1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Ceará receberá investimento bilionário da multinacional australiana Enegix para construção de usina de hidrogênio verde no Pecém
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Ceará receberá investimento bilionário da multinacional australiana Enegix para construção de usina de hidrogênio verde no Pecém

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 22/02/2021 às 13:26
Atualizado em 27/02/2021 às 05:44
ceará - usina - pecém - vagas
Complexo Portuário e Industrial do Porto do Pecém – Ceará

Se concretizado, o investimento para construção de usina no Complexo Portuário e Industrial do Porto do Pecém, será o segundo maior de natureza privada da história do Ceará

A multinacional australiana Enegix Energy, de energia renovável, assinou um memorando bilionário de entendimentos com o governo do Ceará para construir uma usina de produção de hidrogênio verde (H2V), no Complexo Portuário e Industrial do Porto do Pecém (Cipp). A usina prevê um aporte de US$ 5,4 bilhões – o equivalente a cerca de R$ 28 bilhões.

Leia também

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estadual, Maia Júnior, as obras da usina deverão durar entre três e quatro anos após a apresentação e aprovação dos licenciamentos do projeto. Contudo, ainda não há previsão para a data de entrega dos projetos ambiental e operacional pela Enegix Energy.

Se concretizado, o investimento será o segundo maior de natureza privada da história do Ceará

Também será criado um grupo de trabalho para desenvolver políticas públicas de energias renováveis e para fomentar o desenvolvimento sustentável a fim de criar um hub de hidrogênio verde no Estado. A iniciativa terá apoio da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e da UFC.

“O empreendimento busca a produção de energias renovável, representa a eliminação de CO2. É uma ação extremamente importante, não somente econômico, mas também tecnológico”, disse o reitor da UFC, Cândido Albuquerque.

De acordo com o titular da Sedet, Maia Júnior, o Ceará vai estar alinhado a “uma economia voltada ao meio ambiente e vai proporcionar os cearenses não somente riquezas, mas sobretudo oportunidades de emprego ao Estado”.

O combustível renovável pode ajudar a reduzir as emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2) em setores que consomem muita energia e difíceis de descarbonizar, como aço, produtos químicos, transporte de longa distância, navegação e aviação.

Usina de querosene verde no Ceará

Além da usina de hidrogênio verde, o Ceará busca parceiros para financiar um projeto para produção do chamado “querosene verde”. A unidade será implantada no Aeroporto de Fortaleza.

De acordo com o secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante, há tratativas com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ Alemanha) e com um engenheiro cearense com projetos na área. As conversas estão sendo retomadas após a “pausa” ocasionada pela pandemia.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos