1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Chevrolet Classic, o carro queridinho dos brasileiros, equipado com motor 1.0 aspirado Flex VHC-E, é o sedã bom e barato que você procura!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 4 comentários

Chevrolet Classic, o carro queridinho dos brasileiros, equipado com motor 1.0 aspirado Flex VHC-E, é o sedã bom e barato que você procura!

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 11/08/2024 às 14:49
Chevrolet Classic: a evolução do corsa em um carro sedã compacto e econômico, mantendo simplicidade e funcionalidade.
Foto: Webmotors

Chevrolet Classic: a evolução do Corsa em um carro sedã compacto e econômico, mantendo simplicidade e funcionalidade.

O Chevrolet Classic, um dos modelos mais populares da Chevrolet no Brasil, é lembrado por muitos como um carro que combinava simplicidade e eficiência. Embora tenha sido lançado como uma atualização do Corsa Classic, o modelo logo se destacou por sua proposta de ser um sedã acessível e prático, conquistando uma base fiel de consumidores ao longo dos anos. Com um design que refletia a economia e a funcionalidade, o Classic se tornou uma opção viável para aqueles que buscavam um veículo confiável sem abdicar da economia.

Um carro com estética e funcionalidade

Embora o Chevrolet Classic não seja uma revolução em termos de design, ele conseguiu preservar a simplicidade que sempre caracterizou o modelo.

As linhas do carro permaneceram bastante semelhantes ao Corsa Classic, com algumas atualizações nas extremidades.

Na dianteira, os faróis arredondados deram lugar a peças semelhantes às do Corsa C, com um novo para-choque que complementa o visual.

Já na traseira, as lanternas horizontais passaram a invadir a tampa do porta-malas, um detalhe inspirado no Chevrolet Sail, modelo voltado para o mercado chinês.

Essa abordagem de design visava, acima de tudo, manter o custo baixo, uma das características mais apreciadas do Classic.

O carro era o sedã mais barato do país na época, e essa acessibilidade fez dele um sucesso de vendas.

No entanto, essa simplicidade no design também tem suas desvantagens, como a falta de elementos mais modernos que pudessem atrair consumidores mais exigentes.

O Chevrolet Classic foi projetado para ser econômico, tanto na compra quanto na manutenção.

Apesar de ter sido lançado em 2010, ele manteve a mesma plataforma GM4200, usada em diversos outros carros compactos da Chevrolet desde 1994.

A razão para essa escolha foi, novamente, a redução de custos, permitindo que o Classic continuasse como uma opção acessível no mercado.

O motor escolhido para o Classic foi o 1.0 aspirado Flex da linha VHC-E, capaz de gerar até 78 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque.

Essa configuração, embora simples, atendeu à proposta do carro de ser um modelo de entrada, voltado para consumidores que buscavam economia e praticidade.

A transmissão manual de cinco velocidades também contribuiu para manter o preço acessível e o custo de manutenção baixo.

Mais detalhes do Chevrolet Classic

No interior, as mudanças em relação ao Corsa Classic foram mínimas. O painel de instrumentos recebeu novos grafismos, e os bancos ganharam uma estampa diferente, mas o layout geral permaneceu o mesmo.

O painel em “T” com saídas horizontais de ar e o console central com comandos de ventilação e espaço para um rádio tipo 1DIN são heranças do Corsa B, assim como o volante de três raios.

Essa falta de atualizações no interior reflete a filosofia do Classic de ser um carro funcional, sem luxos ou excessos.

Para os consumidores que priorizam a economia, essa abordagem pode ser vista como uma vantagem, já que o carro oferece exatamente o que é necessário para o dia a dia, sem itens supérfluos.

O Chevrolet Classic sempre foi conhecido por sua simplicidade, e isso se reflete na lista de equipamentos de série.

O carro vem equipado com vidros manuais, desembaçador do vidro traseiro, preparação para som e retrovisores com ajuste manual.

Não há itens como ar-condicionado ou direção hidráulica de série, mas a Chevrolet oferecia pacotes opcionais para quem queria um pouco mais de conforto.

O kit Conforto, por exemplo, adicionava direção hidráulica, vidros e travas elétricas, enquanto o kit Estilo trazia rodas de liga leve e faróis com máscara negra.

Esses pacotes permitiam que o Classic atendesse a um público um pouco mais exigente, sem comprometer sua proposta de ser um carro acessível.

Vantagens e desvantagens do Chevrolet Classic

O Chevrolet Classic é um carro que se destaca por sua manutenção simples e barata.

Suas peças são amplamente disponíveis no mercado, e as manutenções costumam ser fáceis de realizar, o que o torna uma escolha popular entre os motoristas que buscam economia no dia a dia.

Além disso, o Classic tem um valor de revenda atrativo, sendo fácil de vender quando chega a hora de trocar de veículo, o que acrescenta mais um ponto positivo à sua lista de qualidades.

Por outro lado, o desempenho do Chevrolet Classic é modesto. Apesar das melhorias no motor VHC-E, o carro não é conhecido por sua agilidade, especialmente em situações que exigem acelerações rápidas ou ultrapassagens.

Além disso, o Classic é essencialmente um carro básico, com uma lista limitada de equipamentos de série.

Para quem está acostumado com carros mais modernos e bem equipados, essa simplicidade pode ser um ponto fraco.

Outro fator a ser considerado é o fato de que o Classic é baseado em um projeto antigo, o que implica que ele não oferece os mesmos níveis de conforto, segurança e espaço interno que modelos mais modernos.

Para quem busca um carro familiar, o Classic pode não ser a melhor opção.

Veículos semelhantes no mercado

O Chevrolet Classic enfrentou concorrência de modelos como o Fiat Siena, Volkswagen Voyage e Ford Fiesta Sedan.

Todos esses carros oferecem características semelhantes, mas cada um com suas particularidades.

O Classic, no entanto, manteve-se competitivo graças à sua combinação de simplicidade, economia e preço acessível.

Inscreva-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x