Nova bomba de combustível inteligente que evita fraude nos postos de gasolina acaba de chegar ao Brasil e promete ajudar motoristas e fiscais.
A Dover Fueling Solutions lançou sua mais recente inovação tecnológica no mercado nacional. Trata-se da bomba de combustível inteligente que evita fraudes no abastecimento. Chamada de, a inovadora bomba de combustível já está presente em um posto de combustível da Shell na cidade de São João do Meriti, localizada no Rio de Janeiro.
Bomba de combustível que evita fraudes conta com conexão via Bluetooth
Indo de acordo com o novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM) estabelecido pela Portaria Inmetro 227/22, a bomba conta com assinatura digital, uma medida que tem como objetivo prevenir fraudes, como o caso da conhecida “bomba baixa”, em que o dispositivo entrega menos combustível do que é exibido no painel.
A nova bomba de combustível inteligente conta com geração de assinatura digital criptografada, desta forma, a cada vez que a bomba de combustível é utilizada, é gerada uma assinatura digital criptografada única, garantindo a autenticidade das transações.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
- Super ímã 100.000x mais forte que o campo magnético da Terra pode revolucionar a energia nuclear
O novo equipamento também entrega fácil acesso via dispositivo móvel e através de conexão Bluetooth, todos os dados relevantes para consumidores e fiscais podem ser acessados de forma rápida e prática em um dispositivo móvel.
A bomba de combustível sem fraude possibilita obter dados mais exatos, como a quantidade precisa de combustível abastecida, evitando erros nas medições. A nova tecnologia permite consultar o histórico completo das manutenções que foram feitas anteriormente na bomba, o que ajuda na verificação de seu estado de conservação e confiabilidade.
Com a funcionalidade avançada da bomba de combustível inteligente, as medições se tornam mais transparentes e confiáveis, gerando uma segurança a mais tanto para os consumidores quanto para os fiscais.
Dover Fueling Solutions se pronuncia sobre chegada da nova bomba de combustível
Segundo o diretor-geral da Dover Fueling Solutions para a América Latina, Stelmo Carneiro, o foco do novo regulamento é garantir a segurança das bombas medidoras de combustíveis líquidos, com foco em prevenir fraudes e ampliar a confiabilidade das medições. Vale ressaltar que apenas a Dover Fueling Solutions disponibiliza bombas de combustível de acordo com o RTM estabelecido pelo Inmetro, atualmente.
Além da linha Helix, a empresa também conta com a marca Global, que oferece dispositivos com capacidades e tecnologias diferenciadas, como maior autonomia de trabalho, por exemplo. Com a chegada da bomba de combustível sem fraudes ao mercado brasileiro, a expectativa é que mais equipamentos com tecnologia avançada sejam instalados em postos de todo o Brasil em um futuro breve.
Como identificar fraudes nos postos de combustíveis?
Apesar da bomba de combustível inteligente ter chegado ao Brasil, pode levar um tempo até que esteja presente em todo o território nacional, sendo assim, é essencial saber como se proteger das fraudes e adulterações.
O Instituto Combustível Legal (ICL) listou as fraudes mais comuns a que os motoristas estão sujeitos sendo elas a bomba fraudada, combustível batizado ou adulterado, postos piratas e excesso de álcool na gasolina.
A bomba fraudada acontece quando a quantidade de combustível no visor é maior do que a quantidade que chega ao tanque. Desta maneira, o consumidor leva menos do que o realmente foi pago. No caso do combustível adulterado ou batizado, os combustíveis são misturados com outras substâncias químicas.
O ICL alerta que isso pode prejudicar o motor do carro e, dependendo do produto adicionado, os efeitos também podem prejudicar a integridade do motorista, pois terá que inalar aquele produto tóxico. Já em relação ao excesso de álcool na gasolina, isso se traduz em perda de eficiência energética, isto é, menos quilômetros rodados por litro.