MENU
Menu
Início Ceará e Voltalia anunciam MEGA projeto de hidrogênio verde que criará mais de 5 mil empregos!

Ceará e Voltalia anunciam MEGA projeto de hidrogênio verde que criará mais de 5 mil empregos!

10/04/2024 às 22:42
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Ceará e Voltalia anunciam MEGA projeto de hidrogênio verde que criará mais de 5 mil empregos!
Foto: Governo do estado do Ceará

Ceará assina pré-contrato com a Voltalia, empresa francesa de energia, com foco em projeto de hidrogênio verde. A iniciativa promete gerar cerca de 5 mil novos empregos.

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na terça-feira (5), que foi assinado um pré-contrato com a multinacional francesa Voltalia, o que consolida a produção de amônia e hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza – Ceará. O chefe do Executivo estadual afirma que a parceria pode gerar cerca de 5 mil empregos apenas na fase de implantação.

Voltalia investirá US$ 3 bilhões no Ceará

O estado do Ceará vem se tornando uma referência em potencial de energias renováveis, principalmente com o Hidrogênio Verde, a partir da criação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará. A parceria com a Voltalia, empresa francesa, busca consolidar o setor e terá capacidade total de 2 GW de potência instalada, além do investimento ser estimado em US$ 3 bilhões, gerando milhares de empregos. O governador comemorou a parceria, que foi justificada pelo gestor pelo investimento na infraestrutura, além da logística pensada pelo Governo para atrair novas empresas.

Artigos recomendados

Segundo Elmano, tem trabalhado muito para viabilizar a infraestrutura e a logística para atrair essas empresas para o Porto do Pecém. Cada memorando consolida como um pré-contrato assinado e confirma que o seu projeto de fortalecer ainda mais o setor de energias renováveis está no caminho certo.

Estabelecida no Brasil desde 2006, a Voltalia do Brasil é uma subsidiária do grupo francês Voltalia, que conta com presença em 20 países e se dedica ao desenvolvimento de projetos e à produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Atualmente, a Voltalia do Brasil opera mais de 1.500 MW de parques eólicos e solares, concentrados principalmente no Nordeste do país.

Ceará pode gerar mais de 5 mil novos empregos com a chegada do mercado de hidrogênio verde

Além da Voltalia, o Ceará já assinou cinco pré-contratos que prometem gerar milhares de empregos com a AES, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortescue, outra empresa que exigiu sigilo e 36 Memorandos de Entendimento (MoU) com demais empresas do setor.

Para Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém, a empresa está muito feliz em anunciar mais um pré-contrato para o hub de hidrogênio verde. Cada memorando que se converte em pré-contrato é uma confirmação de que seu projeto é robusto e tem bastante potencial. A empresa continuará trabalhando para que mais pré-contratos saiam durante este ano de 2024.

Já o presidente da ZPE Ceará, Hélio Winston Leitão, a assinatura de mais um pré-contrato, como esse com a Voltalia, é essencial para o fortalecimento do mercado no Estado. Segundo Leitão, o maior desafio é concretizar esses grandes investimentos e fortalecer o Ceará como referência nesse mercado de hidrogênio verde.

Com o pré-contrato, a Voltalia garante uma reserva de área do Setor 2 da ZPE e pode dar sequência aos próximos passos para a obtenção das respectivas licenças necessárias para efetiva implementação do projeto.

Mercado brasileiro de hidrogênio verde cresce constantemente

O Brasil conta com mais de 40 projetos para a produção de hidrogênio verde, conhecido como H2V, em busca de certificação que os qualifique a exportar para a União Europeia e outros países. As tratativas são realizadas através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que coordena, em nome do Brasil, um grupo de 11 países que estão definindo as regras de certificação.

A CCEE, instituição privada do mercado de energia, também atua em parceria com o Banco Mundial, que analisa o nível global de questões de certificação, impactos ambientais e sociais para participar, com financiamentos, de projetos na área. A maior parte das iniciativas brasileiras estão no Ceará, próximas ao porto de Pecém.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x