Adeus aos motores a combustão na Alemanha: último motor V8 da BMW foi fabricado na semana passada em sua fábrica de Munique
A história centenária da BMW atingiu um marco significativo na semana passada, quando a icônica fábrica em Munique encerrou a produção de motores a combustão a gasolina. Com a despedida do último motor V8, a montadora alemã traça um novo caminho rumo à eletrificação total.
Essa mudança radical reflete a crescente demanda por carros elétricos e a visão da BMW de liderar essa revolução automotiva no mundo.
Do motor V8 a revolução elétrica com inovação global
O encerramento da produção de motores a combustão a gasolina na Alemanha não significa o fim dos veículos tradicionais da BMW. Pelo menos até 2035, a marca continuará a fabricar carros a combustão na Europa. Entretanto, o foco principal agora está na produção de modelos totalmente elétricos, como o BMW i4 e o aguardado BMW Série 3 elétrico. Essa mudança estratégica posiciona a BMW na vanguarda da revolução elétrica, respondendo às expectativas dos consumidores e antecipando as tendências do mercado.
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
- Adeus, Honda Pop 110! Nova concorrente chega com 3 motos incríveis na faixa de R$ 9 mil para dominar o mercado e desbancar até a Yamaha!
- Toyota revela o novo SUV popular mais esperado de 2024: inspirado na mini Hilux, off-road compacto e barato será lançado em novembro e promete vender que nem água
- Carros modernos exigem mais que motores potentes: descubra por que o processador é essencial para uma experiência de condução completa e sem travamentos
Brasil na rota da eletrificação BMW
A fábrica da BMW em Araquari, SC, assume um papel crucial na expansão da marca para o mercado elétrico. Com um investimento substancial em 2021, essa unidade moderna e avançada está pronta para abraçar a eletrificação. A possibilidade de produzir localmente SUVs elétricos, como iX1 e iX3, e o aguardado Série 3 elétrico, posiciona o Brasil como um player importante na estratégia global da BMW. O país, que já abriga uma das fábricas mais modernas da marca, agora se prepara para liderar a revolução elétrica na América Latina.
Ao encerrar a produção de motores a combustão na Alemanha, a BMW não apenas fecha um capítulo em sua história, mas também inaugura uma nova era de inovação e sustentabilidade. Com modelos elétricos de ponta, a marca está pronta para moldar o futuro da mobilidade. A expansão para o Brasil reforça o compromisso global da BMW em liderar a revolução elétrica. Enquanto o mundo testemunha a transformação, a BMW continua a acelerar em direção a um horizonte elétrico, deixando uma pegada verde e eletrizante na indústria automotiva mundial.
Volkswagen, a maior produtora de veículos do mundo, também para de desenvolver e fabricar motores a combustão a gasolina e a diesel para focar nos carros elétricos
A multinacional Audi, pertencente ao Grupo Volkswagen, já havia anunciado recentemente que não iria desenvolver mais nenhum motor a combustão e que o foco da montadora será voltado em fabricação de carros elétricos. Agora, a própria alemã aderiu à ideia e o chefão da marca anunciou o fim do desenvolvimento e fabricação desse tipo de propulsor, seja a gasolina ou a diesel.
Segundo a informação do Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, em entrevista à Automobilwoche, a montadora alemã continuará apenas atualizando e revisando os atuais motores a combustão a gasolina e diesel de forma a torná-los mais eficientes. O motivo dessa medida é que a multinacional vai investir pesado na fabricação e produção de carros elétricos.
O executivo não disse por quanto tempo ainda contemplaremos os motores a gasolina e a diesel nos carros da Volkswagen, mas, o que tudo indica, é que eles devem permanecer pelos próximos 10 anos.