Decisão afeta fábrica de Gravataí (RS) e inclui negociação de lay-off; montadora visa alinhar produção à demanda do Chevrolet Onix no Brasil e prepara atualizações.
A General Motors (GM) anunciou uma interrupção temporária na produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus em sua unidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul. A pausa, programada entre 17 de fevereiro e 7 de março de 2025, faz parte de um ajuste estratégico para adequar a oferta à demanda atual do Chevrolet Onix no Brasil.
Paralelamente, a montadora negocia um lay-off com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. A medida, que pode afetar entre 700 e 1.000 funcionários, tem início previsto para 22 de abril e duração de dois a cinco meses, com possibilidade de prorrogação.
Ajuste na demanda motiva pausa e negociação de lay-off em Gravataí
A decisão de suspender temporariamente a fabricação do Onix e Onix Plus reflete as atuais condições do mercado de carros compactos. A GM busca, com essa medida, equilibrar seus estoques e a capacidade produtiva da fábrica gaúcha.
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O lay-off, ou suspensão temporária dos contratos de trabalho, é uma ferramenta utilizada para gerenciar períodos de baixa produção, preservando empregos a longo prazo enquanto a empresa se ajusta ao cenário econômico.
Concorrência acirrada impacta vendas do Chevrolet Onix no Brasil
O segmento de carros compactos, antes liderado com folga pelo Onix, enfrenta uma competição crescente. Modelos como o Hyundai HB20 e o Volkswagen Polo têm ganhado espaço, pressionando as vendas do hatch da Chevrolet. Em janeiro de 2025, o Chevrolet Onix no Brasil registrou 3.856 unidades vendidas, ficando atrás de concorrentes diretos e até mesmo de outros modelos da marca, como o Hyundai Creta e o Chevrolet Tracker.
Futuro do Onix: investimento bilionário e reestilização para 2026
Apesar dos desafios momentâneos, a GM reafirma seus planos de investimento para a fábrica de Gravataí. Em 2024, foi anunciado um aporte de R$ 1,2 bilhão destinado à modernização da planta e ao desenvolvimento de um novo modelo, com lançamento previsto para 2026. Este valor integra um investimento maior, de R$ 7 bilhões, para o Brasil.
Para 2026, o Chevrolet Onix e o Onix Plus passarão por uma reestilização significativa. As mudanças incluem novo design frontal, com faróis integrados ao para-choque e luz de rodagem diurna (DRL) afilada na parte superior. O motor 1.0 turbo flex será ajustado para novas normas, elevando a potência de 116 CV para 121 CV. A central multimídia MyLink de 8 polegadas com conectividade sem fio será item de série, e um cluster digital é uma possível adição.
Essa correia banhada a óleo matou a Chevrolet, eu mesmo fui um que desistir de comprar por causa disso, já tive o prisma, e não tinha nada a reclamar, mas a correia banhada a óleo, acabei optando pela fiat
Tenho um cobalt da GM desde 2018 com a correia dentada sem ser banhada a óleo,uso óleo normal,está com quase 200 mil km,nada de agência,meu custo é em torno de 250 reais a cada 10 mil km,não sei porque inventar essa moda de correia a óleo,deve ser para movimentar as concessionárias.
Essa história de ser óleo barato o problema do Onix e balela, o consumidor já perdeu a confiança no carro se não mudar vai flopar de novo e motor 3 cilindros e carro de brinquedo feito para durar só 5 anos. Mete um 4 cilindros com correia convencional se não vai continuar perdendo mercado.