Castores constroem represa em tempo recorde e chamam a atenção do governo da República Tcheca. Entenda como a estrutura natural contribuiu para a economia de recursos públicos.
Castores constroem represa em dois dias: Não é novidade que muitos países enfrentam inflação e cortes orçamentários, exigindo soluções inovadoras para reduzir gastos públicos. Na República Tcheca, um exemplo inusitado chamou a atenção. De acordo com o jornal Radio Prague International, uma colônia de castores europeus construiu, em apenas dois dias, uma represa natural que estava sendo planejada pelo governo há sete anos. O feito inesperado poupou o país de um investimento de 30 milhões de coroas tchecas (aproximadamente R$ 7,1 milhões), demonstrando o impacto positivo da fauna local na engenharia natural.
A situação gerou debates entre especialistas em meio ambiente e infraestrutura, destacando como soluções sustentáveis podem, em alguns casos, ser mais eficientes e econômicas do que projetos tradicionais.
Humanos levariam uma semana para construir a mesma represa
A ideia original era simples, restaurar um rio em uma região montanhosa que já foi utilizada como base militar e que, atualmente, está abandonada. Para que isso fosse possível, seria necessário corrigir um desvio construído, a princípio, para drenar a área.
-
O segredo das ‘estradas submersas’ do Ceará não é a maré
-
Lucro de 17.000.000%: investidores que seguraram bitcoins desde 2011 realizam maior ganho da história
-
Quanta água potável realmente temos? O dado que revela como a maior riqueza da Terra é, na verdade, escassa
-
Trump ordenou hoje o envio de dois submarinos nucleares após ex-presidente da Rússia falar em ‘apocalipse’
Com isso, castores constroem represa em dois dias na República Tcheca mesmo com diversos entraves burocráticos, que atrasaria o começo do projeto. Enquanto as autoridades debatiam, os roedores realizaram todo o serviço.
Segundo Jiri Vlček, zoólogo, uma represa feita por humanos levaria, no mínimo, uma semana para ser finalizada, com licenças e escavadeiras no cronograma. Os castores podem desenvolver uma represa em apenas uma noite ou, no máximo, duas, segundo o zoólogo em entrevista à Radio Prague International.
Castores constroem represa em dois dias e agradam às autoridades da República Tcheca: Segundo o chefe da Agência de Gerenciamento da Paisagem Protegida das Montanhas Brdy, Bohumil Fišer, os castores construíram a represa de graça, sem elaborar qualquer documentação de projeto.
Entenda porque castores constroem represas
É importante destacar que não é sempre que os castores são reconhecidos por suas “obras”. Várias vezes, suas represas podem causar redirecionamentos indesejados dos cursos d’água, e os pântanos resultantes oferecem riscos à saúde humana. Além disso, durante a busca por matéria-prima para suas construções, eles causam danos em plantações e propriedades.
Isso foi o que ocorreu no Canadá, na pequena cidade de Tumbler Ridge, que ficou sem internet em 2021. Os roedores encontraram um conduíte subterrâneo que abrigava os cabos de fibra óptica, e, em seguida, roeram os próprios cabos para usá-los na construção de uma barragem.
Os castores são roedores bastante reconhecidos por sua habilidade de modificar o ambiente. Eles utilizam seus dentes para mastigar e empilhar troncos, galhos e lama no meio de cursos d’água, gerando uma área inundada mais profunda, dificultando o acesso dos predadores para proteger seus ninhos.
Dentro da represa, os castores vivem em tocas em formato de cúpula que só podem ser acessadas por entradas subaquáticas, e servem para estoque de alimentos e como isolante térmico no inverno. Essas construções contam com um pequeno ecossistema de microrganismos e animais que as utilizam como abrigo e fonte de alimentos.
Represa na república Tcheca não é uma das maiores
Segundo Jaroslav Obermajer, da Agência Nacional Tcheca de Proteção à Natureza e à Paisagem, os castores constroem represa em dois dias e, os pântanos recém-criados e as poças d’água, proporcionam habitats ideais para sapos, lagostins raros, sapos e outras plantas e animais.
Os castores sempre conhecem os melhores lugares. Os locais onde constroem suas represas são sempre impecáveis.
A barragem na república tcheca não foi das maiores e, de modo geral, as represas desses animais possuem até 5 metros de altura, e o comprimento é que pode variar a depender do local. A maior barragem de castores do mundo está localizada em Alberta, no Canadá, contando com 850 metros de comprimento, podendo ser vista em fotografias de satélite. Os bichinhos são verdadeiros engenheiros, que podem construir represas que duram anos.