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Caterpillar e Chevron fecham contrato para desenvolver projetos com o uso de hidrogênio

15 de setembro de 2021 às 11:56
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Hidrogênio – projetos – Caterpillar - Chevron
Trem/ Fonte: Investable Universe

A parceria entre a Caterpillar e a Chevron são para desenvolver projetos de demonstração de hidrogênio em aplicações de transporte e energia estacionária

A Chevron e Caterpillar anunciaram recentemente uma parceria para desenvolver projetos de demonstração de hidrogênio em aplicações de transporte e energia estacionária. O objetivo da colaboração é confirmar a viabilidade e o desempenho do hidrogênio para uso como alternativa comercialmente viável aos combustíveis tradicionais para navios de transporte ferroviário e marítimos. Leia ainda esta notícia: Chevron tem planos para adquirir novas áreas de óleo e gás nos próximos leilões no Brasil

Os projetos com o uso de hidrogênio da Chevron e da Caterpillar

O objetivo da colaboração é confirmar a viabilidade e o desempenho do hidrogênio para uso como uma alternativa comercialmente viável aos combustíveis tradicionais para linhas ferroviárias e embarcações marítimas. A colaboração também visa demonstrar o uso do hidrogênio em geração principal.

As empresas teriam concordado em demonstrar uma locomotiva movida a hidrogênio e uma infraestrutura de abastecimento de hidrogênio associada. O trabalho na demonstração ferroviária começará imediatamente em vários locais nos Estados Unidos, de acordo com a Chevron.

Investimento em projetos renováveis

Joe Creed, presidente do grupo de energia e transporte da Caterpillar, disse que enquanto trabalham para fornecer aos clientes a capacidade de usar o tipo de combustível desejado em suas operações, colaborar com a Chevron é uma grande oportunidade de demonstrar a viabilidade do hidrogênio como fonte de combustível. “Este acordo apoia nosso compromisso de investir em novos produtos, tecnologias e serviços para ajudar nossos clientes a alcançar seus objetivos relacionados ao clima à medida que constroem um mundo melhor e mais sustentável”, acrescentou ele no comunicado.

“Através da Chevron New Energies, a Chevron juntamente com a Caterpillar está buscando oportunidades para criar demanda por hidrogênio – e as tecnologias necessárias para seu uso – para os setores de transporte pesado e industrial, nos quais as emissões de carbono são mais difíceis de reduzir”, Jeff Gustavson, presidente da Chevron New Energies, disse em um comunicado da empresa. O executivo ainda ressalta que a colaboração com a Caterpillar é outro passo importante para o avanço de uma economia de hidrogênio comercialmente viável.

Confira ainda: Ceará receberá investimentos de R$ 90 bilhões e pode gerar mais de 5 mil empregos, com projetos de hidrogênio verde

O governo do estado do Ceará já fechou memorando de entendimento com empresas para realizar investimentos em plantas de produção de hidrogênio verde, que podem resultar em aportes de R$ 91,25 bilhões. A previsão é que somente estas usinas gerem 5 mil empregos nas fases iniciais, sem contar com operações secundárias ou paralelas.

A empresa Fortescue Future Industries, uma subsidiária da Fortescue Metals Group, empresa de mineração que é líder global na indústria de minério de ferro, irá investir US$ 6 bilhões para construir uma planta de hidrogênio verde no estado do Ceará. Isso se deve às amplas perspectivas de fontes sustentáveis, sendo que a demanda em 2030 deve chegar a 200 milhões de toneladas. De acordo com o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, o empreendimento deverá ser importante para aumentar a geração de empregos aos cearenses. Este novo polo de hidrogênio verde ainda deverá contar com um plano de incentivos fiscais até 2050, segundo o chefe do Executivo do estado do Ceará. O objetivo é facilitar a iniciativa e acelerar as negociações.

A Qair Brasil anunciou no fim do mês de junho que irá construir uma nova planta de hidrogênio verde, no estado do Ceará. A empresa, pertencente ao grupo francês Qair, diz que a construção do projeto está prevista para ser realizada em quatro etapas, entre 2023 e 2030. O empreendimento de hidrogênio verde poderá receber aportes de quase R$ 4 bilhões.

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