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Carros usados da Toyota, como o Corolla e o Corolla Cross, podem ficar mais caros no Brasil após a paralisação da fábrica de motores em Porto Feliz (SP)

Publicado em 01/10/2025 às 17:38
A produção da Toyota foi interrompida após danos em sua fábrica em Porto Feliz (SP). Saiba por que os carros usados da marca podem ficar mais caros e quais modelos são afetados.
A produção da Toyota foi interrompida após danos em sua fábrica em Porto Feliz (SP). Saiba por que os carros usados da marca podem ficar mais caros e quais modelos são afetados.
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A produção da Toyota foi interrompida após danos em sua fábrica em Porto Feliz (SP). Saiba por que os carros usados da marca podem ficar mais caros e quais modelos são afetados.

Os carros usados da Toyota podem se tornar mais valorizados no Brasil após a paralisação da fábrica de motores da montadora em Porto Feliz (SP).

A unidade sofreu danos significativos em 22 de setembro, quando uma forte tempestade atingiu a região.

O local é responsável pela produção dos motores flex que equipam modelos como Corolla e Corolla Cross, dois dos veículos mais procurados no mercado nacional.

Sem a fabricação local, concessionárias já projetam dificuldades no abastecimento de novos veículos, o que deve impulsionar a demanda por seminovos e usados da marca.

Por que os carros usados Toyota podem subir de preço?

Com a suspensão da produção, a expectativa é de queda na oferta de veículos novos.

Esse cenário deve aquecer a procura pelos carros usados Toyota, especialmente entre consumidores que buscam Corolla e Corolla Cross.

Para compensar a falta de estoque, algumas concessionárias iniciaram estratégias de recompra de veículos de clientes, tentando manter a vitrine abastecida.

O impacto não se limita apenas aos modelos já consolidados no mercado.

O SUV Yaris Cross, considerado um dos principais lançamentos da Toyota no Brasil em 2025, também teve seu cronograma adiado.

A decisão amplia a incerteza sobre a presença da marca no setor de novos veículos no curto prazo.

Reflexos nas fábricas da Toyota e trabalhadores

A interrupção na produção de motores em Porto Feliz também afetou as unidades de Indaiatuba e Sorocaba, que dependem do fornecimento para manter suas linhas ativas.

Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, avaliou a situação:

“É provável que a Toyota não volte a produzir no Brasil ainda este ano devido à falta de motores em Porto Feliz”.

Cerca de 4,6 mil trabalhadores foram liberados, com desconto no banco de horas, até o final de setembro.

A Toyota concedeu ainda 20 dias de férias coletivas e já se prepara para adotar layoffs — suspensão temporária do contrato de trabalho — que podem variar de dois a cinco meses.

Custos de reparação e alternativas

A empresa segue calculando os prejuízos para reparar os danos causados pela tempestade.

Entre as alternativas estudadas, está a importação de motores, mas os altos custos logísticos tornam essa solução menos viável no curto prazo.

Por enquanto, a Toyota não apresentou uma previsão oficial para retomar as atividades normais.

Efeito no bolso do consumidor

Para quem pretende comprar um veículo, a escassez de carros novos Toyota deve pressionar os preços dos usados.

Já os proprietários que pensam em vender podem encontrar um cenário favorável, com maior valorização de seus modelos.

O destaque vai para os seminovos do Corolla e do Corolla Cross, que podem se tornar ainda mais disputados até que a montadora normalize sua produção no país.

Com informações do CanalTech

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Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

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