A Valgroup assinou um acordo de 15 anos com a Casa dos Ventos para utilizar energia limpa em suas operações. Ao total serão 25 MW de energia renovável
Uma das maiores transformadoras e recicladoras de plástico do mundo, a Valgroup, fechou contrato de compra e venda de energia limpa com a Casa dos ventos, anunciado nesta segunda-feira (29). O acordo de energia renovável, que terá duração de 15 anos, garantirá o volume de 25 MW médios para a indústria, o que equivale a aproximadamente metade da energia consumida pela Valgroup no país, de acordo com nota, que não apresentou detalhes financeiros.
Leia outras notícias relacionadas
Valgroup investe em energia limpa visando zerar emissões de carbono
O acordo de energia renovável com a Casa dos Ventos, garantirá eletricidade a partir do terceiro trimestre de 2023, com a substituição de parte da energia utilizada pela Valgroup, que vem de fontes não sustentáveis.
A missão da Valgroup é expandir esse percentual de forma gradativa, de acordo com o comunicado. A energia limpa gerada virá do Complexo Eólico Babilônia Sul, que ainda está em desenvolvimento pela casa dos ventos na Bahia e terá 360 MW de potência instalada.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Ao total, serão cerca de R$ 2 bilhões em investimentos pela Casa dos Ventos, no complexo eólico. O acordo ainda possibilita, que a Valgroup se torne uma autoprodutora de energia, por meio da compra de uma participação no complexo. Assim terá garantias de suprimento e custos ainda mais competitivos no mercado.
Casa dos Ventos investe em projetos renováveis para solidificar sua presença no país
Recentemente a Acciona Energia assinou um acordo com a Casa dos Ventos para a compra de dois projetos de energia limpa que estão em desenvolvimento na Bahia, que juntos, conseguem atingir uma potência de 850 MW.
O acordo mostra a entrada da companhia espanhola no mercado nacional de energia renovável. Os parques, estão em processo de obtenção das autorizações demandadas para sua execução, que tem data prevista para iniciar no próximo ano.
A companhia também está analisando outros projetos de energia eólica e solar para solidificar sua presença no país, com a missão de ser um agente ativo na transição energética, contribuindo com a descarbonização da economia e da atividade empresarial. De acordo com as duas empresas, o intuito é incentivar a mão de obra da região futuramente, gerando emprego e renda para a população baiana.
Conheça a Casa dos ventos
Sendo uma das principais investidoras no setor de energia limpa do Brasil, a Casa dos Ventos identifica os principais recursos para a geração de energia disponíveis, há 14 anos.
A empresa conta com um portfólio diversificado, incluindo ativos de fonte solar e eólica, além de ser também, proprietária de uma usina hidrelétrica. O intuito da Casa dos Ventos é oferecer uma geração de energia renovável através de projetos que impulsionem e valorizem o desenvolvimento sustentável e que sejam responsáveis com o meio ambiente.
A visão da empresa é se tornar uma referência de competência na identificação, construção, desenvolvimento e operação de projetos que geram energia através de fontes limpas.