
De acordo com os números da Fenabrave, o Chevrolet Onix Plus ‘humilhou’ a concorrência no primeiro semestre. O sedã do Onix conseguiu 29,9 mil vendas. Houve uma boa disputa pelo segundo lugar entre o Fiat Cronos (16,8 mil) e o Toyota Corolla (16,5 mil).
O Cronos e o Toyota Corolla têm histórias diferentes. Enquanto o modelo da Fiat é o único sedã de razoável volume que vem da Argentina, importado sem tarifa, o modelo da Toyota é o único que tem versões híbridas.
- Corolla pode virar uma picape da Toyota? Corolla picape 2025 pode ser realidade para destronar S10, Hilux, Toro e outras
- Fiat Toro: de picape poderosa a bebedora de combustível? A insatisfação dos proprietários explode
- Nova lei de trânsito traz multa imperdoável, suspensão de 12 meses da CNH e vira pesadelo dos motoristas brasileiros
- Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas
Na disputa pelo quarto lugar, o Volkswagen Virtus conseguiu marcar 900 registros a mais do que o Hyundai HB20s, ambos na casa das 14 mil vendas (quase 15 mil para o sedã VW). Entre o sexto e o nono lugares há uma leva de sedãs japoneses, sendo eles o Toyota Yaris, Nissan Versa, Honda City e Nissan Sentra.
Os modelos da Toyota e Honda são produzidos no Brasil. Os dois modelos da Nissan chegam ao mercado através de importação do México, sem tarifa. Contudo, as vendas são bem diferentes, com grande vantagem para o Yaris e volume reduzido para o Sentra.
BYD entra na lista de sedãs mais vendidos no Brasil
Dos 10 sedãs mais vendidos, 7 são compactos e 3 são médios (Corolla, Sentra e Seal). Mesmo o Chevrolet Onix Plus sendo líder, a presença do BYD SEAL no ranking top 10 é essencial, visto que se trata do único elétrico da lista.
Lançado em agosto do último ano, o sedã-cupê causou alvoroço com um preço competitivo e prometendo peitar versões de entrada dos sedãs premium alemães a combustão e parece que isso funcionou, já que está atrás apenas do Toyota Corolla e Nissan Sentra, com 1.910 unidades emplacadas de janeiro até maio.
Com 531 cv, naturalmente o Seal alimenta grandes expectativas. De fato, ele arranca rápido, como as especificações sugerem, mas a entrega é bem progressiva. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos, número de carro esportivo, mas um pouco abaixo de 3,8 segundos oficiais, inclusive, estampado na tampa traseira.
A lista de sedãs mais vendidos é a seguinte:
- 1º CHEVROLET ONIX PLUS 29.907;
- 2º FIAT CRONOS 16.763;
- 3º TOYOTA COROLLA 16.502;
- 4º VOLKSWAGEN VIRTUS 14.986;
- 5º HYUNDAI HB20S 14.081;
- 6º TOYOTA YARIS SEDAN 9.772;
- 7º HONDA CITY 6.200;
- 8º NISSAN VERSA 5.950;
- 9º NISSAN SENTRA 2.532;
- 10º BYD SEAL 2.193.
Por que o sedã do Onix está na liderança?
Com seis versões, o Chevrolet Onix Plus chegou ao mercado automotivo com tecnologia, segurança e muito mais. O sedã Chevrolet Onix Plus lidera as vendas no Brasil no primeiro semestre por vários motivos estratégicos e práticos que atraem os consumidores. Aqui estão algumas das principais razões:
O Onix Plus oferece um excelente equilíbrio entre preço, qualidade e recursos. Com um preço competitivo, ele atrai uma ampla gama de consumidores que buscam um carro acessível com boas características.
A versão de entrada do Onix Plus 2025 traz motor 1.0 flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas com transmissão manual de seis velocidades. O motor do modelo LT gera 82 cv de potência com etanol e 78 cv com gasolina. O torque é de 10,6 kgfm com etanol e 9,6 kgfm com gasolina.
O sedã do Onix acelera de 0 a 100 km/h em apenas 13,3 segundos e a velocidade máxima é de 167 km/h. As demais versões contam com motor 1.0 turbo flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas, e câmbio automático de seis marchas.
Em resumo, a liderança do Chevrolet Onix Plus nas vendas de sedãs no Brasil é resultado de uma combinação de preço competitivo, alta tecnologia, eficiência, segurança, design atraente, conforto, reputação da marca e estratégias de marketing eficazes.